Eventos

30 mar
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Prevenção e Controle de Fraudes Corporativas

, horário:

Nenhuma empresa está imune à fraude, independente do porte ou ramo de atividade. Os ataques são frequentes e ocorrem em qualquer parte do mundo. Os valores perdidos com fraudes chegam a 5% da receita das companhias.

Alguns exemplos clássicos nos mostram a situação das fraudes no Brasil e no mundo, como o caso do Lehmam Brothers, protagonista da crise mundial de 2008. O esquema de corrupção da Petrobras, revelado pela operação “Lava jato”, já sendo considerado o maior escândalo corporativo na história do Brasil e não há sinais de fim. O império do Eike Batista e o Banco Panamericano. As fraudes corporativas acontecem em diversas escalas e podem ir de desvios de dinheiro e produtos a espionagem e sabotagem industrial. Para evitar esses problemas, principalmente os originários no ambiente interno, é necessário aplicar estratégias de prevenção.

Impunidade e falta de controle beneficiam as ações. Mesmo que a fraude seja identificada, a sua caracterização e a investigação da extensão e origem é bem mais complexa. Quando pesquisado os cargos dos criminosos, verifica-se que sócios e executivos são responsáveis por 19% dos casos. Empregados cometem 42% das fraudes e os gerentes cometem 36%.

A duração média entre o início da fraude e sua descoberta é de 18 meses. Isso demonstra a baixa efetividade dos controles implementados pelas empresas. 58% das empresas não recuperam os valores subtraídos. Participe deste Evento de Capacitação InterNews para melhor desenvolver ações preventivas e de combate à fraude em sua empresa. Saiba como reconhecer situações de fraude, definir políticas preventivas e preparar estratégias e iniciativas de combate.

Renomado profissional em segurança da informação e na implantação de estruturas de segurança, prevenção e combate à Fraude, André Regazzini, apresentará um roteiro estruturado para o planejamento, implantação e operação do processo de apuração interna, proteção de ativos e resposta a incidentes, garantindo a prevenção e o controle de fraudes corporativas.

Instrutor

André Luis Regazzini

CSO, CISA, CISM, CGEIT

Profissional de Segurança da Informação, Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Certified Information Security Manager (CISM) e Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT), Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC de Campinas e Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB de Santa Catarina. Possui grande experiência profissional na Gestão de Tecnologia, Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação. Trabalhou nas empresas FEPASA, Perdigão, PricewaterhouseCoopers, Vésper, Ernst & Young e outras. Grande conhecimento e prática na implantação de estruturas de segurança da informação, programas de auditoria de sistemas, estratégias de governança de TI e mecanismos de SLA. Já atuou como consultor de segurança e de TI em empresas de cartão de crédito, seguradoras, bancos, indústrias e operadoras de telecom. Atualmente é Sócio diretor da IPLC do Brasil, empresa especializada em Proteção da Informação.

PROGRAMA

I – Tipificando a fraude corporativa

Causas das fraudes corporativas
A influência da cultura e do ambiente sobre as pessoas
Comparação da fraude com outras ameaças
Personificação do fraudador
Caracterização do ambiente de fraudes
II – Tratamento da fraude corporativa

Detecção e reconhecimento da situação de fraude
Apuração inicial da fraude
Cuidados e armadilhas na apuração de fraudes
Controles sobre o fraudador e sobre o ambiente de fraude
Reaproveitando as lições aprendidas
III – Evitando a recorrência de fraudes e fraudadores

Controles preventivos para fraudes;
Monitoração e detecção;
Conscientização e ambiente colaborativo
Proteção dos recursos da empresa
Processos e características das áreas que lidam com fraudes
Relatórios e comunicação de fraudes corporativas
IV – Tratando as fraudes tecnológicas

Análise de riscos e ameaças
Diferenciação da fraude em recursos de TI
Mudanças no cenário de fraudes em decorrência da TI
Prevenção às fraudes tecnológicas.
Efeito do encadeamento e da interdependência de empresas, negócios e informações.

Adicionar ao Calendário do Google

Local

Golden Tulip Park Plaza Hotel

Alameda Lorena, 360 – Jardins São Paulo, SP

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos