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29 nov
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Marketing político: o poder da imagem

Em 2014, além de os brasileiros receberem o maior evento esportivo do mundo, irão votar nos representantes políticos de diversos dos principais cargos eletivos do país. Conquistar a opinião pública e criar uma imagem a ser aceita pelo eleitorado é uma meta decisiva de candidatos que visam a vitória. A imagem é tudo. O conhecimento de técnicas e de estratégias de marketing político é fundamental para a construção da imagem adequada.

Os chamados ‘marqueteiros políticos’ são hoje profissionais importantes na definição de estratégias de campanha e na busca do “top of mind” dos cidadãos votantes. Os recursos e meios de comunicação, que viabilizam a aproximação entre os candidatos e o eleitorado, são inúmeros. As novas tecnologias disponibilizam ferramentas e canais de relacionamento com o público, fundamentais para a troca e divulgação de ideias. Muitas regras mudaram em relação à propaganda política, incluindo a minirreforma política (PL 6397/13), aprovada em outubro deste ano. Os canais por concessão são mais importantes do que nunca para definir a imagem dos candidatos.

Participe deste Seminário InterNews para melhor planejar e realizar a sua campanha eleitoral.

Programa

8h30 Credenciamento

9h00 Modelos de campanhas que mais funcionam no Brasil

A construção da imagem do candidato
Desafios do marketing
Técnicas e estratégias eficazes de comunicação com o eleitorado
Alinhando a história do candidato à consolidação da imagem pública
Como detectar as preferências do eleitor
Dudu Godoy
Presidente da Quê/Next Comunicação, com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Buenos Aires e Santa Cruz de La Sierra. Em 1998, foi responsável pelo marketing das campanhas de Marta Suplicy ao governo do Estado de São Paulo, Zeca do PT no Mato Grosso do Sul e Luis Inácio (Lula) da Silva à presidência da República. Presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN).

10h10 Coffee Break

10h30 Estratégias de Marketing Político

Como melhor aproveitar os recursos de marketing
Estratégias de campanha
Técnicas de marketing de defesa
Leandro Grôppo
Sócio-diretor da Strattegy Comunicação & Marketing Político. Participou nos níveis estratégicos de diversas campanhas eleitorais e planejamento de mandatos. Especialista em Comunicação e Marketing Político-Eleitoral, com aperfeiçoamento em Estratégia Política pela The Graduate School of Political Management da George Washington University.

11h30 A campanha política na era tecnológica

O potencial das redes sociais: twitter, facebook, instagram, entre outras
Legislação sobre marketing nas redes sociais
Mídias de concessões
Comunicação através das mídias televisiva, radiofônica e impressa
Marketing de ataque ou de defesa
Lei Eleitoral e o tempo de publicidade e propaganda em rádio, TV e internet, de acordo com a legislação aprovada em abril de 2013
Os limites diante dos direitos de privacidade do cidadão
Justino Pereira
Diretor do site Campanhas e Mandatos. Coordenador-geral e de comunicação e marketing em campanhas para prefeito, vereador, deputado estadual e federal, desde 1994. Foi responsável por definir e programar estratégias em cerca de 30 campanhas.

12h40 Almoço

14h00 O papel das pesquisas de opinião no marketing político

Metodologias utilizadas
Célia Maria Retz Godoy dos Santos
Professora e coordenadora do Curso de Relações Públicas da FAAC da Unesp. Coordenadora do Núcleo Opinião Unesp, que desenvolve pesquisas de opinião (qualitativa e quantitativa). Líder do Grupo de Pesquisa “Opinião Pública e Comunicação”, vinculado ao CNPq.

15h00 Coffee Break

15h20 Legislação: permissões e proibições

O que muda com a minirreforma eleitoral aprovada no último dia 20 de outubro
Dificuldades do marketing político diante de inúmeras regulamentações
Melhores práticas de propaganda política
Leis e punições ao marketing irregular
Contencioso eleitoral: métodos e processos de gestão e solução de conflitos eleitorais
Adolpho Carlos Françoso Queiroz
Professor na Universidade Metodista de São Paulo. Dirige o projeto de pesquisa “Eleições presidenciais no Brasil na ótica da propaganda política”, do Pós-Com UMESP. Presidente de honra da Politicom, Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político. É Doutor em Ciência da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo.

16h40 Os limites do que o marketing político pode fazer pelo candidato

Como fortalecer a imagem
Ferramentas adequadas para a comunicação
A importância do marketing contraditório
A implementação de estratégias
Regionalização do marketing político
Além da admiração, como conquistar votos
Carlos A. B. Manhanelli
Presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP). Professor do curso “Máster en Asesoramiento de Imagen y Consultoría Política (MAICOP)” da Universidad Pontificia de Salamanca – Espanha. Pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Eleito pelos leitores da revista americana “Campaigns & Elections”, como um dos melhores consultores políticos da Ibero – América.

18h00 Encerramento

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Local

São Paulo / SP

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