Eventos

26 mar
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Inteligência Competitiva: Saiba Como Obter Informações Competiti

Diante de um ambiente de mercado adverso e de concorrência mais acirrada, a produção e utilização eficaz de Inteligência Competitiva (IC) torna-se em 2015 fundamental para a sua empresa conseguir alavancar a competitividade e ganhar posicionamento no mercado. Melhore os resultados das iniciativas da sua empresa com o aprimoramento da capacidade de coletar e de analisar informações sobre os concorrentes e sobre o mercado.

A eficácia da área de IC adquiriu recentemente um novo patamar, com a possibilidade de aplicação de novas tecnologias, em especial do Big Data, na coleta de informações.

O objetivo da implantação de um núcleo de IC é o de prover aos principais executivos da empresa inteligência sobre questões críticas relacionadas às atividades e aos planos de empresas competidoras, assim como sobre tendências de mercado. Além de coletar dados, é fundamental em IC a atividade de análise e de interpretação de informações. É necessário ainda estabelecer canais apropriados de comunicação entre o núcleo de inteligência e a cúpula da empresa.

Muitos imaginam que a área de inteligência requer muitas pessoas, mas uma equipe enxuta com três profissionais bem selecionados, especializados respectivamente em coleta, análise e comunicação/gestão de inteligência, pode ser suficiente. Inteligência Competitiva permite às empresas identificar oportunidades de negócios e também antecipar ameaças.

Participe deste Seminário InterNews que reúne alguns dos melhores especialistas para a adoção ou o aprimoramento das melhores técnicas, métodos e práticas de Inteligência Competitiva. Saiba implantar com eficácia a Inteligência Competitiva em sua empresa. Conheça o perfil dos profissionais que devem compor uma equipe. Adote as melhores técnicas de coleta de dados, análise de informações e de gestão e comunicação de inteligência.

Programação

8h00 – Credenciamento

8h30 – Metodologia e táticas para a estruturação eficaz de atividades de Inteligência Competitiva em sua empresa

Metodologia de implantação de práticas de IC
A integração do ciclo de Inteligência com os processos de decisões
Exemplos de sucesso em diversos setores de atividade
Armelle Decaup
Sócia-Diretora da DEFÍ Inteligência Competitiva

9h50 – Coffee break

10h10 – Coleta de dados: o primeiro passo para a utilização da IC

Elizabeth Gomes
Ph.D em Inteligência Competitiva e Gestão de Conhecimento pela UFRJ/Coppe e diretora de IC da TW Services

11h30 – A produção de inteligência a partir da interpretação dos dados coletados

Fernando Domingues
Diretor da Mentor Consulting

12h40 – Almoço

14h00 – Comunicação eficaz entre o núcleo de Inteligência e a cúpula da empresa

Júlio Reis
Consultor na área de IC e estratégia, atuando junto a órgãos públicos e empresas privadas. Ex-presidente da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (Abraic)

15h10 – A relevância particular da IC em tempos de incertezas e adversidades

Elaine Coutinho Marcial
Sócia-fundadora e conselheira da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (Abraic). Especialista em Inteligência Competitiva (UFRJ, 1998) e DEA em Information Scientifique at Tecnique (Université de Marseille – França, 1999)

16h20 – Coffee Break

16h40 – Os desafios de implantar uma área de IC

Fernando Cortezi
Ex-gerente de Planejamento Estratégico da Shell. Consultor e professor universitário

18h00 – Encerramento

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos