Eventos

30 nov
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: ABERJ, e de inteira responsabilidade desta.

Principais Procedimentos De Auditoria Por áreas E Riscos

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA POR ÁREAS E RISCOS

De 16 a 18 de Abril de 2012

Horário: 09h às 18h | Carga Horária: 24h/a

Local: ABERJ | R. do Ouvidor, 50, 12° andar, Centro / RJ.

Objetivo:

O programa foi estruturado e formatado como avançado, destinado aos profissionais que já atuam na área ou têm relação com o tema, estimulando-os ao aperfeiçoamento profissional e ao acesso às principais informações necessárias ao desempenho de sua atividade.
Apresentar de maneira prática os principais conceitos, controles, riscos e procedimentos de auditoria interna aplicáveis a uma Instituição Financeira.
O programa proporciona aos participantes consolidar em uma visão integrada os insumos necessários ao auditor interno no tocante à sua capacitação técnica e ao seu relacionamento com os demais profissionais da organização.
O curso aprofunda a abrangência dos demais módulos de treinamento disponibilizados pela FEBRABAN nesta área e oferece a oportunidade de que os participantes desfrutem da possibilidade de acesso a capacitação de alta qualidade.
Público Alvo:

Profissionais que atuam na Auditoria Interna das Instituições e ainda aqueles que necessitam estreitar sua relação com a Auditoria Interna ou com a Gestão de Riscos, tais como: Integrantes dos Comitês de Auditoria, Diretores e Gerentes de Controles Internos/”Compliance”; Gestores de Áreas, Gestores de Riscos; “Chief Risk Officers” e Auditores Externos.

Público Alvo:

Evolução do Sistema Financeiro – Introdução – O Sistema Financeiro Nacional – Desafios das Últimas Duas Décadas – Principais Características do Cenário Mundial – Marcos Regulatórios (Basiléia, SOX e outros normativos do BACEN).

Referências de Gestão de Riscos Fundamentais para a Auditoria Interna – Enterprise Risk Management (ERM) – Control Self Assessment (CSA) – COSO – ITIL – COBIT – Know Your Customer e Prevenção à Lavagem de Dinheiro – Governança Corporativa – Comitê de Auditoria – Auditoria Baseada em Risco – Auditoria Contínua.

Principais Áreas e Produtos das Instituições Financeiras – Crédito – Captação – Serviços – Tesouraria e Mesa de Operações – Câmbio – Corporate, Middle e Small Business.

Principais Processos, Controles, Riscos e Procedimentos de Auditoria por Área – Crédito – Depósito à Vista, Asset Management e Private Banking – Arrecadação, Cobrança, Atendimento (Call Center), Auto-Atendimento e Cartão de Crédito – Tesouraria e Mesa de Operações – Câmbio – Corporate, Middle e Small Business.

A interação da Auditoria Interna – A Interação da Auditoria Interna com as demais áreas – Auditores Internos, Novos Riscos e Novas Atitudes.

Metodologia

O curso será realizado através de aulas expositivas.
As exposições serão realizadas através de slides.
As aulas serão fundamentadas na bibliografia, seguindo o cronograma estabelecido.
Será passado para os alunos material didático sempre que necessário.
Sempre que possível, exercícios, filmes e notícias da mídia serão apresentados, objetivando o reforço do aprendizado e a realização de interações, correlacionando-os com o conteúdo programático.
Instrutores: Nilton dos Santos e Rubens Ferreira dos Reis

Nilton dos Santos – Membro do corpo de docentes da FEBRABAN e Consultor de Auditoria Interna, Gestão de Riscos e Compliance/Controles Internos. Formado em Administração de Empresas, possui 25 anos de experiência em projetos nestas áreas e ainda em Governança Corporativa, Business Intelligence, Planejamento Estratégico, Gestão Empresarial e Orçamentária, Sarbanes & Oxley, Acordo da Basiléia I e II, Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Terrorismo.
Neste período executou projetos de consultoria e auditoria, focados nas revisões e exames de auditoria interna, implementação de sistemas de gestão de riscos, matriz de risco e análise/revisão de processos de negócios e implementação de áreas de auditoria interna, compliance e de controles.
Com vasta experiência em todos os segmentos do mundo corporativo, ao longo de sua carreira atuou em empresas de primeira linha do cenário nacional e internacional, tendo recentemente sido consultor por sete anos de duas das maiores empresas mundiais de consultoria e auditoria, realizando trabalhos no Brasil, Argentina e Estados Unidos. Ex-Diretor Executivo e Chief Staf Officer do Instituto dos Auditores Internos do Brasil.

Rubens Ferreira dos Reis – Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM RJ. Possui 38 anos de sólida carreira profissional com vivência em trabalhos e projetos relacionados à Auditoria Interna, Controles Internos, Compliance e Gestão de Riscos. Experiência prática em áreas ligadas a Gestão Corporativa, Controladoria e Finanças, Tesouraria, Crédito, Seguros e Asset Management. Larga experiência em desenvolvimento, implantação e suporte de soluções corporativas com o gerenciamento de projetos, envolvendo estruturação de departamentos operacionais, destacando-se: Cobrança, Faturamento, Contas a Pagar, Compras, Controles Internos e Compliance.

Investimento por participante:

Bancos Associados – R$ 1.500,00
Não Associados – R$ 1.770,00

Adicionar ao Calendário do Google

Local

Rio De Janeiro / RJ

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos