Eventos

10 jun
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Investigação Corporativa

Identificada uma possível fraude ou desvio de conduta, decisões importantes precisam ser tomadas para a condução apropriada, ágil e eficaz de investigação corporativa. Qual linha de ação adotar? Como coletar informações e evidências? Quais os cuidados na condução de entrevistas? Que medidas podem ser tomadas para evitar novas fraudes?

Respostas adequadas a estas e outras questões precisam levar em conta que o processo de investigação interna é delicado e complexo. É necessário, mas não basta, ter equipes de segurança, de riscos e de auditoria. Lidar apropriadamente com casos suspeitos requer a definição de uma linha de condução capaz de levar à punições de eventuais culpados, estabelecer controles de possíveis danos à reputação corporativa e, até, resgatar eventuais perdas financeiras.

Uma investigação bem conduzida também deve identificar e ajudar a sanar vulnerabilidades nos processos corporativos, evitando outros desvios.

Participe deste Seminário InterNews que reúne profissionais das áreas de investigação interna, segurança, fraudes, compliance, auditoria e jurídico. Venha debater as melhores práticas de investigação de fraudes e desvios no âmbito corporativo. Prepare a sua equipe para atuar na prevenção, na identificação, no combate e na remediação, de forma estratégica e cirúrgica.

Agenda

8h00 – Credenciamento

8h30 – Processos e políticas que coíbem a fraude e dão legitimidade a uma possível investigação interna

A importância dos programas de Governança Corporativa e Compliance
Homologação de processos que reforçam os controles internos
Disseminação de códigos de conduta para tornar claros os valores da empresa
Marcos Altemari
Gerente Sênior de Riscos, Segurança e Prevenção de Perdas da Dia Brasil.
Bacharelado em Administração de Empresas pelas Faculdades Oswaldo Cruz, MBS em Planejamento e Gestão de Segurança Corporativa pela Universidad de Comillas – Madrid (Espanha), MBA Gestão de Riscos Corporativos pela FAPI – Faculdade de SP e B&A. Gerente Sênior de Riscos, Segurança e Prevenção de Perdas do Dia Brasil e Membro do Comitê Executivo da ABRAS.

9h30 – Aspectos Jurídicos da Investigação – o que pode ou não ser investigado

Diferenças entre investigação policial e particular
Legislação pertinente a processos investigativos em empresas
Papel do departamento jurídico durante um processo de investigação
Sylvia Urquiza
Sócia – Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados.
Advogada com mais de 20 anos de prática em direito penal empresarial e compliance. Pós graduada em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra. Professora convidada em cursos de pós-graduação, palestras e seminários acadêmicos e corporativos. Leciona sobre compliance no Insper. Foi vice-presidente do capítulo brasileiro da ACFE (Association of Certified Fraud Examiners). Presidente do Instituto Compliance Brasil.

10:30 – Coffee Break

10h50 – O processo de investigação preventiva e tática – conhecendo melhor clientes, fornecedores e departamentos com maior risco (análise de risco)

O que deve ser avaliado para afiançar a idoneidade dos parceiros
A necessidade da gestão constante dos contratos de fornecedores
Classificação de alertas para áreas específicas, como compra, pagamento, licitações, etc.
Criação de comitês de ética para condução da melhor política de investigação preventiva
Remy Gama Silva
Sócio de Lourenço Gama Consultoria.
Formado em Direito pela UBC (Universidade Braz Cubas), com especialização em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas – GVLaw, e em Direito Penal Econômico e Europeu pelo IBCCRIM e Universidade de Coimbra. Atuou por 28 anos como Agente Especial da Polícia Federal, trabalhando com investigação e prevenção a crimes financeiros, ilícitos penais, segurança de autoridades estrangeiras, dentre outras atividades. Atualmente, é sócio da Lourenço Gama Consultoria, empresa especializada em investigação financeira, fraudes, anticorrupção; recuperação de ativos; e análise de risco.

José Roberto Friedmann
Diretor da CIIC-Consultoria De Inteligência Em Informação Corporativa.
Formado em Direito pela FIG – Faculdades Integradas de Guarulhos, com especialização em Direito Penal Econômico pela Escola Paulista de Magistratura. Por 22 anos, foi Agente Especial da Polícia Federal, sendo que nos últimos 10 anos atuou na Delegacia de Repressão aos Crimes Financeiros do Departamento de Polícia Federal em São Paulo. Atualmente, é diretor da CIIC-Consultoria de Inteligência em Informação Corporativa, empresa especializada em Recuperação de Ativos Transnacional, Investigação de fraudes e Gerenciamento de risco corporativo.

11h50 – De que forma o poder público, através de suas polícias investigativas, pode ajudar as empresas em seus processos de apuração

Luiz Carlos do Carmo
Delegado da Divisão de Investigação de Crimes contra o Patrimônio do Departamento Estadual De Investigação Criminal (DEIC).
Formado em Direito pela Faculdade FMU (1985). Exerceu a profissão de advogado entre 1985 e 1988. Em 1989, ingressou no Governo do Estado de São Paulo, passando pelo Departamento de Polícia Judiciária da Capital – DECAP, pelo Departamento Estadual do Transito de São Paulo – DETRAN e pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais – DEIC, onde atuou como Delegado Titular da 5ª Seccional, da 6ª Seccional e 8ª Seccional. Atualmente, exerce a posição de Delegado Titular da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio.

12h50 – Almoço

PAINEL DE CASOS PRÁTICOS

14h10 – Melhores Práticas em uma Investigação: Estudo de Caso

Importância da alegação
Coletando informações e evidências
Conduzindo entrevistas
Relatório final (Conclusão, Plano de Ação e Plano de Remediação)
Rodrigo Ferreira
Compliance Officer – LatAm da Serasa Experian.
Com mais de 10 anos de experiência em Investigação Corporativa, Rodrigo atuou tanto como consultor e executivo em algumas das empresas da lista Fortune 500, seja no desenvolvimento de estratégias ou metodologias antifraude, treinamento de equipes, e na condução de casos investigativos complexos e variados, muitos com desdobrados judiciais. Atualmente responde pela direção estratégica de Compliance da Experian para a América Latina em todas suas diferentes fases: preventiva, tática e reativa.

15h20 – Investigação em Casos de Desvios Internos em um Ambiente Corporativo

O que é considerado como um desvio interno e quais as principais defesas contra isso
Planejamento e decisão sobre contratação ou não de parceiro externo
Condução da investigação e passos para a resolução
Como são absorvidas as lições aprendidas num processo de investigação
Paulo Zapater
Coordenador de Segurança Corporativa da Nestlé Brasil S.A.
Responsável pela gestão, desenvolvimento e implementação de processos de segurança patrimonial, visando reduzir os riscos, mitigar incidentes e ocorrências de ilícitos ocasionadas por exposição e fragilidade. Atuação com visão estratégica da contribuição de Segurança Corporativa nos resultados da Empresa, priorizando a proteção dos ativos e colaboradores, investigações, proteção de executivos, proteção da marca e da informação. Gestão de Riscos em operações logísticas, prevenção à: fraude, roubo e furto no transporte de produtos. Formação em Sistemas de Informação com MBA em Gestão de Segurança Corporativa e excelente relacionamento com os órgãos de segurança pública.

16h30 – Coffee Break

16h50 – Investigação em Geral – Casos Práticos

Perdas por sinistros em geral
Perdas por roubo ou desvio de cargas
Definição sobre a linha de investigação a ser adotada
Interação entre órgãos internos e externos de investigação
Processos e condutas que inibem esta prática.
Resultados alcançados com as investigações apresentadas
Marcelo Albuquerque
Gerente de Segurança Corporativa da Cargill.
Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Especialista em Logística Empresarial pela Universidade Mackenzie. Especialista em Qualidade e Produtividade pela UFPR. Bacharel em Economia pela UFPR – UNIPAR. Advogado pela Universidade Tuiuti do Paraná e Oficial da Reserva do Exercito Brasileiro. Gerente de Segurança Corporativa e Risco em empresas de grande porte sendo responsável por Programas de Gestão de Risco, Continuidade de Negócios, Investigações, Segurança Eletrônica, Pessoal e Física. Atualmente é Gerente de Segurança Corporativa na Cargill e Professor de Logística Integrada na UNIFIEO – Centro Universitário FIEO.

18h00 – Encerramento

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento