Eventos

26 maio
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews, e de inteira responsabilidade desta.

Otimização Do Processos De Pesquisa De Mercado Aplicado A Inteli

Otimização do Processos de Pesquisa de Mercado Aplicado a Inteligência Competitiva

A Inteligência Competitiva tornou-se fundamental no processo de tomada de decisões corporativas. A qualidade das recomendações de inteligência depende das técnicas de pesquisa adotadas. Recomendações pertinentes requerem a realização de pesquisas que determinem com rigor a realidade que esteja sendo monitorada.

As pesquisas alimentam o ciclo de Inteligência e auxiliam a empresa na geração e sustentação de vantagens competitivas.

É necessário escolher tipos e métodos de pesquisas adequados, integrar o processo de pesquisa ao ciclo de Inteligência da empresa, ter a coleta de dados de forma prática e funcional, aplicar técnicas analíticas para gerar recomendações e comunicar eficientemente os resultados da pesquisa aos participantes do processo de tomada de decisões.

Participe deste evento InterNews para implementar processos e ferramentas de pesquisa de mercado e de inteligência que possam gerar recomendações eficazes à tomada de decisões estratégicas e táticas em sua empresa.

INSTRUTORA
Armelle Decaup
DEFÍ Intelligence

Fundadora da DEFÍ Inteligence, consultoria para empresas de diversos portes e setores (petroquímica, farmacêutico, telecomunicações, manufatura, tecnologia, bens de consumo, serviços financeiros, entre outras) para a implantação e otimização de práticas de Inteligência Competitiva, pesquisa de mercado e planejamento estratégico. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência de 15 anos em Inteligência Competitiva, Marketing, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado, Econometria e Comunicação nos EUA, Europa e América Latina em empresas multinacionais como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand, Sawtek. Mestre em economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da InterNews.

PROGRAMA
1. Conceitos e fundamentos da Pesquisa de Mercado

A função da pesquisa na tomada de decisões executivas
Definições e conceitos-chave
Classificação dos modelos de pesquisa de mercado
O papel da pesquisa e da segmentação no Sistema de Inteligência de Mercado (SIM)
Aplicações da pesquisa de mercado

2. Processo e Técnicas de Pesquisa de Mercado

Criação de um projeto de pesquisa:
Origem do problema de pesquisa no SIM
Definição de uma abordagem

Processo de pesquisa:
Formulação da problemática
Planejamento da pesquisa
Execução da pesquisa
Compilação dos dados
Análise dos dados
Comunicação dos resultados

Tipos de pesquisa: objetivos, características e métodos
Pesquisa exploratória
Pesquisas conclusivas:
Pesquisa descritiva
Pesquisa causal

3. Coleta de Dados

Natureza dos dados
Tipos de coleta
Dados secundários e bancos de dados: vantagens e limitações
Pesquisa qualitativa:

A natureza da pesquisa qualitativa
Metodologias da pesquisa qualitativa

Pesquisa por survey:

Tipos e métodos de surveys
Tipos de erros da pesquisa por survey

Dados primários:

Por observação
Por experimentação

Desenvolvimento e aspectos chaves de um plano de amostragem
Elaboração de escalas e questionários
Estruturação da coleta:
Parametrização
Escolha das fontes ideais e alternativas
Avaliação da qualidade das fontes

Gerenciamento da informação com sistemas complementares ao SIM

4. Análise das Informações

O processo de transformação das informações em Inteligência
Modelos analíticos qualitativos e quantitativos
Procedimento de análise de dados
Validação e edição
Codificação
Transcrição
Lmpeza de dados
Tabulação e análise estatística
terpretação e recomendações estratégicas

Tipos de análise:
Descritivos
Inferenciais

Exemplos e aplicação de técnicas analíticas

5. Disseminação e Uso dos Resultados de Pesquisa

Diretrizes para a criação de relatórios de pesquisa
Apresentação gráfica dos resultados
Apresentação pessoal e pela Internet
Follow-up da pesquisa
Utilização eficaz das informações de pesquisa
Gerenciamento do processo de pesquisa
Noção de ética na pesquisa
08h40 Credenciamento e Welcome coffee
09h00 Início
10h30 10h50 Coffee break
12h40 13h40 Almoço
16h10 16h30 Coffee break
18h00 Encerramento

INFORMAÇÕES
Data
26 e 27 de maio de 2011

Local
Paulista Wall Street Hotel
Rua Itapeva, 636
Bela Vista – São Paulo – SP

Preço
R$ 2.560,00 para inscrições pagas até o dia 6 de maio de 2011
R$ 2.780,00 para inscrições pagas após o dia 6 de maio de 2011

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou por cartão de crédito
Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições
Estão inclusos os custos de material, coffee break, almoço e estacionamento

Evento Realizado Pela InterNews

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos