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20 jun
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Paidéia Educação, e de inteira responsabilidade desta.

Gestão E Liderança Em Tempos De Crise

Objetivo

– Compreender o papel que o gestor e líder deve ter no momentos de crise;
– As funções críticas do gestor: contratar, desenvolver, motivar e demitir;
– Como contratar o “melhor dos melhores” e evitar o “pior dos piores”;
– Desenvolver os liderados para enfrentar situações difíceis;
– Obter melhor desempenho da equipe em situações adversas;
– Trabalhar a motivação da equipe mesmo tendo que demitir pessoas;
– Como obter comprometimento do liderado em épocas difíceis;
– Manter ambiente de cooperação para superar as dificuldades;
– Montar forças tarefas para eliminar problemas decorrentes do momento;
– Como conduzir reuniões, focando o melhor desempenho das pessoas;
– Manter o foco no cliente e atingir os resultados, mesmo em crise;
– Dar melhores feedbacks positivo e corretivos, para melhorar desempenho;
– Delegar de forma mais eficaz em momentos de estresse;
– Potencializar o desempenho da equipe e estimular os talentos;
– Manter a equipe focada na superação da crise e comprometida.

Metodologia:
Este programa apresenta ferramentas práticas para serem aplicadas no dia a dia, verifica por instrumento, quais as competências devem ser desenvolvidas em momentos de crise, para superar os obstáculos e manter os objetivos estratégicos da empresa em foco.

Será desenvolvido em formato de workshop, aplicando-se estudos de casos, exercícios, testes e simulações, onde os participantes serão colocados em situações reais de crises e conflitos para resolverem a situação com as ferramentas apresentadas no curso.

Publico Alvo

Coordenadores e líderes de equipe e de pessoas, que precisem obter mais efetividade nas tarefas em momentos de crise.

Programa

1. Aplicação do instrumento de instrumento de verificação de competências
– Características necessárias para solucionar situações de crise;
– Drives motivacionais das energias de competências do gestor e líder;
– Competências objetivadas em situações de crises e conflitos;
Instrumento: Comportamento + Drives + Competências.

2. O que a empresa espera do gestor e líder, durante as crises?
– Papeis e responsabilidades do gestor e líder;
– Competências e atitudes frente a situações difíceis;
– Cumprimento de metas, mobilização para o resultado;
– Contratar com qualidade e desenvolver fortemente as competências;
– Motivar apesar das turbulências de mercado e da crise;
– Avaliar desempenho objetivamente e demitir se não entregar resultados
Atividade: Perfil do líder em situações de crise.

3. Líder mobilizador de pessoas solucionador de problemas
– Mobilizar pessoas para a busca do resultado;
– Clareza nos objetivos, nas metas e resultados esperados;
– Delegação – orientação, ensinar e apoiar eficazmente;
– Cobrar de resultados, tanto individual, como da equipe;
– Criar visão para mobilizar e desenvolver ambiente propício;
– Encorajar pessoas e equipe em momentos difíceis;
Simulação: Uma situação para mobilizar pessoas.

4. Líder desenvolvedor – condutor e treinador
– Como orientar nas tarefas e atividades difíceis;
– Desenvolvendo a autoconfiança do liderado para fazer a tarefa;
– Como criar responsabilidade no liderado e assumir riscos;
– Como conduzir o liderado para que tenha autonomia de resolução;
– Aplicação de técnicas de treinamento para o desenvolvimento;
Atividade: Praticando o coach tático e o coach estratégico;

5. Alto desempenho e eficácia da equipe
– As dimensões da eficácia de uma equipe;
– Como obter excelente desempenho das pessoas;
– Empowerment e autonomia da equipe;
– Transformando um desempenho ineficaz em eficaz;
– Tratar as pessoas como vencedoras;
Atividade: Aferindo o desempenho da equipe. Avaliação de feedback.

6. Persuasão racional do líder
– Um guia prático de como se expressar de modo claro e eficaz;
– Linha de raciocínio informações e poder de convencimento;
– Como manter uma conversa interessante;
– Carisma é uma questão de centrar o diálogo no outro;
– Argumento, réplica, tréplica e síntese;
– Causando impacto desejado e induzindo a ação;
Atividade: Dramatização – persuasão racional.

7. Mantendo a equipe focada e comprometida
– Estratégias e técnicas para a produtividade contínua na equipe;
– Como identificar e atingir alvos na sua equipe;
– Como estimular a identidade e interdependência;
– Como promover diálogos e reuniões produtivas;
– Como lidar com os conflitos internos na equipe;
– O que fazer com membros improdutivos ou ausentes;
– Lidando com pessoas competentes, mas, desmotivadas.
Atividade: Estudo de caso.

8 – Estabelecendo metas e objetivos
– Prioridades de trabalho e metas eficazes;
– Como estabelecer metas desafiadoras – equipe e liderados;
– Como lidar com os obstáculos da fixação de metas;
– Monitorar metas importantes e avaliar realização do objetivo;
– Avaliando e maximizando o sucesso das metas.
Atividade:Dinâmica de grupo.

9. Tomando decisão e solucionando problemas
– Qual é a diferença em tomar decisão e solucionar problemas;
– Técnicas e estratégias para tomar decisão;
– Avaliar as alternativas e escolher a melhor solução;
– Como definir problemas para solucioná-los;
– Implementar, monitorar e ajustar suas soluções;
– Tomada de decisão eficaz – gerar opções e pesar alternativas.
Atividade: Jogo de decisão.

10. Conduzindo reuniões produtivas
– Tipos de reuniões – informativas, decisórias…
– Por que as reuniões tendem a serem improdutivas?
– Guia prático de planejamento de reuniões;
– Conduzindo a reunião e obtendo a participação;
– Como lidar com comportamentos problemáticos;
– Como manter a reunião produtiva e no foco;
– Acompanhamento eficaz de uma reunião;;
Atividade: Simulação e discussão.

11. Mantendo o Foco no objetivo – empresa e equipe
– Como mapear o processo de relacionamento e de serviço;
– Como avaliar a qualidade do serviço e aperfeiçoar o processo;
– Como construir o relacionamento, antecipando necessidades;
– Como descobrir e oferecer valor extraordinário aos ás áreas internas;
– Como agregar valor nas etapas de relacionamento com o cliente.
Atividade: Ferramenta prática de verificação.

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Local

São Paulo / SP

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