Eventos

31 jan
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Retenção de Tributos na Fonte

A quantidade de tributos e a forma como são aplicados no Brasil é bastante diversificada e frequentemente geram dúvidas, inclusive sobre a retenção na fonte. O ISS, é um exemplo típico, pois a retenção tributária difere de município para município onde o serviço é prestado.

A retenção na fonte é uma obrigatoriedade. Para a Receita Federal e outros órgãos de arrecadação, é uma forma de garantir o pagamento e diminuir a sonegação tributária. Muitas empresas incorrem em erros na retenção de impostos, que podem gerar multas e outras penalidades.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews e saiba como melhor proceder e calcular a retenção de tributos na fonte. Veja quais são os serviços sujeitos a retenção, assim como base de cálculo, alíquotas, tratamento contábil, limite de retenção e recolhimento e responsabilidade tributária. Compreenda melhor as questões relacionadas às retenções de INSS; ISS – LC 116/03; IRF e PCC – PIS COFINS E Contribuição Social sobre o Lucro.

Instrutor

Lourivaldo Lopes da Silva

Mestre em Contabilidade pela PUC-SP – 2.008, Pós Graduando em Direito Tributário – IBET e graduado em Ciências Contábeis – Faculdades São Judas Tadeu – 1.985 e Kaplan – International College – julho/2011.

Diretor da Devout Auditoria e Consultoria Empresarial há 12 anos. Atuou como auditor externo, chefe de equipe, reestruturação de empresas, gerente de contabilidade, planejamento estratégico, planejamento tributário, elaboração de relatórios gerenciais, consultor contábil/tributário. Experiência nos departamentos de contabilidade geral, contabilidade de custos, contabilidade gerencial, departamento fiscal e de pessoal, implantação e reorganização de departamentos. Atualizado com a legislação tributária – impostos diretos e indiretos.

Professor de MBA na disciplina de preço de transferência na FAAP e diversas disciplinas nas instituições: IPEP – Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa: UNICID – Universidade Cidade de São Paulo; Central de Concursos; Sindicato dos Contabilistas – SINDCONT de São Paulo; Sescon – Sindicato das Empresas de Contabilidade de São Paulo; IOB – Informações Objetivas; CRC – SP.

Autor dos livros: Imposto de Renda – Pessoa Jurídica – 1.996 – Editora Frase; Contabilidade Geral e Tributária – 2.012 – Editora IOB Thomson 8ª. Edição; Contabilidade Avançada e Tributária – 2.011 – Editora IOB – 3ª. Edição; Manual do Preço de Transferência. 2011 – Editora IOB – 1ª. Edição.

PROGRAMA

Módulo I – INSS

Serviços sujeitos a retenção;
Conceituação de empreitada e mão de obra;
Período de apuração da retenção;
Aposentadoria Especial;
Cooperativas;
Alíquotas de retenção;
Responsabilidade pelo recolhimento
Emissão de documentos separados;
Dispensa da Retenção;
Escrituração Contábil – Reflexos;
Casos práticos.
Módulo II – ISS – LC 116/03 (Lei Federal – Sem abordagem aos municípios)

Lei Complementar 116/2003 – regras gerais
Serviços sujeitos a retenção;
Local onde o ISS é devido;
Cadastramento no município de São Paulo;
Período de apuração da retenção;
Responsabilidade pelo recolhimento;
Modelo de Nota fiscal – emissão
Contabilização do ISS na fonte
Módulo III – IRF

Serviços sujeitos à retenção;
Fato gerador do IRF;
Sociedade Simples regulamentada;
Simples Federal;
Alíquotas de retenção;
Modelo de Nota Fiscal;
Contabilização;
Módulo IV – PCC – PIS COFINS E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL S/ O LUCRO

Serviços sujeitos a retenção;
Base de cálculo;
Período de apuração;
Regime de apuração;
Apuração do montante para retenção;
Recolhimento;
Isenção, alíquota zero e medida judicial;
Factoring;
Quem está obrigado a reter;
Dispensa da retenção;
Controle dos débitos e créditos do PCC
Controle contábil – regime de Caixa – PCC

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos