Eventos

26 set
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Recuperação e Reestruturação de Empresas: o que fazer diante dos efeitos da crise econômica

, horário:

A crise econômica retraiu os mercados e atingiu as empresas. A recuperação requer medidas eficazes, com a escolha de alternativas que melhor resolvam situações específicas. Nenhuma empresa ficou imune. Todas foram impactadas, de forma desigual. Cada empresa precisa agora encontrar o seu caminho para recuperar o crescimento.

As empresas que mais rapidamente detectam dificuldades, elaboram diagnósticos apropriados e mobilizam-se na busca de soluções, possuem maiores chances de êxito em suas estratégias de recuperação, via turnaround, reorganização societária, renegociação com credores ou até recuperação judicial.

Em períodos como este as empresas devem reexaminar o seu próprio negócio, repensar suas estratégias internas e seus relacionamentos com clientes, credores, fornecedores e quadro de funcionários, criando condições para seguirem em frente com maior segurança.

Participe deste Seminário InterNews que reúne renomados especialistas para analisar as principais estratégias que poderão auxiliar a sua empresa a se reorganizar diante dos efeitos da crise econômica. Avalie os meios jurídicos de recuperação e suas aplicações. Compreenda as etapas de um processo de recuperação judicial. Analise as melhores práticas em processos de turnarounds, com base em casos práticos. Saiba o valor da sua empresa aplicando modelos de valuation. Conheça as melhores soluções para captar novos recursos financeiros, mesmo com a empresa em dificuldade. Discuta sobre as propostas de alteração na legislação da Recuperação Judicial e entenda como elas podem beneficiar sua empresa.

PROGRAMA

8h30 – Credenciamento

9h00 – Meios de recuperação existentes, considerando a validade jurídica, aplicações e contraindicações em cada caso

Parcelamento de créditos
Desconto para pagamento total
Aumento de juros para pagamento futuro
Emissão de debentures
Venda de Unidade Produtiva Isolada – UPI
Outros
Cássio Cavalli

Advogado Consultor na Área de Insolvência & Reestruturação de VEIRANO ADVOGADOS
Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Membro do Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério da Fazenda para Reforma da Lei 11.101/05. Conselheiro de Administração do TMA Brasil (Turnaround Management Association of Brazil). Vice-presidente da Comissão de Falências e membro das Comissões de Mercado de Capitais e Direito Empresarial da OAB-RJ.

10h00 – Coffee break

10h20 – Como planejar e colocar em prática a estratégia de recuperação judicial

Identifique sinais de crise em sua empresa mesmo em estágios iniciais
A importância do timing na recuperação judicial
Diagnóstico e análise de viabilidade sobre a possibilidade da recuperação
Definição de cronograma de ações para a recuperação da empresa
Plano de renegociação de débitos com fornecedores, colaboradores e instituições financeiras
Guilherme Moreira Marcondes Machado

Sócio de MARCONDES MACHADO ADVOGADOS
Advogado com especializações em “Turnaround de Empresas” pelo Insper e “Recuperação Judicial e Falências” pelo IBAJUD – Instituto Brasileiro de Recuperação Judicial. É sócio proprietário na Marcondes Machado Advogados, onde atua como especialista em reestruturação de empresas, recuperação judicial e contencioso.

11h20 – PAINEL: Melhores Práticas para promover e gerenciar um processo de Turnaround ou de Reestruturação em sua empresa – Casos práticos

Daniel Machado Amaral

Advogado Especialista em Reestruturações Empresariais de DASA ADVOGADOS
Tem atuado em processos de Recuperação Judicial e Recuperação Extrajudicial, de diversos grupos empresariais de setores variados, alguns com passivo a R$ 5 Bilhões e mais de 14 mil credores. É membro efetivo da Comissão de Direito Recuperacional e Falimentar da OAB de São Paulo e de Campinas.

Douglas Duek

CEO & Founder de QUIST INVESTIMENTOS
Economista, mestre em finanças com formação em Harvard (USA), tem especialização em avaliação de empresas pela New York University (USA). Fundador da Quist Investimentos, casa de investimentos alternativos que administra fundos que investem em empresas estressadas e presta assessoria em reestruturação de empresas.

12h40 – Almoço

14h00 – Valuation de empresas: técnicas e metodologias para avaliação econômico financeira de empresas em tempo de crise

Entender o valor real da empresa é primordial para identificar os pontos fortes e fracos do negócio e, consequentemente, mitigar aquilo que está deficitário. O processo de valuation também é importante para atrair novos investidores.

Salvatore Milanese

Sócio de PANTALICA PARTNERS
Sócio sênior fundador da Pantalica Partners, com mais de 24 anos de experiência nas áreas de turnaround/reestruturação de empresas, transações envolvendo ativos especiais e investimentos em carteiras de créditos inadimplidos. Graduado em Banking Finance na Universidade de Messina-Italia, com MBA em Banking and Finance no CUOA-Vicenza e vários cursos em Turnaround, Financial and Operational Restructuring, Crisis Cash Management pela KPMG. Presidiu a TMA Brasil (2010 a 2012), da qual permanece membro.

Wolney Netto

Sócio da PANTALICA PARTNERS
Graduado na Fundação Getúlio Vargas em Administração de Empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Pós MBA na Northwestern University – Kellogg School of Management. Possui sólida experiência em grandes multinacionais e consultoria, como, Louis Dreyfus Commodities/Biosev (Agronegócio), Votorantim (Indústria) e KPMG Corporate Finance (Consultoria). Diretor da Pantalica Partners, com mais de 16 anos de experiência em Corporate Finance, Planejamento Estratégico, Análise Econômico-financeira, Relações com Investidores e Reestruturação de Empresas.

15h20 – Captação de novos recursos para empresas em crise financeira

Quando as empresas estão em crise financeira, enfrentam sérias dificuldades para alavancar recursos que paguem suas dívidas e ainda ofereçam segurança para continuar funcionando. Conheça algumas opções para captação de recursos em empresas em crise, assim como avalie as possíveis soluções para algumas situações práticas.

Operações de dívida estruturadas
DIP Financings
Investimentos
Alienação/aquisição de ativos
Fernanda Neves Piva

Advogada de MACHADO MEYER ADVOGADOS
Mestre em direito comercial e bacharel em direito pela PUC/SP. Atuante na área de recuperação judicial. Autora de artigos na área de direito comercial.

16h20 – Coffee break

16h40 – PAINEL: Discussão sobre a revisão da Lei n. 11.101/2005 e o seu impacto no processo de Recuperação Judicial

Após várias discussões com a classe de advogados e a criação de um grupo de trabalho ligado ao Ministério da Fazenda, o governo deve finalizar este ano uma proposta de projeto de lei para mudança da lei de recuperação judicial, com o objetivo de facilitar a retomada das empresas em dificuldade e aumentar a segurança jurídica em todo o processo. Conheça neste painel as mudanças propostas e como elas poderão ser mais efetivas para as empresas que necessitarem deste mecanismo.

Ampliação da lista de empresas autorizadas a ingressar no processo
Sujeição das garantias de natureza fiduciária
Regulamentação da recuperação judicial para grupos de empresas
Outras mudanças importantes e seus impactos para as empresas em crise
Daniel Carnio Costa

Juiz titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do TJSP
Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e mestrado pela FADISP. Pós-doutorando em Direito na Universidade de Paris 1 – Panthéon/Sorbonne desde 2014. Atualmente é professor e coordenador acadêmico da Pós-Graduação Lato Sensu em Recuperação de Empresas e Falências na FADISP, professor e coordenador acadêmico do Ibajud – Instituto Brasileiro de Administração Judicial, professor de direito empresarial da PUC/SP e professor palestrante em diversos cursos de pós-graduação em nível nacional. Membro do Grupo de Trabalho de Recuperação Judicial e Falência criado pelo Ministério da Fazenda pela Portaria 467/2016. É Juiz de Direito (Tribunal de Justiça de São Paulo) desde 1998.

Renato Luiz de Macedo Mange

Sócio Fundador de RENATO MANGE ADVOGADOS ASSOCIADOS
Advogado formado pela Faculdade de Direito da USP/1974. Especializado em Direito Falimentar, especificamente em Recuperação Judicial. Ex-Presidente da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo (Biênio 1995/96).

18h00 – Encerramento

Adicionar ao Calendário do Google

Local

Golden Tulip São Paulo Jardins Hotel

Alameda Lorena, 360 – Jardins São Paulo, SP

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos