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27 jan
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews, e de inteira responsabilidade desta.

Métricas De Ti

Programa
Métricas de TI

Como aplicar Indicadores de desempenho para medir e aprimorar resultados em Tecnologia da Informação.

Como demonstrar ao comitê executivo o valor da TI? Quais são as ferramentas mais adequadas para medir e aprimorar resultados em estruturas de Tecnologia da Informação? Todo gerente de tecnologia já se deparou com essas perguntas. É preciso estabelecer claramente a relação entre os custos de TI e o benefício real atrelado a estes custos. O grande desafio do gestor de TI é ter suas estratégias definidas de forma que possam ser mensuradas por indicadores e métricas não subjetivas.

As Métricas de TI são usadas para medir a eficiência e eficácia dos processos de tecnologia. Para demonstrar o seu valor ao comitê executivo é necessário utilizar indicadores objetivos e relevantes, que façam sentido fora do ambiente de TI.

Participe deste evento InterNews com André Regazzini, um dos principais especialistas da área de Tecnologia. Saiba como selecionar e utilizar métricas e indicadores para gerenciar o desempenho da área de TI. Prepare-se melhor para realizar comparativos e análises de GAP sobre a situação de TI na empresa. Compreenda e aplique métricas para melhor trabalhar a gestão e a governança de TI. Utilize indicadores para demonstrar o desempenho, a capacidade e a maturidade de TI às demais áreas da empresa.

INSTRUTOR

André Luís Regazzini, CISA, CISM, CSO, CGEIT

Profissional de Segurança da Informação, Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC de Campinas e Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB de Santa Catarina. Possui grande experiência profissional na Gestão de Tecnologia e Segurança da Informação. Trabalhou nas empresas FEPASA, Perdigão, PricewaterhouseCoopers, Vésper, Ernst & Young e Control Risks e em setores de cartão de crédito, seguradoras, indústrias e operadoras de telecom. É gerente/consultor de Gerenciamento de Riscos de Tecnologia e Segurança da Informação. Sócio diretor da IPLC do Brasil.

Desenvolvido conforme os conceitos e definições divulgados pelo ITGI (IT Governance Institute)

Principais tópicos

Este simpósio tem o objetivo promover a exposição de conceitos e práticas da formação e da utilização de métricas de TI. Desenvolve a utilização de indicadores não subjetivos de desempenho da TI por meio de ações como:

* Alinhar os conceitos de indicadores e métricas;
* Caracterizar os indicadores de desempenho da TI;
* Definir as melhores métricas para avaliar o alcance dos objetivos e a maturidade da TI;
* Trabalhar os conceitos de serviços de TI para a empresa;
* Encadear os indicadores de desempenho: das metas de recursos aos resultados das estratégias de TI.

PROGRAMA

Módulo 1 – Conceitos de Indicadores e métricas de TI

* Indicadores mais comuns utilizados pela TI
* Venda interna dos conceitos de indicadores de TI para alta administração
* Definição dos envolvidos e interessados nos indicadores de TI
* Avaliação dos benefícios e riscos da implantação de métricas em TI

Modulo 2 – Relação das métricas de TI com o modelo de Gestão da TI

* Análise do contexto do uso de métricas em TI
* Modelo de gestão da TI atual
* A visão da TI por processos e serviços
* Relação da maturidade de TI com o desempenho

Módulo 3 – Uso dos conceitos de BSC para TI

* O que é BSC e para que serve
* Atrelando os indicadores de resultado às estratégias de TI
* Relacionando os indicadores de desempenho com os de resultado
* Transformando os indicadores em métricas
* Relacionando as métricas de Ti com o modelo de maturidade de TI

Módulo 4 – A visão dos benefícios e riscos de TI pelas métricas

* Mitos e realidades sobre os indicadores de desempenho de TI
* Dificuldades para manter o book de métricas de TI atualizado e realista
* Balanceamento de métricas de TI
* Linguagem e público alvo dos cadernos de métricas de TI

Módulo 5 – Composição e uso do caderno de métricas de TI.

* Seleção dos indicadores e priorização
* Atuação sobre os resultados das métricas
* Quem deve ser envolvido na apresentação e no uso do caderno de métricas
* Negociação das metas das métricas de TI
* Definição do SLA interno de TI e relação com os SLAs externos da TI

Módulo 6 – Gestão e governança da maturidade de TI

* Passos para definir as métricas de maturidade
* Análise e interpretação dos GAPs
* Uso do modelo de maturidade e dos indicadores do CobiT
* Ciclo de vida das métricas de maturidade

AGENDA – 27 e 28 de janeiro de 2011

08h40 Credenciamento e Welcome coffee
09h00 Início
10h30 / 10h50 Coffee break
12h40 / 13h40 Almoço
16h10 / 16h30 Coffee break
18h00 Encerramento

Data
27 e 28 de janeiro de 2011

Local
Hampton Park Residence Hotel
Al. Campinas, 1213
Jardins – São Paulo – SP

Investimento
R$ 2.560,00 para inscrições pagas até o dia 11 de janeiro de 2011
R$ 2.780,00 para inscrições pagas após o dia 11 de janeiro de 2011

* Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou por cartão de crédito
* Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições
* Estão inclusos os custos de material, coffee break, almoço e estacionamento
Evento realizado por InterNews

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Local

São Paulo / SP

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