logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.

Eventos

Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa:inCorp Educação Corporativa, e de inteira responsabilidade desta.

Gestão Estratégica De Compras E Suprimentos

Objetivos do treinamento
– Conheça a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva;
– Entenda as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais;
– Saiba como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos;
– Aprenda na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços;
– Aprenda a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.

Público alvo
Diretores, gerentes, supervisores, coordenadores e analistas atuantes nas etapas da cadeia de suprimentos, bem como aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.

Programa completo
1. Importância da área de compras na empresa
– Área de compras e as demais áreas;
– Áreas de conflito com compras;
– Fornecedor e cliente interno
– Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain;
– Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa;
– Profissional de compras – Competências e formação.

2. Tipos de compras
– Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços;
– Impactos na cadeia produtiva.

3. Compras de serviços
– Definição de serviços;
– Características das compras de serviços;
– Avaliação e validação da solicitação;
– Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços;
– Compras pontuais e compras seriadas;
– Cláusulas de coberturas das solicitações;
– Informações essenciais – informações técnicas dos serviços;
– Montagem de licitação de compras de serviços;
– Cadastros necessários;
– Controles fundamentais;
– Contratos de prestação de serviços.

4. Compras pela internet
– Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras;
– Conceito e-procurement;
– Conceito Strategic sourcing;
– Leilão de compras;
– Leilão reverso;
– Vantagens e desvantagens.

5. Documentos de compras
– Requisição de compras;
– Cotações – Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados);
– Notas Fiscais;
– Planilhas de custos;
– Controles;
– Certificados;
– Desenhos Técnicos;
– Especificações técnicas.

6. Planejamento e compras
– Importância da área de planejamento na gestão de compras;
– Forecast de compras;
– Follow up de compras;
– Principais impactos fiscais e financeiros nas compras.

7. Propostas – Cotações
– Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens);
– Prazos de pagamento;
– Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor;
– Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras);

8. Desenvolvimento de fornecedor
– Requisitos fundamentais;
– Gerenciamento do processo;
– Auditoria técnica nos fornecedores;
– Avaliação do fornecedor;
– Premiação do fornecedor.

9. Objetivos e índices de performance
– Montagem de objetivos;
– Índices de Performance aplicados à serviços contratados.

Ministrado por:
Paulo Rago

– Diretor do Ceteal;
– Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial;
– MBA em Gestão Empresarial pela FGV;
– Atuando há mais de 20 anos em Logística com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, com a criação e desenvolvimento de operações logísticas em empresas como Souza Cruz, Ultragaz, Telemar, DuCôco e Hipolabor Farmacêutica;
– Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Logística Integrada, Distribuição, Comércio Exterior;
– Palestrante e professor convidado do tema “Logística” em Universidades como: FGV Brasília, Metodista, Unisa Business School, FAAP, FEI, MBA FIA/FEA – USP, Aduaneiras, SETCESP, Mackenzie, Abracomex, dentre outras;
– É Ex-Diretor da Associação Brasileira de Logística e autor de vários artigos para jornais e revistas do setor.

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento

Contato com empresa responsável sobre este EVENTO

"*" indica campos obrigatórios