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11 jul
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: CR Basso, e de inteira responsabilidade desta.

Planejamento Estratégico Com Bsc

Planejamento Estratégico com BSC
Considerações
Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. O planejamento é, normalmente, de responsabilidade dos níveis estratégicos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos e indicadores de medição quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Denominamos planejamento estratégico a etapa formal de “colocar no papel” aquilo que tem como base a postura e preocupação empresarial, que traduza o pensamento estratégico. É ele, o planejamento estratégico que permite a análise mais sistemática e racional das oportunidades de negócios e da alocação dos recursos da organização. A partir da visão organizacional, o modelo favorece a descrição, a implementação e a gerência das estratégias operacionais. Através de indicadores selecionados, podemos medir a realização dos objetivos contidos no mapa estratégico. Além de proporcionar ampla visão do desempenho através dos indicadores, o planejamento amplia o envolvimento dos demais colaboradores, através do feedback estratégico. Participe deste treinamento, aprimore sua atuação estratégica e favoreça o desempenho de sua organização.

Objetivos

Refletir sobre a cultura de mudanças – percepção x reação e a fundamental importância de aderir ao paradigma de gestão do desempenho.
Discutir sobre as maiores resistências à introdução do planejamento estratégico formal e possíveis ações para superá-las.
Destacar a importância da definição e disseminação da cultura organizacional como propulsora da visão de futuro organizacional.
Apresentar o modelo de gestão apoiado na filosofia do Balanced Scorecard.
Discutir a fundamentação das diretrizes estratégicas no auxilio aos executivos quanto ao desenvolvimento de um processo sistemático para a formulação de estratégias organizacionais.
Discutir conceitos e práticas sobre planejamento, refletido nas estratégias x operações na superação dos desafios organizacionais.
Apresentar os passos fundamentais e a metodologia CR BASSO do planejamento, interfaceada com o orçamento empresarial.
Discutir a importância de identificar os fatores críticos de sucesso e como sua descoberta assegura o atingimento dos objetivos através de esforços localizados.
Refletir sobre quem estabelece os objetivos e as premissas para sua definição.
Apresentar e praticar de forma simulada a importância do orçamento de resultados para apoiar a projeção de resultados econômico-financeiros.
Apresentar a metodologia do diagnóstico ouvir vozes – modelo CR BASSO e quais as entidades que devemos ouvir.
Destacar a importância da análise de cenários e diagnósticos para entender a realidade da organização pela prática da Análise SWOT.
Refletir sobre a importância de uso da Matriz de Produtos e Mercados para apoiar as estratégias comerciais.
Apresentar aplicação prática do Balanced Scorecard – BSC como ferramenta de gestão estratégica para o fortalecimento do desempenho futuro.
Destacar as dimensões do modelo apoiado nas perspectivas: finanças, clientes, processos internos e de aprendizado e crescimento.
Relacionar as ações do planejamento estratégico com as atuais práticas do modelo BSC, permitindo o conhecimento prático das ações necessárias para a sua implantação.
Conceituar e desenvolver na prática a percepção pelos indicadores de resultados e indicadores direcionadores – estes oriundos dos fatores críticos de sucesso pela reflexão prática da relação de causa-efeito.
Orientar a construção do mapa da estratégia e analisar sua aderência aos objetivos estratégicos da organização, através da construção da árvore de relações de causa-efeito.
Discutir a implantação do modelo para favorecer a monitoração do desempenho através de indicadores mensuráveis selecionados.
Destacar os benefícios e a forma de comunicação do planejamento e a importância de praticar o feedback estratégico dentro da organização.
Realizar as etapas de elaboração do planejamento e painel de bordo do BSC em caso simulado ou trazido pelos participantes.

Metodologia

Apresentação dialogada dos conceitos, análise e discussão da metodologia enfatizando a importância da cultura organizacional, entendimento de cenários, análise de mercado, refletindo assim sobre a identificação dos grandes desafios organizacionais. Além da conceituação, destacaremos o desdobramento prático da metodologia do planejamento, e o estabelecimento de: objetivos estratégicos, fatores críticos de sucesso, indicadores de mensuração e a construção do mapa da estratégia para avaliar o desempenho da organização apoiado na filosofia e práticas do planejamento estratégico formal e do painel de indicadores do Balanced Scorecard.
NOTA: O consultor, além do domínio conceitual dos temas tem expressivo domínio prático obtido pela condução de dezenas de projetos de desenvolvimento e implantação do modelo formal do Planejamento Estratégico com o Painel de Indicadores na filosofia do Balanced Scorecard em organizações públicas e privadas.

Público Alvo

Empresários, Diretores, Gerentes e Chefias de todas as áreas da organização que representem a liderança estratégica e atuem ou apóiem as ações para a elaboração do planejamento estratégico da organização ou unidades de negócio.

Conteúdo Programático

Cultura de mudanças
Quadrantes da mudança: percepção x reação
Resistências típicas à adoção do planejamento formal na organização
Os heróis do planejamento – quem participa?
Discutindo a visão do futuro – comunidade da visão
Cultura organizacional – visão, missão e valores
Disseminação da cultura organizacional como propulsora da visão de futuro
Gestão do desempenho – o que é importante tem que ser medido
Conhecendo o modelo de gestão Balanced Scorecard
Conceitos e princípios do planejamento estratégico
Pensamento x planejamento estratégico
Planejamento estratégico, tático e operacional
Estratégias x operações
Fundamentos e dimensões estratégicas: unidades de negócio
Metodologia do planejamento estratégico
Quem define os objetivos na organização
Requisitos essenciais na elaboração dos objetivos – SMART
Identificando os fatores críticos de sucesso
Orçamento empresarial e de resultados
Conflitos no orçamento: empresa x gestores
Diagnóstico ouvir vozes
Análise de mercado – SWOT Analysis
Avaliação de competências – pontos fortes e pontos fracos (presente)
Avaliação do ambiente – oportunidades e ameaças (futuro)
Matriz de produtos e mercados – as quatro estratégias
Formulação e implementação da estratégia
Introdução ao estudo de caso
Balanced Scorecard – BSC e as quatro perspectivas do negócio
Identificação dos grandes desafios organizacionais – diretrizes estratégias do negócio
Desdobramento das diretrizes em objetivos organizacionais – resultados
Identificação dos fatores críticos de sucesso
Construção da matriz dos objetivos por perspectivas
Desdobramento em objetivos gerenciais – esforços
Conceituação de indicadores: resultantes e de esforços
Formulação dos indicadores de medição dos objetivos (resultantes x esforços)
Discussão e desdobramento dos objetivos em metas
Orientação quanto ao detalhamento das metas em projetos e planos de ação
Aderência e alinhamento dos objetivos através da construção da árvore de relações de causa-efeito
Adoção do feedback estratégico – PDCA da gestão
Conclusão do estudo de caso simulado com aplicação prática dos conceitos apresentados
Apresentador

C. Basso
Sócio Diretor da CR BASSO Consultoria, profissional que atua há trinta anos em educação. Consultor Organizacional que há quatorze anos acumula experiências de consultoria e treinamento em Planejamento Estratégico e Organizacional e o Balanced Scorecard, Gestão em RH, Estratégias de Negociação, Estratégias com Clientes, Avaliação por Competência e Desenvolvimento Gerencial, Desenvolvimento de Equipes, Marketing e Vendas, Gestão Financeira, entre outros. Administrador de Empresas, com especialização em Finanças – Internacionais e Corporativas pela FGV-SP e New York University-NY e MBA em Marketing pelo IBMEC-SP. Autor de dezenas de Manuais Técnicos sobre o ambiente Corporativo. Criador e apresentador do treinamento OnLine, série em três módulos – “Estratégias com Clientes”. Escreve regularmente artigos sobre relações profissionais e empresariais. Experiência de 15 anos em cargos estratégicos no mercado financeiro. Especialista na apresentação e condução de Palestras, Seminários e Treinamentos a executivos e outros profissionais em todo o Brasil. Empresas com trabalhos apresentados: CORREIOS, SABESP, TELEFÔNICA, PPE FIOS ESMALTADOS, ALCOA, FORD BRASIL, PMSP, PROCTER & GAMBLE, VOLKSWAGEN, IBBL, FALCÃO BAUER, ABM, FESTPAN, ARROZ PRATO FINO, IBOPE, WEIR BRASIL, C&C, SCANIA, KRAFT FOODS, ZF DO BRASIL, SUPMAR, MONDIAL ASSISTANCE, CBA, INTERNATIONAL PAPER, FESTO, GERDAU, VALE, CARREFOUR, GM, CPFL, PRODESP, DELPHI AUTOMOTIVE, TSE, CNEN, entre outras.

Informações Adicionais

Duração:
16 horas

Horário:
Das 08:30 às 17:30

Data:
11 e 12 de julho de 2011
Local: a definir
Investimento:
R$1.880,00

Descontos Especiais:
Consulte nossas condições diferenciadas de desconto.

Benefícios:
Almoço, Coffee Break, Material didático e de apoio, Certificado de Participação.

Formas de pagamento:
Boleto bancário ou depósito em conta

Evento Realizado Pela CR BASSO

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Local

São Paulo / SP

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