Eventos

26 fev
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: RH em Ação, e de inteira responsabilidade desta.

Gestão Estratégica de Cargos e Salários

, horário:

OBJETIVOS DO CURSO:

Dar aos participantes uma visão abrangente e detalhada de como desenvolver e implantar de forma integrada os planos de cargos, carreiras e avaliação de desempenho a fim de dinamizar o sistema de gestão de RH da empresa.

Fornecer “ferramentas” e apresentar aos participantes etapas e atividades operacionais das fases de concepção, planejamento e implantação deste subsistema de RH.

Identificar os fatores críticos de sucesso, as táticas e estratégias a serem adotadas que asseguram êxito total na condução do processo deste subsistema.

O PARTICIPANTE DEVERÁ TRAZER O NOTEBOOK, ele será indispensável para o bom aproveitamento dos exercícios que são passados em sala de aula.

PROGRAMA DO CURSO:

Modulo I – Descrição de cargos e suas funções – 8 horas

• Entendimento entre função e cargo e cargo de especialidade;
• Escolha do Método para coleta de informações para o desenho dos cargos.
– Levantar, por meio de pesquisa, todas as informações relativas aos conhecimentos, complexidade e responsabilidades e, demais características exigidas aos ocupantes de cada uma das funções e cargos da empresa.
• A metodologia de trabalho a ser adotada na pesquisa de Análise Ocupacional.
– A coleta de informações é o momento de investigar o papel de cada função dentro da organização e tornar oficiais os deveres, obrigações e requisitos mínimos exigidos dos ocupantes das funções. Os métodos podem ser:
· Método da Observação local;
· Método Questionário;
· Método de Entrevista; e
· Método Misto.
• Coleta de Informação ocupacional / Análises Ocupacionais (descrição de função);
– Quais as informações a serem levantadas no processo de descrição de função?
– Elaboração das descrições de forma clara e simples, facilitando a compreensão.

• Formato da descrição de função:
– Identificação
– Missão do função ou cargo básico
– Principais responsabilidades.
• Outros tópicos que poderão ser incluídos neste trabalho:
– Principais desafios/complexidades;
– Posição na estrutura organizacional;
– Relacionamentos internos e externos.
• Dicas para você não perder tempo durante a entrevista;
• Objetivos da Análise Ocupacional.

Aprendendo com a CBO (Classificação Brasileira de Ocupação)
• Análise Ocupacional (Descrição da Função) pela metodologia da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação);
• Revisão das nomenclaturas e segundo estudo da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação);
• Entendimento dos Infixos Júnior, Pleno, Sênior e Máster ou, I, II e III ou, A, C, D.;
• Análise das Competências técnicas pela metodologia da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação);
• Análise Ocupacional – Revisando as Informações Coletadas.
– Uma vez terminada a série de entrevistas com os especialistas, a verificação se inicia.
• Algumas “dicas” para a redação de propósitos chave e funções desagregadas em diferentes níveis.
• Análise Ocupacional e padronização de descrições.
– O objetivo desta etapa é estabelecer o grau de importância das funções desenvolvidas dentro da empresa e a diferenciação entre elas;
– Agrupamento das funções dentro do cargo amplo ou, cargo-chave.

Módulo II – Gestão por Competências – 8 Horas

• Competências Comportamentais
• Metodologia Rigaud – CCP – Competência, Conhecimento e Princípios
• Entendimento do que é Competência
– Escolha das Competências
– Definição das Competências Macro Organizacionais
– Entendimento do conceituação das Competências Macro Organizacionais
– Entendimento da Graduação das Competências Macro Organizacionais
– Entendimento do conceituação dos Graus das Competências Macro Organizacionais
– Entendimento e Prática da pontuação dos Graus de Competências
– Elaboração dos cálculos matemáticos que envolve a Gestão por Competências
– Elaboração da Matriz Organizacional de Competências
– Valoração das Funções e Cargos de especialidades dentro das Competências
– Mapa de Funções por Pontos de Competências
– Classificação dos Cargos por Pontos de Competências
– Criação das Classes de Cargos por Pontos de Competências
– Finalização dos estudos

Módulo III – Cargos e Salários – 16 Horas

• MATRIZ DE CORE DE COMPETÊNCIAS
– Valoração dos Cargos amplos por meio do Core de Competências (Apresentação e estudo em sala de aula o modelo de valoração);
– Cálculos estatísticos de cada uma das competências em todos os cargos (Fórmula dos Quadrados, apresentação e estudo em sala de aula como elaborar os cálculos)
– Apuração da pontuação mínima e máxima dos cargos amplos por meio do Core de Competências (Simulação em sala de aula dos cálculos);
– Confecção da Matriz de possibilidades de Avaliação dos Cargos pela PG (Matriz de Pontos do Core de Competências, simulação em sala de aula dos cálculos da PG);
– Como pontuar o universo de cargos (cargos amplos) e hierarquiza-los (Apresentação e Estudo em sala de aula o resultado obtido com a simulação realizada);
– Como organizar os cargos amplos de acordo com a pontuação;
– Como como inserir os cargos amplos dentro das Classes de Cargos;

• PESQUISA SALARIAL
– Importância da pesquisa para implantação e manutenção do Plano de Cargos e Salários;
– Como identificar o universo de empresas que serão convidadas a participarem da pesquisa (Estudo em sala de aula);
– Como identificar empresas de pequeno, médio e grande porte por meio de seu faturamento (Estudo em sala de aula);
– Como identificar empresas de pequeno, médio e grande porte por meio do número de empregados (Estudo em sala de aula);
– Como determinar as medidas de separatrizes – primeiro (1º) Quartil, segundo (2º) Quartil (Mediana) e terceiro (3º) quartil (Estudo em sala de aula);
– Como determinar Desvio padrão, Quartis, média e mediana (Estudo e simulação de cálculo;
– Simulação da pesquisa salarial entre os participantes do curso e estatística final;
– Apresentação da Pesquisa.

• Modelo de Matriz de Salários
– MATRIZ SALARIAL PELO MÉTODO DO ESCALONAMENTO
– Como Elaborar a amplitude salarial (Simulação em sala de aula);
– Como Elaborar o fracionamento das Classes de Salários e qual a sua importância (Simulação em sala de aula);
– Como elaborar a Raiz² que dará origem ao quociente que determinará a amplitude da Matriz Salarial (Simulação em sala de aula);
– Como elaborar a divisão das classes de salários em níveis salarial de crescimento pela Raiz enésima (Estudo em sala de aula)
– Apresentação da Matriz de Salários;
– Simulação do enquadramento dos cargos dentro dos salários da nova Matriz (Simulação em sala de aula);
– Estudo do Salário Real X Salários da Pesquisa X Salários Propostos da nova Matriz (Estudo em sala de aula);

• 2º Modelo da Matriz de Salários
– MATRIZ SALARIAL PELO MÉTODO DE PONTOS RETA LINEAR
– Levantamento dos Cargos operacionais, administrativos/técnicos e executivos, com seus respectivos salários (Apresentação em sala de aula);
– Elaboração da Matriz de Salários correlacionando os Pontos e Salários dos cargos para cada uma das áreas funcionais (Simulação em sala de aula);
– Como Identificar as sobreposições e sua origem (Estudo em sala de aula);
– Elaboração da Matriz de Salários pelo Método de Pontos de Forma Escalonada para eliminação das indesejáveis sobreposições (Simulação e estudo em sala de aula).
– Enquadramento dos Cargos dentro da Matriz de Salários por Pontos de forma Escalonada (Simulação e estudo em sala de aula);
– Estudo do Salários Real X Pesquisa de Cargos e Salários X Salários Propostos da nova Matriz (Estudo em sala de aula).

• TÉRMINO
– Normas e procedimentos para elaboração da Política de Cargos e Salários (Manual de Cargos e Salários) de acordo com a portaria ministerial do TST e sua vinculação às Avaliações de Performance;
– Explicação da Carreira em Y;
– Planejamento de Carreira (Estudo em sala de aula);
– Como identificar as âncoras de Carreira (Estudo em sala de aula);
– Como elaborar as Avaliações de Performance por Competências (Estudo em sala de aula);

• REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA POR PONTOS DE COMPETÊNCIAS
– Como implementar um Sistema de Remuneração Estratégica por Pontos de Competências correlacionada às Avaliações de Performance e Indicadores (Estudo em sala de aula);
– Distribuição de Prêmios como forma de reconhecimento e suas limitações de acordo com a legislação.

• Considerações Finais

METODOLOGIA
O conteúdo será desenvolvido através de um processo participativo de produção, incluindo aulas com exposições dialogadas, trabalhos, exercícios e atividades em sala de aula, estudos de casos e dinâmicas de grupo.

CERTIFICADO
A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso, desde que tenha 80% de aproveitamento.
Certificado expedido conforme a lei 9.394/96

INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA INSCRIÇÃO
Benefícios: Coffee Break, Material didático e de apoio e Certificado de Participação.

Condições Especiais de Pagamento: Boleto e depósito bancário, Cartão de Crédito em até 10x sem juros para Pessoa Física/Jurídica. Pessoa Jurídica com descontos progressivos para mais de uma inscrição. Consulte nossas condições diferenciadas.

Local de realização: Nossos cursos são realizados sempre em locais de fácil localização, próximos a estação de Metrô, na região da Avenida Paulista. O endereço e as facilidades de acesso serão informados junto com a confirmação do evento.

Adicionar ao Calendário do Google

Local

RH em Ação

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2050, 7. andar, Bela Vista, São Paulo/SP

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos