O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Ibecc, e de inteira responsabilidade desta.
SPED FISCAL – BLOCO K COMO ADEQUAR SUA EMPRESA AS NOVAS REGRAS PARA ATENDER AO BLOCO K?
, horário:
Objetivo
Gestores, analistas e assistentes das diversas áreas da empresa (contábil, fiscal, planejamento, produção, estoque, PCP, TI) e demais profissionais envolvidos no processo de controle e produção das empresas em geral.
v METODOLOGIA: Exposição com recursos audiovisuais e argumentações acerca dos pontos relevantes e polêmicos da legislação, sempre com vistas ao debate e esclarecimento.
Obs.: É indispensável o uso de calculadora simples – cada participante deverá trazer a sua.
Programa
A escrituração do Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque, conforme o Ajuste Sinief 01/16 “§ 7º será obrigatória na EFD a partir de:
I – 1º/01/17, para os estabelecimentos industriais dos CNAE´s 10 a 32 e com faturamento anual igual ou superior a R$300.000.000,00;
II- 01/01/2018 para as indústrias com faturamento anual igual ou superior a R$ 78 milhões; e
III- 1º/01/19 para as demais empresas e comerciantes atacadistas.
Objetivo
O curso visa apresentar e discutir as principais alterações fiscais desde a publicação do SINIEF 18/2013 (que incluiu o Bloco K no SPED Fiscal) e que ditou novas regras aos processos empresariais no que diz respeito aos controles de materiais, produção, estoque e logística.
Assim, o curso visa explicar e discutir os conceitos que são utilizados dentro da sistemática do Bloco K e na realidade legal.
O que será aprendido
O participante será capaz de compreender o motivo da implantação do SPED, o impacto dos mesmos em suas atividades e as interfaces necessárias com as diversas áreas da empresa (contabilidade, fiscal, planejamento, produção, estoque, TI, etc.).
O curso, além de auxiliar no cumprimento da obrigação fiscal, visa auxiliar o Empresário a aproveitar as regras do BLOCO K para melhorar as formas de controles da empresa. Em especial auxiliando-o a identificar e:
ü Desenvolver um “Plano de Ação” baseado em “Compliance fiscal”;
ü Garantir que todas as regras fiscais estão sendo compridas já na atualidade;
ü Melhorar os processos de compra de material;
ü Certificar-se que as Fichas Técnicas de seus produtos refletem a realidade;
ü Reduzir as perdas em processos;
ü Efetivar controles com produção de terceiros e/ou em terceiros;
ü Acabar com controles paralelos ao seu ERP;
ü Concentrar-se na melhoria do processo produtivo;
ü Baixar o nível de itens parados em estoque;
ü Maximizar os controles de produtividade;
ü Definir regras tributárias para controle das “perdas normais” e “perdas anormais” no processo.
Programa Básico:
I) Introdução
Histórico do projeto
Legislação aplicável – Ajuste SINIEF 02/09, alterações pelo Ato COTEPE, Guia Prático da EFD, e demais atualizações
Abrangência dos termos: “Industriais”, “Equiparados a Industriais” e “Atacadistas”
A questão dos “Varejistas” enquadrados como “Equiparado a Industrial”
Qual a diferença entre “varejista” e “atacadista”
II) Estruturas do SPED Fiscal – Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque – Bloco K
Periodicidade de informações
Alcance dos termos usados na Legislação
Cruzamento das informações com os outros Blocos do SPED
Estrutura do Bloco
Informações a serem incluídas nos Registros (o que deve constar em cada Registro):
– Registro 0200 – Cadastro dos itens
– Registro 0210 – Consumo Específico Padronizado
– Registro K200 – estoque escriturado
– Registro K220 – outras movimentações internas entre mercadorias
– Registro K230 – itens produzidos
– Registro K235 – insumos consumidos
– Registro K250 – industrialização efetuada por terceiros – itens produzidos
– Registro K255 – industrialização efetuada por terceiros – insumos consumidos
– Registro k210 – desmontagem de mercadorias – item de origem
– Registro k215 – desmontagem de mercadorias – itens de destino
– Registro k260 – reprocessamento/reparo de produto/insumo
– Registro k265 – reprocessamento/reparo – mercadorias consumidas e/ou retornadas
– Registro k270 – correção de apontamento dos registros k210, k220, k230, k250 e k260
– Registro k275 – correção de apontamento e retorno de insumos dos registros k215, k220, k235, k255 e k265
– Registro k280 – correção de apontamento – estoque escriturado
– Registro K990 – Encerramento do Bloco K
III) Algumas questões que serão discutidas no curso:
O que é Ordem de Produção (OP)
O que é Ficha Técnica do Produto (FTP)
Como tratar as OP, Fichas Técnicas ou Listas de Materiais dos Produtos
O que são “movimentações internas” para o Registro K220
Como fica a questão do “sigilo industrial” em face da lista técnica de insumos
Quem deve informar os insumos na industrialização por encomenda
Qual o tratamento de uma OP quando parte do processo é realizado internamente e parte em 3º
Nas industrializações por 3º deve-se informar a lista técnica do 3º no registro 0210?
Como tratar sucatas e produtos não conformes a serem retrabalhados ou vendidos.
Para a Legislação, o que são “perdas naturais” no processo industrial
As perdas de insumos e mercadorias por obsolescência, extravio, roubo, furto, sinistro deverão ser registradas no registro K220?
Existindo várias listas técnicas para a fabricação de um mesmo produto como informar no registro 0210?
“Exclusivo IBECC”
-Os instrutores estarão disponíveis até 30 dias após o término do curso para responder, via e-mail, suas eventuais dúvidas referentes ao conteúdo apresentado.
-Faça esse curso in company
-Oferecemos um tarifário diferenciado em hospedagem para os inscritos.
O CURSO SERÁ MINISTRADO DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE
Instrutor
Dirceu Antonio Passos
Advogado, graduado em direito pela UNI-FMU e pós-graduado em direito tributário pela PUC-Campinas, Contabilista; mais de 25 anos de atuação na área tributária de grandes organizações, incluindo empresas de Logística (Keepers, Martins, Intecon, Logimasters, Dachser); auditorias e consultorias big four (PriceWaterhouseCoopers, KPMG); indústrias e comércios (Novartis, Compaq, Cotia Trading, ITW-Mapri, etc). Atualmente é consultor tributário e fiscal em empresas na região de Campinas-SP; Responsável pela elaboração e apresentação de diversos cursos na área fiscal-tributária e de Logística no SENAC, TIGERLOG, MARAN e MORAES Cursos; Professor de Graduação e Pós Graduação (MBA) na Faculdade ANHANGUERA de São Paulo.
Informações Gerais
Data:
25/08/2017
Duração:
1 dia(s)
Horário:
08h30 às 12h e 13h30 às 18h
Carga horária:
8 horas
Local:
Hotel Mercury 07 de setembro
Telefone:
Cidade:
Curitiba
Endereço:
Av.07 de setembro 5368 Batel
Investimento:
R$ 789,00 até 15/08/2017 após R$ 989,00
Descontos:
02 inscrições 15% desconto ou Grátis a 3ª inscrição-04 inscrições 30% desconto ou a 5ª e 6ª inscrição Grátis.
Pagamento:
depósito, boleto bancário e todos cartões em até 12X
Material Incluso:
coffee breack, apostila,material de apoio, certificado e almoço.
Observações:
* Agende o pagamento de sua inscrição para data de realização do evento com descontos oferecidos.
Local
Hotel Mercury 07 de Setembro,
Av.07 de setembro 5368 Batel
Curitiba / PR