logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.

Eventos

Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa:MC BUSINESS LTDA, e de inteira responsabilidade desta.

Gestão Arquivística Da Informação Registrada – Gair

Justificativa:

Sabe-se que gerar e movimentar informação é inevitável, porém, se não houver um controle nos processos da Gestão Documental o caos tomará conta de todos os espaços – físicos ou eletrônicos – e fases documentais, compreendendo desde a geração, movimentação e uso até a destinação final de eliminação ou guarda permanente. Também, poderá ser um ponto de grande desperdício financeiro com a microfilmagem do caos constituído e acumulado e não das racionalizadas informações essenciais como deveria ser. Assim, a GAI te levará por caminhos que irão do caos à excelência da organicidade, praticidade, otimização de processos e economicidades.

Objetivos:
Aprimorar conhecimentos, qualificar, atualizar e auxiliar os profissionais a obter visão do futuro arquivístico nas empresas públicas ou privadas através da Gestão Documental e, com isso, ampliar o quadro de colaboradores visionários com compreensão e percepção dos processos que se inserem na implantação da Gestão da Arquivística Integrada na Informação Registrada – GAIIR, quer em órgãos públicos ou privados, gerando fomentos para a Gestão do Conhecimento da Arquivística.

Programa:

1 – A informação e sua transmissão – informação essencial
1.1 – o processo de comunicação
1.1.1 – oralidade
1.1.2 – gestos
1.1.3 – registro

1.2 – os suportes da informação nas instituições
1.2.1 – textual
1.2.2 – especial
1.2.3 – eletrônico

2 – O documento e suas características – Por que ? Pra que ?
2.1 – Conceito
2.2 – tipologia e espécies ( gênero )
2.3 – valores agregados ( potencialidade informacional )
2.4 – natureza da informação registrada ( sigilo )
2.5 – conservação preventiva

3 – Entrando na Teoria das Três idades dos Arquivos: centralizado ou descentralizado, uma escolha fundamental.
3.1 – arquivo corrente
3.2 – arquivo intermediário
3.3 – arquivo permanente

4 – GAIR I – Registrando informações
4.1 – conhecendo a instituição e seus registros
4.2 – Interfaces: o processo e cadeia produtiva em uma rede de informações,
organizando o presente e o futuro

5 – GAI II – Construindo a memória institucional
5.1 – Análise e avaliação
5.2 – Tabela de Temporalidade Documental – TTD: elaboração e aplicação.

Público Alvo:

Gestores da Informação, Arquivistas, Secretárias e outros que desempenham tarefas de organização documental.

Metodologia:

Aulas expositivas, análise do material didático, exercícios, relatos de experiências e atividades em grupo.

Instrutora: MARGARETE DE SOUZA RODRIGUES

Formada em Arquivologia pela Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO;

– Atualização de conhecimentos através da participação ou na qualidade de instrutora ou palestrantes em cursos, congressos ou seminários sobre a Arquivologia e seus processos;

– Funcionária da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – PCRJ, 26 anos. Secretaria Municipal de Administração (5 anos), Procuradoria Geral do Município (6 anos), Secretaria Municipal de Educação (16 anos) e Secretaria Municipal de Cultura ( 1 ano de meio). Ocupou cargos de Chefe de Serviço, Direção e Gerente, todos ligados às atividades de Gestão de Documentos.

– Coordenou e participou como membro arquivístico em Comissões Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD com elaboração de Tabela de Temporalidade Documental – TTD, nas Secretarias Municipais de Educação, Urbanismo, Fazenda, Cultura e na Fundação Parques e Jardins.

– Autora do I Censo dos Arquivos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e dos atos normativos sobre este trabalho – Decreto nº 28.520, de 2007 e Portaria do Arquivo Geral da Cidade nº 1, de 2007 e coordenou a automação do censo;

– Autora do Decreto nº 29.028, de 2008, dispondo sobre a preservação, organização e proteção dos acervos documentais dos Prefeitos do Município do Rio de Janeiro e dando outras providências.

– Autora de Cursos On-Line e presenciais sobre Gestão da Arquivística Integrada na Informação Registrada – GAI, Arquivos Correntes em órgãos públicos e privados, Tabela de Temporalidade Documental, Atos Administrativos e Gestão de Documentos.

– Autora de Manuais de Procedimentos sobre organizaçãode arquivos fotográficos, construção da memória institucional, Gestão de Documentos, Gestão da Informação e outras na Secretaria Municipal de Educação.
– Co-autora do Manual de Redação Oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, produzido pela Secretaria Municipal de Administração e aprovado pelo Decreto nº 30.288, de 2008.

Horário : Das 08:30 às 18:00h

Carga horária: 16 horas
Local: Centro RJ – será informado após o fechamento da turma.

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento

Contato com empresa responsável sobre este EVENTO

"*" indica campos obrigatórios