Eventos

24 set
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Novo Programa De Concessões: Oportunidades De Investimentos

A segunda fase do Programa de Investimentos em Logística (PIL2), anunciado pelo governo no último dia 9 de junho, oferece condições mais atraentes tanto para tradicionais como para novos investidores em infraestrutura de transportes, em relação ao PIL 1, de 2012. Os novos projetos e os novos termos de licitações melhoraram as expectativas de êxito nos processos de licitação. Algumas concessões já ocorrerão em 2015. As obras previstas no PIL 2 nos próximos anos terão impacto macroeconômico e deverão reduzir os gargalos de infraestrutura de transportes do país.

No entanto, para os investidores que direta ou indiretamente que estão considerando participar das concessões previstas no PIL 2, questões relevantes precisam ser esclarecidas: Em que medida os termos, inclusive relacionados a taxas de retorno, serão suficientemente atraentes? Como as licitações e as concessões vão funcionar na prática? Qual o modelo de financiamento proposto? Haverá mercado para as debêntures de infraestrutura? Qual a diferença em relação à primeira fase do programa, de 2012? A estabilidade das regras será mantida ao longo dos anos? Em que medida novos entrantes terão condições de concorrência?

Participe deste Seminário InterNews que reúne especialistas do setor público e privado para analisar as regras e o andamento deste novo plano de concessões. Avalie as condições de segurança jurídica e as taxas de retorno das novas concessões. Fundamente o seu Project Finance conhecendo melhor as demandas previstas para o uso dos modais. Compreenda o modelo de financiamento de longo prazo a ser utilizado e o papel das debêntures de infraestrutura, dos bancos públicos e privados. Saiba as oportunidades que estão se apresentando com reorganização do setor diante do impacto da operação Lava Jato.

PROGRAMA

8h00 – Credenciamento

8h30 – Panorama para investimentos em infraestrutura no Brasil

Representante
Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

9h40 –Coffee break

10h00 – Como atender as demandas logísticas com investimento em infraestrutura para melhorar competitividade do Brasil

José Vitor Mamede
Diretor Adjunto do Departamento de Infraestrutura do CIESP
Formado em Engenharia de Produção, com pós-graduação em Administração Geral UNIP e especialização em Sistemas de Transportes e Modelagem. Ocupou cargos gerencias nas empresas Vacso, Copersucar, Hedge, Grupo CBCE, FIESP e Ecorodovias. Especialista do setor, consultor, professor, conselheiro da ABRALOG e Diretor Adjunto do Departamento de Infraestrutura do CIESP.

11h10 – Desafios e pontos positivos das regras de concessão propostas pelo governo

Maurício Endo
Sócio Líder de Governos & Infraestrutura da KPMG
Bacharel em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e MBA em Finanças – University of California, Los Angeles (UCLA), EUA. Possui experiência em estruturação financeira de project finance, fusões e aquisições e análise de viabilidade e avaliação econômico-financeira. Na KPMG desde 2002, tem coordenado trabalhos de assessoria financeira, principalmente em setores de infraestrutura. Atualmente, é sócio responsável na KPMG no Brasil pela assessoria financeira em project finance, Parceria Público-Privada (PPP) e Concessões. Anteriormente, atuou nas áreas de project finance e M&A em bancos de investimento.

Fernando Marcondes
Sócio responsável pela área de Construção e Infraestrutura da L.O. BAPTISTA-SVMFA ADVOGADOS
Advogado e árbitro, sócio de L. O. Baptista-SVMFA Advogados, responsável pela área de Construção e Infraestrutura. Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Construção. É também membro do Conselho Jurídico do Sinduscon-SP; vice-presidente da Comissão de Infraestrutura da OAB-RJ e membro da Society of Construction Law. É autor de diversos livros e artigos sobre os temas de Construção e Arbitragem.

Gustavo Loiola Ferreira
Diretor Associado | Líder Brasil para Infraestrutura e Transaction Advice da ARUP BRASIL CONSULTORIA
Atua no setor de infraestrutura por 20 anos, frente a diversos projetos complexos do tipo EPC, Concessões e Parcerias Público-Privadas, com amplo entendimento de estratégias, custos, condições de mercado, marcos regulatórios e principais dificuldades e riscos do setor no Brasil e América Latina.

12h50 –Almoço

14h10 – Análise do modelo de financiamento de longo prazo de obras do PIL 2 e o potencial das debêntures de infraestrutura

Claudio de Araujo Ferreira
Sócio e Chief Investment Officer da VELA INVESTIMENTOS
Sócio e CIO da Vela Investimentos, com atuação focada na Gestão de Fundos de Infraestrutura, Estruturações Financeiras e Project Finance.

Saulo Krichanã Rodrigues
CEO da SK ESTRUTURAÇÃO DE CONCESSÕES E PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS
Economista, Consultor de Operações Estruturadas, Titular da SK Estruturadora de Concessões e PPP, Editor do BLOGCONPPP e Diretor Geral do ISITEC (Instituto Superior de Inovação e Tecnologia). Foi Presidente e Diretor Operacional da Companhia Paulista de Parceria, SPP (atual SP NEGÓCIOS) e dirigente de bancos e empresas públicas e privadas.

Fabrizio de Oliveira Sasdell
Sócio das áreas de infraestrutura e de mercados financeiro e de capitais de Lobo & de Rizzo Advogados

Possui vasta experiência na assessoria de instituições financeiras, organismos multilaterais de crédito, agências de fomento e empresas nacionais e internacionais em todas as fases de projetos de infraestrutura e plantas industriais, especialmente na estruturação de financiamentos de projetos (Project Finance). É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), com especialização em Mercados Financeiro e de Capitais (FGV/SP).

16h00 –Coffee break

16h20 – As condições para se manter a previsibilidade do cenário e a continuidade das regras para investimentos em infraestrutura

Condições concorrenciais para os novos entrantes
Gesner Oliveira
Sócio da GO ASSOCIADOS
Sócio da GO Associados e Professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas São Paulo. Foi Presidente da Sabesp (2006–10) e exerceu dois mandatos como Presidente do CADE (1996-2000). Foi também Secretário de Acompanhamento Econômico em 1995 no Ministério da Fazenda e Secretário Adjunto de Política Econômica (1993-94). Foi sócio da Tendências entre 2000 e 2007. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Economia pela University of California (1989).

17h30 – Encerramento

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos