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O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa:C-Excel, e de inteira responsabilidade desta.

Relatorios Gerenciais Em Excel 2007

Programa
Relatorios Gerenciais em Excel 2007
3 dias e meio de curso intensivo na construção de relatórios gerenciais 100% prático: esse curso de Excel será focado na construção de um relatório gerencial completo: com gráficos, tabelas, dados externos, macros, etc.

Seja um dos primeiros profissionais brasileiros a aprender todos os segredos da construção de relatórios gerenciais em Excel.

Apresentação do treinamento de Excel 2007 Relatorios

A maior parte dos profissionais de empresas que de alguma forma, elaboram relatórios gerenciais (independente de sua área e freqüência de elaboração) o fazem no Excel.

Após vários trabalhos de consultoria em modelagem de planilhas de relatórios gerenciais decidimos apresentar em um treinamento intensivo os procedimentos, dicas e técnicas para se construir no Excel relatórios profissionais, acessando bancos de dados, com gráficos aprimorados e apresentando dados de forma profissional.

Este treinamento de Excel abordará todas as etapas para a construção de relatórios gerenciais, que são:

1ª etapa – Acessando os dados (bancos de dados, sites, etc…)
2ª etapa – Organizando os dados
3ª etapa – Construindo gráficos e dashboards profissionais

Dominando estas 3 etapas os participantes dominarão as técnicas para a criação de relatórios gerenciais no Excel, agregando o conhecimento adquirido em mais de 11 anos de consultoria do apresentador, Fábio Vianna.

O que você será capaz de fazer depois desse treinamento de relatórios em Excel

Capacitar os participantes a:

Importar de forma profissional, rápida e simples dados de bancos de dados, arquivos txt, etc., para o Excel;
Organizar os dados, efetuar cálculos e comparações, utilizando-se de tabelas dinâmicas, funções avançadas e macros;
Construir gráficos profissionais e dashboards com apresentação gráfica e visual sofisticada.
Por que fazer este treinamento

1) É exclusivo e inédito. Você não verá no Brasil um curso de Excel parecido;

2) Este treinamento de excel é 100% prático – você usa planilha desde o 1º minuto de aula;

3) O consultor Fábio Vianna tem mais de 11 anos de experiência em montagem de planilhas incluindo elaboração de relatórios gerenciais;

4) O treinamento é focado para profissionais de empresas, assegurando um alto nível de qualidade para esse curso;

5) Você terá um equipamento individualizado – nada de dividir computador com outra pessoa;

6) Terá à disposição após esse curso de excel planilhas com gráficos adicionais e os códigos fonte das macros utilizadas em sala de aula;

7) Você encontrará em apenas um treinamento todas as ferramentas já testadas e aprovadas em vários trabalhos de consultoria, garantindo aderência total ás expectativas de todos os que precisam criar relatórios gerenciais.

Temário

Módulo 1 – Trazendo os dados para o Excel

1. O que pode ser trazido para o Excel ?

2. O que não se deve fazer nesta etapa (e como resolver isso):

Importar arquivos txt enormes para o Excel
Importar arquivos com mais de 65 mil linhas e ficar dividindo-os em várias planilhas
Utilizar excessivamente as funções PROCV e/ou SE para vincular dados diferentes e complementá-los
Utilizar excessivamente a função SOMASE
Armazenar os dados dentro da planilha
Fazer múltiplos filtros de dados

3. Importando dados de arquivos:

TXT e CSV;
Access
Dbase
Oracle, SQL Server e OLAP (em apostila)

4. Usando o MS Query para fazer consultas avançadas

A interface do MS Query: as principais configurações
Criando consultas personalizadas
Salvando consultas
Automatizando queries através de macros e formulários

5. Automatizando a importação e organização dos dados

Usando o gravador de macros
Utilizando formulários avançados para controlar as consultas a bancos de dados
Como reduzindo o tamanho do arquivo com macros

Módulo 2 – Organizando os dados no Excel com tabelas dinâmicas

1. Introdução

O que é uma tabela dinâmica (pivot table) ?
As vantagens da tabela dinâmica sobre outros recursos (filtro, subtotal, etc)
Construindo uma tabela dinâmica básica

2. Formatação e customização da tabela dinâmica

Valores
Nomes de campos
Criando cálculos personalizados

3. Funcionalidades avançadas de tabelas dinâmicas

As opções de apresentação dos valores (variação em % e absoluta, Acumulado, análise horizontal e vertical, etc)
Inserindo e removendo subtotais
Filtrando os dados
Agrupamento de dados (datas, itens, etc.)
Criando rankings em tabelas dinâmicas (n maiores, menores, etc.)
Configurando a periodicidade da atualização de dados na tabela dinâmica

4. Integrando a tabela dinâmica com a planilha

Dicas testadas e aprovadas para integrar de forma profissional a tabela dinâmica com a planilha

Módulo 3 – Apresentando os dados no Excel

1. Quando usar tabelas e quando usar gráficos ?

Conceitos de design de informação (haverá dicas de sites e outros textos na apostila)
Conceitos de cores e fontes (haverá dicas de sites e outros textos na apostila)
Conceitos de sparklines e dashboards
Indicação de blogs e sites de designers de informação renomados para consulta

2. “Teoria” de Gráficos

Os tipos de gráfico disponíveis e quando usar cada um deles
Dicas de cores e formatação de gráficos

3. Gráficos sofisticados para a inclusão em relatórios gerenciais

Máximos e mínimos
De formato condicional
De termômetro
De velocímetro

4. Como criar mini-gráficos para dashboards

Passo-a-passo para sua criação
Colocando legendas
Cuidado dos eixos X e Y
Ajustes para melhoria da aparência

5. Formatando

Sugestões de modelos de gráficos sofisticados
Utilizando formatações especiais em gráficos
Utilizando imagens e logotipos

6. Personalizando gráficos

Inserindo legendas e títulos variáveis (que se adaptam ao valor apresentado)
Criando gráficos personalizados

7. Como usar o recurso da “Câmera” no Excel

Introdução ao recurso: exemplo simples
Formas de utilizá-la
Rotacionando os relatórios
Criando “Mini-briefings”
Câmeras dinâmicas

8. Como criar dashboards no Excel

Combinando gráficos, tabelas para se construir relatórios gerenciais
A importância do escopo do relatório
Utilizando autoformas vinculadas a fórmulas para a criação de visuais aprimorados

9. “Empacotando” o relatório

Exportação para html

Carga Horária
28 horas

Data – Horário – Local
São Paulo
Dias 20, 21, 22 (das 8h30 às 17h30) e 23 de OUTUBRO de 2010 (das 8h30 às 12h30)

Inclusos: apostila, certificado e coffe-break.

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