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15 set
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial, e de inteira responsabilidade desta.

Gestão Por Competências Na Empresa Privada

APRESENTAÇÃO

A crescente exigência dos consumidores por melhor atendimento, produtos e serviços, gera um nível de competição nunca antes experimentado pelas empresas. Essa demanda do mercado chamando a atenção dos gestores para o tema Gestão por Competências como uma resposta estratégica a esses desafios. Porém, as perguntas que incomodam são: como implementar na prática? Os conceitos e técnicas propagados estão maduros e se aplicam a qualquer tipo de empresa? Como medir as competências? É possível conectar claramente competências com resultados operacionais e financeiros?

O programa aqui exposto pretende responder essas perguntas e discutir casos concretos trazidos pelos participantes ao apresentar as melhores práticas de gestão por competências já implementadas. Pretende mostrar o que dá certo e o que não dá.

Este treinamento aborda aspectos metodológicos e práticos da implementação de um Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (o SGC) que provoca a mudança de orientação da antiga “função RH”, baseada principalmente em tarefas e controles (sustentada pelo antigo modelo de Departamento de Pessoal, o “DP” das administrações tradicionais), para uma atuação sistêmica que privilegia o desenvolvimento profissional das pessoas e a sua medição. Essa nova orientação considera que as pessoas não são meros recursos (humanos), mas sim elementos impulsionadores da inteligência organizacional.

O SGC, objeto deste treinamento é composto de cinco subsistemas, inter-relacionados:

· Matrizes de Competências (requeridas e evidenciadas);

· Avaliação de Desempenho por Competências;

· Banco de Talentos;

· Plano de Desenvolvimento Profissional;

· Recrutamento, Seleção e Movimentação com base em competências.

O SGC parte da comparação entre as competências requeridas (necessárias ao bom desempenho das atribuições funcionais) e as evidenciadas (apresentadas pelos responsáveis por um conjunto de atribuições) e gera a relação das lacunas de competências, ou seja, competências requeridas e não apresentadas. Por outro lado, a comparação entre o desempenho esperado e o avaliado mostra desempenhos superiores ou inferiores ao requerido.

A análise das competências e dos desempenhos das pessoas, mostrando faltas e excessos, necessidades e potencialidades, orienta a elaboração de Planos de Desenvolvimento Profissional (individuais, setoriais e organizacionais) que contemplam processos de capacitação, movimentações internas ou mesmo de recrutamento e seleção, mais ajustados às estratégias organizacionais. O resultado desse processo, registrado no Banco de Talentos, possibilita melhor gestão dos diversos talentos encobertos pelo cotidiano do trabalho.

Em outras palavras, a adoção e implementação da metodologia SGC, quando bem gerenciada possibilita colocar “a pessoa certa no lugar certo”.

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Local

Rio De Janeiro / RJ

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