Eventos

23 out
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Saúde mental no trabalho

A expressiva mudança da sociedade passou a exigir uma grande capacidade de adaptação física, mental e social. Competitividade, pressão para obter resultados, acúmulo de informações e tarefas decorrente das expectativas de um mundo globalizado, escassez de tempo para o lazer, entre outros fatores, pautam a dinâmica existencial da modernidade e trazem consequências. Viver estressado, por exemplo, passou a ser uma condição do homem moderno.

O estresse é um fator de risco no trabalho e exerce influência direta no desempenho profissional e na produtividade. O esgotamento crônico tende a desencadear problemas psicossociais intensos.

Segundo estatísticas do Ministério da Saúde (2001), os Transtornos Mentais ocupam a terceira posição entre as causas de concessão de benefícios previdenciários como auxílio-doença, afastamento do trabalho por mais de 15 dias e aposentadorias por invalidez.

Entre 1998 e 2002, 1,82 bilhões de reais, em benefícios, foram concedidos para trabalhadores com problemas ligados à Saúde Mental, tais como: síndrome de Burnout, estresse, esquizofrenia e alcoolismo.

Participe deste Seminário InterNews e saiba desenvolver um programa de prevenção em Saúde Mental em sua empresa Conheça os tipos, os mecanismos e os sintomas dos principais distúrbios causados pelo estresse que interferem no ambiente de trabalho e afetam a produtividade. Entenda a legislação, índices e pesquisas acerca das licenças médicas decorrentes de distúrbios geradores de estresse e, ainda, conheça cases de sucesso de corporações que possuem estratégias de gestão e programas de prevenção em saúde mental.

PROGRAMAÇÃO

8h30: Credenciamento

9h00: A relação do estresse com o “locus” laborativo

Como a saúde mental pode interferir no ambiente de trabalho e também contribuir para o adoecimento
A identificação dos sintomas físicos e psicológicos:
Síndrome da Fadiga Crônica: fadiga acumulada acompanhada de distúrbio do sono, cansaço, irritabilidade e desânimo
Síndrome Paranóide: fortes sentimentos de insegurança gerados por situações de pressão
Síndrome do Esgotamento Profissional – Burnout: estresse ou desgaste profissional que se caracteriza por exaustão emocional
De que maneira a psicologia positiva pode trabalhar com as equipes e com as pessoas para que possam produzir melhor e com melhores resultados, Identificando valores, alcançando metas, capacidade de realização, metas diárias, estilos motivacionais, a motivação nas organizações.
Mônica Portella – Psicóloga clínica e Coaching Organizacional. Consultora na área de qualidade de vida, psicologia positiva, controle do estresse, comunicação não verbal e verbal, tendo entre seus clientes organizações como Petrobras, Marinha do Brasil, Gueli entre outras.

10h00 – Coffee Break

10h20 – Programa de identificação e dinâmica do estresse

Pesquisa de campo (Incor)
Levantamento de eventos significativos
Ferramenta para lidar com os eventos estressores
Como compreender o estresse relacionado à:
Família
Ambiente social
Trabalho
Atitudes diante das situações de estresse:
Imediata
Futura
Adaptação
Maria da Graça Amorim da Hora – Psicanalista e psicóloga clínica com especialização em Psicologia Hospitalar – Cardiologia no INCOR. Autora da pesquisa: “Para a doença das artérias coronárias, o estresse é um fator isolado?” Especializada em Psicossomática e técnicas de relaxamento.

Mohandas Lima da Hora – Economista, executivo das áreas de TI/Telecom. Atuou nas empresas IBM, ITEC, NeoGRID, Grupo InterCompany e ExpressIT. Especialização em marketing pela Madia Marketing School, pós-graduado em Consultor de Internet pela FASP. Certificado em Business Continuity pelo Disaster Recovery Institute of Canadá, praticante e monitor da técnica de relaxamento e Treinamento Autógeno.

11h30: Práticas que ajudam a minimizar o estresse

Conceito de produtividade
Criação de estratégias para uma melhor produtividade
Avaliação da cultura da empresa e seus programas motivacionais
QVT – Qualidade de vida no trabalho
Promoção da saúde em programas motivacionais
Silvia Marques – Integra a diretoria da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL) e é proprietária e diretora técnico comercial da Silabor Ginástica Laboral & Promoção da Saúde que tem em suas carteira de clientes grandes empresas como: Drogasil, Nielsen, Cavalera, Porte Construtora, Demarchi, Demarest & Almeida Advogados, Catho, Teletrim, GE, UAB Motors, MWCann, entre outras.

Denise Camargo – Psicóloga com atuação em Consultorias, Recursos Humanos, Outplacement, Replacement e Headhunting. Atua em processos de seleção, coordenação de equipes de RH, avaliação de potencial e pesquisas de mercado. Consultoria em RH e atendimentos clínicos, individuais e em grupo.

12h40: Almoço

14h00: Legislação e estatísticas acerca dos transtornos mentais

Transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho (Portaria / MS 1330/1999)
Nexo Técnico Epidemiológico – NTEP e novas responsabilidades para o RH das empresas
Gestão de Afastamentos do trabalho, impugnação de benefícios previdenciários, impactos no contrato de trabalho, estabilidades e restrições à rescisão de afastados
A posição da Justiça do Trabalho: A Súmula 443 do TST sobre dispensa discriminatória de empregados portadores de doença grave.
Nadia Demoliner Lacerda – advogada, especialista em direito empresarial, mestre e doutoranda em direito do trabalho, autora do livro Segurança e saúde do trabalhador, para onde vamos? LTr, 2011, coordenadora do departamento trabalhista de Mundie e Advogados.

15h10: Gestão de pessoas e ambiente de trabalho

Cases de sucesso de empresas que possuem estratégias e ambiente de trabalho diferenciado (como Google, por exemplo)
Políticas de gestão de pessoa de referência
Ruy Shiozawa – CEO do Instituto Great Place to Work

16h20: Coffee Break

16h40: Estratégias motivacionais aplicadas nas organizações

Treinamento em habilidades:
O equilíbrio entre as aptidões individuais do ponto de vista social, emocional, mental e físico
Desenvolvimento dos próprios talentos, habilidades e potencialidades
Dinâmicas de grupo
Coerência entre os pensamentos, as ações e os resultados desejados
Autoconhecimento e autoconfiança no caminho da valorização da vida pessoal e profissional
Capital intelectual e capital psicológico positivo
O papel das emoções como fator determinante na saúde e na qualidade de vida
Adaptação às mudanças
Eduardo Shinyashiki – Consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das competências de lideranças e preparação de equipes

18h00: Encerramento

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos