Eventos

25 ago
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Ibecc, e de inteira responsabilidade desta.

LOGÍSTICA REVERSA PÓSCONSUMO – EM ATENDIMENTO AS OBRIGAÇÕES DA NOVA LEI DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LEI Nº 12.305/10)

, horário:

LOGÍSTICA REVERSA PÓSCONSUMO – EM ATENDIMENTO AS OBRIGAÇÕES DA NOVA LEI DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LEI Nº 12.305/10)

Compartilhe este curso!
0

Objetivo
CONSIDERAÇÕES Nos últimos anos, a Logística Empresarial vem sofrendo uma constante evolução, sendo considerada um dos principais elementos na elaboração do planejamento estratégico, e muitas vezes, responsável por enorme geração de vantagem competitiva às empresas. Com a publicação da Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que introduziu a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Logística Reversa foi eleita como um dos principais instrumentos na gestão e no gerenciamento de Resíduos Sólidos. Com o advento desse novo cenário, novas obrigações foram impostas as empresas no que tange as suas obrigações legais dentro do sistema da Logística Reversa de produtos pós-consumo. Assim sendo, a Logística Reversa é a área que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, competitivo, de imagem corporativa, dentre outros.

OBJETIVO Considerando as novas obrigações legais impostas as empresas de maneira geral a partir dessa nova legislação que trata da gestão do gerenciamento dos resíduos sólidos, a ALB Eventos Corporativos realizará este evento com o objetivo de apresentar e esclarecer dúvidas a respeito da Logística Reversa, que se tornou uma obrigação legal, e que se bem implementada, poderá contribuir para um excelente retorno econômico às empresas, além de valorizar sua imagem de compromisso com o meio ambiente perante o Poder Público, a Sociedade e principalmente evitar infrações de cunho ambiental.

Público Alvo
Consultores, Advogados, Gestores Ambientais, Profissionais das áreas de Segurança, Meio Ambiente, Medicina do Trabalho e Técnicos vinculados à área de manejo e controle de resíduos sólidos.

Programa
1. Logística Reversa – Conceito e Noções Básicas: 1.1. A implantação da LR dentro do que prevê a Lei nº 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos; 1.2. Estrutura legal para implantação do sistema da Logística Reversa, prevista na Lei n. 12.305/10. 2. Como deve ocorrer a implantação da Logística Reversa (modus operandi) frente a essa nova ordem legal. 2.1. Quais os Órgãos Públicos responsáveis pela implantação do Logística Reversa. 3. Diferenças do modelo de sistema implantado da Logística Reversa do Brasil para outros países europeus. 4. Segmentos obrigados a implantação da Logística Reversa de acordo com a Lei n. 12.305/10: 4.1. Quais as dificuldades apresentadas para implantação da Logística Reversa. 5. Quais as cadeias produtivas que já apresentaram propostas de Acordo Setorial para implantação da Logística Reversa: 5.1. Soluções indicadas para cada segmento envolvido direta ou indiretamente na implementação do sistema da Logística Reversa. 6. Formas adequadas de estabelecer o Gerenciamento das cadeias que estão obrigadas a Logística Reversa: 6.1.- Como devem ocorrer as parcerias com as cooperativas e quais suas vantagens e desvantagens. 7. Principais aspectos estratégicos e operacionais envolvidos na implantação da Logística Reversa empresarial. 8. Quais os impactos positivos da Logística Reversa, no que tange a descartabilidade 9. Definição do que é a Responsabilidade Compartilhada dentro da Lei nº 12.305/10. 10. Definição das responsabilidades compartilhadas a cargo de cada elo da cadeia produtiva de bens e materiais: 10.1. Responsabilidades do Poder Público, do Fabricante, Importador,Distribuidor, Comerciante e Consumidor quando da implantação do sistema de Logística Reversa. 11. Formas previstas na Lei 12.405/11 (PNRS) para implantação da Logística Reversa – (Acordo Setorial, Termo de Compromisso e Decreto). 12. Segmentos obrigados à implantação da Logística Reversa. 13. Novas cadeias previstas para integrar o sistema de Logística Reversa. 14. Abrangência dos Acordos Setoriais. 15. Obrigações previstas para as cadeias que já implantaram o sistema de Logística Reversa. 16. A Logística Reversa (pós-consumo) proposta para o segmento de Eletroeletrônicos, Lâmpadas Fluorescentes, Medicamentos. 17. Responsabilidades Legais: Administrativa, Civil e Penal impostas na PNRS e que envolvem diretamente o sistema de Logística Reversa. 18. Quais às vantagens e dificuldades das empresas frente ao sistema de implantação de Logística Reversa. 19. Significado para a empresa de Custos Ambientais Externos e Custos Ambientais Internos. 20. Os Resíduos Eletroeletrônicos, dentro desse sistema de Logística Reversa frente às várias cadeias que se utilizam desses produtos. 21. Quais os últimos Acordos Setoriais firmados e em que estágio se encontram

Adicionar ao Calendário do Google

Local

Hotel Mercury 07 de Setembro

Av.Sete de Setembro,5368 - Batel

Curitiba / PR

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos