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23 fev
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Ibecc, e de inteira responsabilidade desta.

SPED FISCAL – BLOCO K SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O BLOCO K?

, horário:

Objetivo
A escrituração do Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque, conforme o Ajuste Sinief 01/16 “§ 7º será obrigatória na EFD a partir de: I – 1º/01/17, para os estabelecimentos industriais dos CNAE´s 10 a 32 e com faturamento anual igual ou superior a R$300.000.000,00; II- 01/01/2018 para as indústrias com faturamento anual igual ou superior a R$ 78 milhões; e III- 1º/01/19 para as demais empresas e comerciantes atacadistas.

Objetivo

O curso visa apresentar e discutir as principais alterações fiscais desde a publicação do SINIEF 18/2013 (que incluiu o Bloco K no SPED Fiscal) e que ditou novas regras aos processos empresariais no que diz respeito aos controles de materiais, produção, estoque e logística.

Assim, o curso visa explicar e discutir os conceitos que são utilizados dentro do Bloco K na sistemática e realidade legal.

Público Alvo
A quem se destina

Gestores, analistas e assistentes das diversas áreas da empresa (contábil, fiscal, planejamento, produção, estoque, PCP, TI) e demais profissionais envolvidos no processo de controle e produção das empresas em geral.

Metodologia
v METODOLOGIA: Exposição com recursos audiovisuais e argumentações acerca dos pontos relevantes e polêmicos da legislação, sempre com vistas ao debate e esclarecimento.

Obs.: É indispensável o uso de calculadora simples – cada participante deverá trazer a sua.

Programa
O que será aprendido

O participante será capaz de compreender o motivo da implantação do SPED, o impacto dos mesmos em suas atividades e as interfaces necessárias com as diversas áreas da empresa (contabilidade, fiscal, planejamento, produção, estoque, TI, etc.).

O curso, além de auxiliar no cumprimento da obrigação fiscal, visa auxiliar o Empresário a aproveitar as regras do BLOCO K para melhorar as formas de controles da empresa. Em especial auxiliando-o a identificar e:

ü Desenvolver um “Plano de Ação” baseado em “Compliance fiscal”;

ü Garantir que todas as regras fiscais estão sendo compridas atualmente;

ü Melhorar os processos de compra de material;

ü Certificar-se que a Ficha Técnica de seus produtos reflete a realidade;

ü Reduzir as perdas em processos;

ü Efetivar controles com produção de terceiros e/ou em terceiros;

ü Acabar com controles paralelos ao seu ERP;

ü Concentrar-se na melhoria do processo produtivo;

ü Baixar o nível de itens parados em estoque;

ü Maximizar os controles de produtividade;

ü Definir regras tributárias para controle das “perdas normais” e “perdas anormais” no processo.

Programa Básico:

I) Introdução
Histórico do projeto
Legislação aplicável – Ajuste SINIEF 02/09, alterações pelo Ato COTEPE 22/14, Guia Prático da EFD, e demais atualizações

Abrangência dos termos: “Industriais”, “Equiparados a Industriais” e “Atacadistas”

A questão dos “Varejistas” enquadrados como “Equiparado a Industrial”

Qual a diferença entre “varejista” e “atacadista”

II) Estruturas do SPED Fiscal – Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque – Bloco K
Periodicidade de informações

Alcance dos termos usados na Legislação

Cruzamento das informações com os outros Blocos do SPED
Estrutura do Bloco

Informações a serem incluídas nos Registros (o que deve constar em cada Registro):
– Registro 0200 – Cadastro dos itens
– Registro 0210 – Consumo Específico Padronizado
– Registro K001 – Abertura do Bloco K
– Registro K100 – Período de Apuração
– Registro K200 – Estoque Escriturado
– Registro K220 – Outras Movimentações Internas entre Mercadorias
– Registro K230 – Itens Produzidos
– Registro K235 – Insumos Consumidos
– Registro K250 – Industrialização efetuada por Terceiros – Itens Produzidos
– Registro K255 – Industrialização em Terceiros – Insumos Consumidos
– Registro K990 – Encerramento do Bloco K

III) Algumas questões que serão discutidas no curso:
O que é Ordem de Produção (OP)

O que é Ficha Técnica do Produto (FTP)

Como tratar as OP, Fichas Técnicas ou Listas de Materiais dos Produtos

O que são “movimentações internas” para o Registro K220

Como fica a questão do “sigilo industrial” em face da lista técnica de insumos

Quem deve informar os insumos na industrialização por encomenda

Qual o tratamento de uma OP quando parte do processo é realizado internamente e parte em 3º

Nas industrializações por 3º deve-se informar a lista técnica do 3º no registro 0210?

Como tratar sucatas e produtos não conformes a serem retrabalhados ou vendidos.
Para a Legislação, o que são “perdas naturais” no processo industrial

As perdas de insumos e mercadorias por obsolescência, extravio, roubo, furto, sinistro deverão ser registradas no registro K220?

Existindo várias listas técnicas para a fabricação de um mesmo produto como informar no registro 0210?

“Exclusivo IBECC”

-Os instrutores estarão disponíveis até 30 dias após o término do curso para responder, via e-mail, suas eventuais dúvidas referentes ao conteúdo apresentado.

-Faça esse curso in company

-Oferecemos um tarifário diferenciado em hospedagem para os inscritos.

Instrutor
Dirceu Antonio Passos
Advogado, graduado em direito pela UNI-FMU e pós-graduado em direito tributário pela PUC-Campinas, Contabilista; mais de 25 anos de atuação na área tributária de grandes organizações, incluindo empresas de Logística (Keepers, Martins, Intecon, Logimasters, Dachser); auditorias e consultorias big four (PriceWaterhouseCoopers, KPMG); indústrias e comércios (Novartis, Compaq, Cotia Trading, ITW-Mapri, etc). Atualmente é consultor tributário e fiscal em empresas na região de Campinas-SP; Responsável pela elaboração e apresentação de diversos cursos na área fiscal-tributária e de Logística no SENAC, TIGERLOG, MARAN e MORAES Cursos; Professor de Graduação e Pós Graduação (MBA) na Faculdade ANHANGUERA de São Paulo.

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Local

Hotel Mercure, 07 de Setembro

Av.07 de setembro 5368 Batel

Curitiba / PR

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