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17 jan
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: IRGR, e de inteira responsabilidade desta.

Relacionamento Das Organizações Com A Imprensa

Programa
Relacionamento das Organizações com a Imprensa
Estratégias de Divulgação – Plano de Relacionamento com a Imprensa – Política de Comunicação – Divulgação Jornalística – Condução de Entrevistas – Prevenção de Conflitos
COMO DESPERTAR A ATENÇÃO ESPONTÂNEA DA IMPRENSA?

COMO PROCEDER SE UM JORNALISTA PROCURAR SUA EMPRESA?

Jornalismo e democracia são sistemas que estão intimamente relacionados na sociedade contemporânea. Não há como negar. Embora haja quem acredite que os veículos de comunicação, por estarem vinculados a grupos econômicos, acabam deformando o processo democrático; há outros que vêem, na liberdade de imprensa, a verdadeira condição para seu exercício.

O fato é que todos nós – cidadãos, instituições, empresas e órgãos governamentais – somos passíveis de julgamento em dois tribunais: o da Justiça e o da Opinião Pública. Nesse último, frequentemente, o papel de promotor é desempenhado pela Imprensa.

Ao aceitarmos, portanto, o pressuposto de que – hoje – é inevitável a obrigação das Organizações, em qualquer setor (público, privado, terceiro setor) e atividade econômica, dizerem aos seus stakeholders a que vieram; a aproximação proativa com jornalistas e o esforço para a familiarização com seus métodos de trabalho colocarão a Organização em um cenário de goodwill com esse 4º Poder, contribuindo efetivamente para a construção de uma imagem positiva dos seus negócios.

AO PARTICIPAR DESTE CURSO VOCÊ TERÁ A OPORTUNIDADE DE:
•Conhecer táticas para conquistar espaços na mídia de forma espontânea.
•Entender as principais estratégias de divulgação na Imprensa.
•Familiarizar-se com o funcionamento do processo de coleta, redação, edição e publicação das notícias nos veículos de comunicação impressos e eletrônicos.
•Adquirir noções de como um porta-voz, interlocutor ou fonte autorizada da empresa deve se preparar para atender a Imprensa escrita e falada.
•Exercitar a montagem de um plano de relacionamento com a Imprensa

Data:
17/01/2011 – 9h às 18h (segunda-feira)
18/01/2011 – 9h às 18h (terça-feira)
Local: Espaço Paulista de Eventos – Avenida Paulista, 807 – 17. andar – CJ.1718 – Cerqueira César – São Paulo/SP
Código do Curso: M00029_CI

A QUEM SE DESTINA
Líderes empresariais, gestores (nível executivo e de staff) que atuam em Marketing, Recursos Humanos e demais áreas funcionais, interdependentes, do setor público, privado e terceiro setor, estudantes universitários (Comunicação Social) e todos aqueles que ocupam cargo de liderança nas empresas, independentemente de sua formação acadêmica.

OBJETIVO:
Demonstrar ao participante (na prática) a importância estratégica de saber conversar com jornalistas nos tempos atuais. Primeiro porque não existem cursos nem livros que ensinem melhor essa técnica. Segundo porque quanto mais se conhecer a realidade do trabalho do jornalista – as pressões que sofre, os critérios que são empregados, as limitações de tempo a que está submetido – melhor poderá ser o relacionamento da Organização com ele. A metodologia será por meio de exposição dialogada, dinâmicas de grupo sobre as práticas de sua própria Organização e intercâmbio de situações reais vivenciadas.
P R O G R A M A

O espaço na mídia
Quem a Imprensa procura?
Como a Imprensa pode se interessar pela empresa
O espaço na mídia para a pequena e média empresa
O que é notícia e publicidade na empresa
A divulgação jornalística vende produtos?
Quem conduz a divulgação jornalística na empresa?

A política de relacionamento com a Imprensa
Por que a empresa deve ter uma?
As características de uma política de comunicação
Inventário informativo da empresa
Porta voz, interlocutor, fonte autorizada
Clipping, algo além do simples registro

A divulgação jornalística
Nota para colunas
Release
Artigo
Sugestão de pauta
Matéria cooperada
Entrevista exclusiva e coletiva
Encontro com jornalistas

Quem tem medo de jornalistas
O executivo diante da Imprensa
Preparação e cuidados para a entrevista
Condução da entrevista: o que dizer não dizer à Imprensa
A questão dos brindes e cortesias

Quem é o jornalista de hoje
Critérios para definir o que é notícia
Hierarquização da notícia
O fluxo da notícia numa redação
Quem decide o que vai ser publicado
As diferenças dos veículos de comunicação
O jornalista especializado

Como prevenir conflitos
O que gera conflito entre a empresa e a Imprensa
Verdade e transparência
Como agir em situações de crise

In Company: você também pode solicitar uma proposta para a realização deste curso em sua empresa.

INSTRUTOR

Luiz Vitiello é Executivo graduado em Jornalismo pela USP – Universidade de São Paulo e tem 34 anos de experiência no planejamento estratégico, gestão e monitoring das atividades, processos e sistemas de Comunicação Empresarial. Patrimônio profissional construído nos grupos Petróleo Ipiranga – dirigindo a Comunicação Corporativa durante 20 anos -, Papel Simão (atual VCP), Basf, Banco Safra, Fundação Roberto Marinho, Editora Saraiva e TV Tupi. Atualmente, por meio da Vitiello – Assessoria em Comunicação Eficaz, presta serviços de consultoria em Comunicação Empresarial.

Pagamento ATÉ dia 7/01/2011: R$ 1.567,00

Pagamento APÓS dia 7/01/2011: R$ 1.750,00

Forma de pagamento: boleto bancário

(*) inclui certificado, coffee Break e material disponibilizado (em CD) pelo instrutor

Plantão tira-dúvidas: durante uma semana, logo após o término do curso, os participantes poderão esclarecer dúvidas, via e-mail, com o palestrante.

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Local

São Paulo / SP

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