Eventos

23 set
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Reestruturação De Dívidas E Recuperação Judicial

Muitas empresas brasileiras estão enfrentando dificuldades financeiras devido ao baixo crescimento do PIB e a deterioração dos fundamentos da economia. O endividamento, a prazos e taxas de juros insustentáveis, atingiu nível excessivo como resultado de faturamento menor do que previsto, aumento mais acelerado de custos e frustração com a taxa esperada de retorno sobre investimentos recentes. Medidas urgentes se fazem necessárias diante desta situação imprevista.

Em alguns casos, cabe o alongamento de prazos e renegociação das taxas de juros. Em situações mais críticas, o recurso à recuperação judicial deve ser considerado. Entre esses dois extremos, há diversas possibilidades, como renegociação com credores, emissão de papéis e captações no exterior. É fundamental ter acesso a informações detalhadas sobre cada uma das opções disponíveis.

Participe deste Seminário InterNews, onde alguns dos principais especialistas abordarão as questões críticas para reestruturação de dívidas ou mesmo para a recuperação judicial. Conheça as informações mais recentes sobre o andamento dos mais importantes processos de reestruturação dívidas e de recuperação judicial de empresas. Saiba o que pode ser feito para o restabelecimento da saúde financeira antes da opção judicial. Veja quais são os pontos cruciais para uma negociação bem sucedida.

PROGRAMAÇÃO

8h00: Credenciamento

8h30: As empresas endividadas e o Sistema Financeiro Nacional

A renegociação de dívidas na visão dos credores
Recentes desfechos de processos de recuperação judicial
Propostas de alteração da Lei
Marcio Calil Assumpção
Superintendente Executivo Jurídico do Banco Safra. Advogado, autor de diversas obras sobre o tema, como Ação de Busca e Apreensão Decorrente de Alienação. Membro do Comitê Legal da ABBC e membro da Subcomissão de Recuperação de Crédito da Febraban.

9h30: Os caminhos possíveis antes da decisão pela opção judicial

Estratégias de negociação
As opções dos devedores
Maercio Soncini
Consultor da MB Associados. Administrador de Empresas pela FGV, com especialização em finanças e cursos de pós-graduação pela FGV e Insead (França). Mais de 37 anos de experiência no mercado financeiro, sendo 18 anos como diretor estatutário. Foi Diretor e Vice Presidente da ABBC.

10h10: Coffee Break

10h30: Recuperação Judicial – noções gerais

Introdução à LFR
Aspectos processuais e questões práticas
Julio Mandel
Advogado especialista em Direito Falimentar, sócio da Mandel Advocacia. Membro do IBR, do TMA, da Comissão de Estudos sobre Instituições Financeiras da OAB-SP e da Comissão de Estudos de Direito Recuperacional e Falimentar do IASP. Autor do livro Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas Anotada.

11h40: Como estruturar um Plano de Recuperação Judicial

Passo a passo da estruturação
Aspectos econômicos e financeiros que devem ser levados em conta
Capacidade de pagamento
Exemplos práticos
Recuperação extrajudicial
Luis Alberto de Paiva
Fundador da Corporate Consulting Gestão Empresarial, economista, pós graduado pela FGV, com 39 anos de experiência em Distress Companies. Atuou como executivo exercendo funções de CFO e CEO em empresas como Lloyds Bank, Grupo Accor, Transbrasil e Opportunity.

12h40: Almoço

14h00: A visão do Poder Judiciário

A responsabilidade solidária entre duas empresas do mesmo conglomerado
Questões críticas do processo de Recuperação Judicial
Paulo Furtado de Oliveira Filho
Juiz de Direito da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo

15h15: Estudo de casos de sucesso

A experiência bem sucedida com reestruturação de dívidas de grandes empresas
Renato Carvalho Franco
Sócio fundador da Íntegra Associados, tem 30 anos de experiência em gestão, finanças, reestruturação de empresas e M&A. Participou de inúmeros projetos de reestruturação, fusões e aquisições e situações especiais, como Parmalat, Grupo Itaú, Gradiente, Coimex, Daslú e Infinity Bio-Energy. É membro e diretor do Young President’s Organization , do IBGC e do TMA. Possui MBA pela Thunderbird (EUA)

16h30: Coffee Break

16h50: Pontos cruciais para a negociação bem sucedida

Premissas: a importância de uma boa modelagem e de estabelecer a confiança entre as partes envolvidas
Os objetivos de uma negociação e seus pilares: prazo, juros, carência, taxas, hair cut
Os tipos de credores e suas características mais marcantes
Luís Felício
Sócio da Galeazzi & Associados. Atuou como CRO em diversos processos de reestruturação empresarial e conduziu processos de melhoria de performance nos segmentos automobilístico, varejo, indústria de alimentos, bancário, metalúrgico, têxtil, calçado, indústria naval e siderúrgico, entre outros. Realizou projetos na França, Portugal, Uruguai, Argentina e Brasil.

18h00: Encerramento

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos