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24 fev
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Fraudes Na Relação Com Fornecedores

Sua empresa está segura contra fraudes na área de compras? Pesquisa mundial lançada pela PwC em 2014 aponta expressivo aumento de práticas fraudulentas nos processos de compras. No mundo, 29% das empresas reportaram fraudes em compras. Este índice internacional foi considerado alarmante no relatório da PwC. O Brasil, entretanto, está bem acima da média. Fraudes em compras neste país foram reportadas por 44% das empresas pesquisadas.

O elevado percentual de empresas que tem conhecimento da ocorrência de fraudes em seus processos de compras torna prioritária a identificação, prevenção e combate a este tipo de crime pelos gestores brasileiros.

O tema é delicado, pois envolve colaboradores e fornecedores que não devem ser expostos sem uma criteriosa investigação. O processo de identificação de indício de fraude é uma tarefa difícil. Uma vez detectado, a investigação precisa ser conduzida de forma ágil e discreta, para que o problema seja solucionado na raiz, evitando danos maiores à empresa.

Participe deste Seminário InterNews e conheça algumas ações que podem ajudar sua empresa a reconhecer e a agir com eficácia contra este tipo de fraude antes que as perdas de caixa e de imagem sejam expressivas. Saiba prevenir práticas ilícitas na cadeia de suprimentos.

PROGRAMA

8h00: Credenciamento

8h30: A Ocorrência de Fraudes em Compras no Brasil

Conclusões da 7ª Pesquisa Global sobre Crimes Econômicos da PwC
Martin Whitehead
Sócio e Líder da Forensic Services
PwC Brasil
Líder da área de Serviços Forenses da PwC Brasil. Comanda uma equipe de 40 profissionais, composta por contadores, advogados e especialistas em TI. É sócio da PwC desde 2000 e possui mais de 22 anos de experiência na condução de investigações e programas de compliance para clientes no Reino Unido, Europa, América do Norte e África. Durante este período, realizou trabalhos forenses em mais de 20 países. Realizou inúmeras investigações complexas e de grande escala para clientes nos setores públicos e privados, geralmente envolvendo fraudes, corrupção e subornos, que resultaram em perda financeira significativa ocorrida de diversas formas. É considerado profissional de liderança na condução de inspeções anti-suborno e corrupção (ABAC), FCPA e UK Bribery Act due diligence. É um Certified Fraud Examiner (EUA), um Licensed Insolvency Practitioner (UK) e um Chartered Accountant (UK). Possui ainda MBA pelo INSEAD (França), e mestrado em Gestão pela Stanford University Graduate School of Business (EUA).

9h40: Coffee break

10h00: Visão da área de Procurement nos Desvios Corporativos – Estrutura, Procedimentos, Perfil do Funcionário e Gerenciamento

Roberto Watanabe
Strategic Sourcing and Procurement Manager
Informática El Corte Inglés
Gestor de compras estratégicas com mais de 7 anos na área. Formação em engenharia eletrônica e especialização de gestão documental nos EUA. Possui experiência em empresas multinacionais (Kodak, Xerox, Unilever, IBM e Informática El Corte Inglés) na implantação e gerenciamento de projetos de Strategic Sourcing, Redução de custos (Cost Saving e Cost Avoidance), Outsourcing de Serviços, ISO 9000 e desenvolvimento de equipes multifuncionais.

11h15: Técnicas e Medidas Existentes para a Detecção de Práticas Fraudulentas na Gestão de Relacionamento de Fornecedores

Murilo Gomes
Corporate Security & Investigations Manager
Novartis
Gerente de Investigações na Novartis Biociência S.A., com mais de oito anos de experiência no tema. Trabalhou em multinacionais de consultoria (Big4 companies), gerenciando equipes em Investigações de Fraude e Corrupção, desenvolvimento de programas de Compliance, Gerenciamento de Riscos, e FCPA Due Diligences em indústrias de diversos segmentos distintos. Durante sua carreira, também trabalhou com Prevenção de Perdas, Controles Internos e Mapeamento de Processos, identificando vulnerabilidades e fornecendo soluções práticas para o gerenciamento de riscos e crises. É pós-graduado em Gestão de Riscos e Fraudes empresariais pela FIA, graduado em Administração de Empresas pela universidade Anhembi Morumbi e possui certificação internacional pela maior organização de examinadores de fraude (CFE).

12h30: Almoço

13h50: Case AES Brasil: Como está Estruturado seu Programa de Compliance em relação à Prevenção e Detecção de Fraudes

Claudio Scatena
Gerente de Compliance Corporativo | Diretoria de Ética e Compliance
AES Brasil
É bacharel em Comunicação e Publicidade pela FAAP-SP (Fundação Armando Álvares Penteado) e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV – SP. Atua em Ética e Compliance na AES Brasil, grupo que congrega empresas do setor de energia como AES Eletropaulo, AES Tietê e AES Sul, desde 2007, como responsável pelo time de Investigações Internas (AES Helpline) e pelo Programa de Treinamentos de Compliance, além de coordenar o Comitê de Ética da organização desde 2007. Antes da AES atuou por 3 anos na coordenação de projeto e soluções educacionais para Ética e Sustentabilidade do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Socia. Iniciou a carreira em Marketing de grandes corporações multinacionais – 10 anos de experiência em Trade Marketing e Comercial da Johnson & Johnson e da Parmalat.

15h00: De que forma Detectar Sinais de Alerta de Fraudes – Canais Estruturados de Denúncia, Parceria com a área de Procurement e Cultura Antifraude

Vander Giordano
Senior Managing Director
Kroll Inc.
Advogado, administrador de empresas com MBA em Gestão de Negócios. Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Kroll para a América Latina. Possui mais de 16 anos de experiência na condução e supervisão de projetos relativos a gerenciamento de crises, análise de mercado e apuração de fraudes. Especialista em uma variedade de serviços analíticos e de pesquisa, políticas de compliance, detecção de fraudes internas, busca de ativos, suporte a litígios, due diligence, propriedade intelectual e concorrência desleal principalmente nos setores de Energia, Agronegócio, Siderúrgico, Bancário, Farmacêutico, Logística e de Varejo. É membro da OAB-SP; CRA-RJ; IBA (International Bar Association); Comissão de Crimes Tecnológicos da OAB/SP; ABPI (Associação Brasileira de Propriedade Intelectual); IIA (Instituto dos Auditores Internos do Brasil) AS/COA Council of Americas (sede em Miami-USA), dentre outros.

16h20: Coffee break

16h40: Processos de Investigação Corporativa – Funcionários e Fornecedores

Josias Guedes de Farias
Gerente de Proteção de Ativos
Grupo Saraiva
Gestor de Segurança Empresarial, Investigação e Prevenção de Fraudes, 30 anos atuando na área. Sargento, Exercito Brasileiro por 5 anos. Trabalhou como Gestor de Segurança nos Bancos, Real, Nacional, Unibanco, HSBC e J Safra, na gestão de segurança, pessoal, bancária e administração de crises e sequestros. Atualmente trabalha no Grupo Saraiva, como Gerente de Proteção de Ativos. Recentemente, fazia parte do Walmart Brasil varejo e atacado, como responsável pela Divisão de Investigação e Prevenção a Fraudes no Brasil. Prestou serviço à Justiça Federal obtendo o título de Perito “ad hoc” para Crimes Cibernéticos e Clonagem de Cartão. Formado em Gestão de Segurança e MBA pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui Especialização Internacional de Segurança, pela Barry University, Florida, EUA e Curso de Instrutor de Investigação pelo Walmart Global Investigations, América Central, Costa Rica e Técnico de Segurança e Medicina do Trabalho.

18h00: Encerramento

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Local

São Paulo / SP

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