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O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa:InterNews, e de inteira responsabilidade desta.

Gestão Integrada De Custos E Orçamentos

Programa
Gestão Integrada de Custos e Orçamentos
A Gestão Integrada de Orçamentos e Custos permite detectar e eliminar desperdícios e otimizar ações estratégicas para o controle de gastos. Ao adotar novas técnicas de planejamento orçamentário, como “zero base” e “beyond budgeting”, aliado a métodos de redução de custos, as empresas adquirem melhores condições para priorizar alocação de recursos, aumentar produtividade e lucratividade.

Participe deste Evento InterNews e implemente uma Gestão Integrada de Orçamentos e Custos que forneça informações seguras para melhor acompanhar o desempenho da empresa e para a tomada de decisões estratégicas relacionadas a eliminação de desperdícios, redução de custos, realocação de recursos, melhoria de processos e aumento de produtividade.

INSTRUTOR

Clóvis Padoveze

Doutor em Contabilidade e Controladoria – FEA/USP
Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP
Professor de Controladoria e Contabilidade da Universidade Metodista de Piracicaba
Já conduziu mais de 300 programas de treinamento
Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos
Autor de 15 livros, dentre eles: “Contabilidade Gerencial”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário” e “Controladoria Estratégica e Operacional”.

Destaques do Programa

* Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.
* Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário e pelo sistema de custos, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada.
* Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios.
* Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos.
* Discussão de todas as possibilidades de utilização do orçamento dentro do processo decisório da companhia.
* Discussão dos principais conceitos relacionados a custos e os métodos de custeamento dos produtos e serviços.
* Entendimento da validade das premissas do Custeio ABC, suas vantagens e desvantagens em relação aos demais métodos de custeio.
* Compreender os elementos informacionais básicos para estruturação do sistema de custo para fins contábeis.
* Implementar as integrações necessárias do sistema de custo adotado com os demais subsistemas gerenciais da empresa.
* Identificar os elementos fundamentais para estruturação de uma política permanente de redução de custos.
* Apresentação de um check-list para identificação dos pontos fracos do sistema de custos da sua empresa .

PROGRAMA

PARTE I – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO -FUNDAMENTOS

1 – CONCEITOS E OBJETIVOS

* O que é orçamento
* Orçamento e Contabilidade
* Orçamento e o processo de criação de valor
* Da Estratégia ao Orçamento
* Responsabilidades pela condução do processo orçamentário

2 – ABORDAGEM ORTODOXA (Tradicional )

* Cultura orçamentária
* Modelos de condução do processo orçamentário
* Estrutura do orçamento tradicional
* Rolling Budget e Forecast
* Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário

PARTE II – NOVAS TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

3 – BEYOND BUDGETING

* O que está além do orçamento
* Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table
* O que é proposto em lugar do orçamento

4 – ORÇAMENTO BASE ZERO

* O que realmente significa
* O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero
* Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero
* Exemplo

5 – ORÇAMENTO MATRICIAL

* Como implantar um controle matricial
* Onde vale a pena implantar este conceito
* Vantagens e desvantagens
* Definição das responsabilidades
* Exemplo

6 – ORÇAMENTO, ESTRATÉGIA E BALANCED SCORECARD

* O Balanced Scorecard combina com o orçamento ?
* O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias?
* Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional
* Exemplo

PARTE III- ESTRUTURAÇÃO GERAL DE UM ORÇAMENTO

7 – INFORMAÇÕES BASE

* Construção de Cenários
* Premissas Gerais e Específicas
* Comportamento dos custos e receitas

8 – O ORÇAMENTO DE VENDAS E DE PRODUÇÃO

* Métodos de previsão de vendas
* Fatores limitantes
* Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística
* Exemplos numéricos

9 – DEMAIS ORÇAMENTOS

* Orçamento de Materiais e Estoques
* Orçamento de Despesas Departamentais
* Orçamento de Investimentos e Financiamentos
* Exemplos numéricos

10 – CONCLUSÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO

* Orçamento de Caixa
* A dificuldade: projeção das receitas financeiras
* Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis
* A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário
* Utilização do ferramental de simulação
* Exemplos numéricos

PARTE IV – CUSTOS – FUNDAMENTOS

11 – CONCEITOS E VISÃO GERAL

* Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
* Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
* Custos para fins contábeis e fins gerenciais
* Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
* Exemplo

12 – MÉTODOS DE CUSTEIO: A ESCOLHA DO MODELO DECISÓRIO

* Custeio por Absorção e Custeio Direto
* Custeio Variável e Custeio ABC
* Custeio Integral e RKW
* O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
* Exemplos numéricos

13 – CUSTOS PARA FINS LEGAIS E FISCAIS

* Fundamentos legais: custo integrado e coordenado
* O sistema de custos e o ERP
* Contabilização
* Exemplos

14 – ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO

* Acumulação por Processo
* Acumulação por Ordem
* Acumulação por Objetos ou Entidades de Custo
* Exemplos numéricos

PARTE V – CUSTOS – GESTÃO

15 – CUSTO PADRÃO E ANÁLISE DAS VARIAÇÕES

* O que é e para que serve: validade atual
* Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
* Análise das variações: a real necessidade
* Exemplos numéricos

16 – PREÇOS DE VENDA: FORMAÇÃO E GESTÃO

* Formação de preços de venda a partir do custo unitário
* Formação estratégica de preços
* Custo meta: o que é e como calcular
* Utilização de simulação para formar preços de venda
* Exemplos numéricos

17 – PRINCIPAIS MODELOS DE ANÁLISE DE CUSTOS

* Conceitos necessários
* Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
* Análise de Rentabilidade de Produtos
* Inflação da empresa: o que é, para que serve.

18 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

* O que é e como conduzir uma Política de Redução de Custos
* Modelos existentes e modelo proposto
* Gestão dos recursos
* Exemplos numéricos

19 – ROTEIRO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS DE MELHORIA DO SISTEMA DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

* Questionário de perguntas
* Identificação dos pontos fracos
* Elaboração de um plano de trabalho para implantação das melhorias no sistema de custo

AGENDA – 18 e 19 de janeiro de 2011

08h40 Credenciamento e Welcome coffee
09h00 Início
10h30 / 10h50 Coffee break
12h40 / 13h40 Almoço
16h10 / 16h30 Coffee break
18h00 Encerramento

Data
18 e 19 de janeiro de 2011

Local
Tulip Inn Interative Hotel
Rua José Maria Lisboa, 555
Jardins – São Paulo – SP

Investimento
R$ 2.560,00 para inscrições pagas até o dia 5 de janeiro de 2011
R$ 2.780,00 para inscrições pagas após o dia 5 de janeiro de 2011

* Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou por cartão de crédito
* Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições
* Estão inclusos os custos de material, coffee break, almoço e estacionamento
Evento realizado por InterNews

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