logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.

Eventos

Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa:InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Impairment

O Teste de Impairment, ou Recuperabilidade dos Ativos, é uma obrigação acessória a ser observada por 100% das empresas. Para garantir o benefício de recuperação dos ativos, as empresas devem elaborar e deixar à disposição dos órgãos de fiscalização um laudo específico atestando se os investimentos feitos pela empresa poderão ser ou não recuperados.

As Leis 11.638 de 2007, 11.941 de 2009, do Código de Direito Empresarial, e o CPC 01 de 2009, do Comitê de Pronunciamentos Técnicos, regulamentam os testes de Impairment que, na prática, significa levantar, com base nas informações contábeis, financeiras e operacionais da empresa, dois valores para fins de, em um segundo momento, comparar-se com o valor contábil da empresa: o valor de VENDA dos ativos e o VPL dos fluxos de caixa futuros da empresa, no período definido pela norma.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews e saiba aplicar o Teste de Impairment, a fim de adequar os ativos de sua empresa de forma correta para elaboração do balanço e controle patrimonial.

Recomendamos aos participantes que levem calculadora HP12C

Instrutor

José Carlos Oliveira Carvalho

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (área de concentração: Auditoria). Especialista em Docência Superior pela FABES, graduado em Ciências Contábeis pela UFRJ. Foi auditor-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e auditor fiscal. Atualmente é professor da FGV, PUC, IBMEC e do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro – CRCRJ e consultor da Oliveira & Carvalho, auditoria e consultoria.

Autor dos livros: Por Dentro das Fraudes: Como são feitas, como denunciá-las, como evitá-las – Aduaneiras – 2007; Auditoria de Demonstrações Financeiras – FGV Management – 2007; Auditoria Geral e Pública – Campus/Elsevier – 2006; Orçamento Público – Campus/Elsevier – 2006

PROGRAMA

Processo de identificação da existência de ativos desvalorizados

Fontes externas observadas durante o período ou por ocasião da elaboração das demonstrações contábeis

Fontes internas

Determinação do valor recuperável

Valor de venda

Valor de uso

Ativos corporativos

Unidade geradora de caixa

Estimativa do fluxo de caixa futuro

Determinação da taxa de desconto

Reconhecimento das perdas

Reversão de provisão para perdas por desvalorização

Divulgações

Discussão de casos práticos

Apresentação e análise de Teste de Impairment – caso real

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento

Contato com empresa responsável sobre este EVENTO

"*" indica campos obrigatórios