Eventos

24 mar
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Attitude Plan, e de inteira responsabilidade desta.

Storytelling – Arte E A Técnica Das Narrativas Organizacionais

Este workshop proporciona uma experiência de aprendizado única.

Os participantes encontram mapas conceituais das narrativas nas organizações e são estimulados com as vivências das oficinas cuidadosamente planejadas que ativam o desenvolvimento de habilidades e técnicas no processo de selecionar, elaborar e narrar.

No ambiente organizacional, o líder que sabe melhor narrar a historia da implantação de seu projeto, cresce e vence. Contar histórias sobre os sucessos e desdobramentos obtidos dentro de uma determinada área incentiva outra área, contribuindo para uma nova percepção dentro da organização. Mesmo relatos de fracassos, quando bem explorados, podem ser entendidos como percalços a serem evitados e lições apreendidas, visando sucesso para o próximo projeto.

Um bom gestor, que seja um bom líder, é um bom narrador. Narrar histórias, ou storytelling, implica também story-listening como mais uma técnica e recomendação sadia de gestão do conhecimento. Das mais diversas áreas podem surgir profissionais capazes de contribuir com substancial material teórico e escrito a respeito, porém raros serão os casos práticos de implantação nas empresas.

Entretanto, mais que técnica, storytelling é arte, ou seja, algo que se aprende fazendo e, de preferência, fazendo com quem realmente sabe, com mestres e executivos de implementação.

Venha trabalhar os aspectos práticos da técnica e da arte das narrativas nas organizações.

Aproxime-se desta experiência!

OBJETIVOS

Desenvolver competências necessárias para a seleção, adaptação e aplicação da técnica de narrativas capazes de promover mudanças, alavancar novos conhecimentos e implementar cultura de inovação nas organizações.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de Recursos Humanos, Comunicação, Marketing, Treinamento e Desenvolvimento, além das áreas Comerciais e de Operação e Produção em geral.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1) Gestão do Conhecimento
– Conhecimento organizacional.
– Modos de conversão do conhecimento: Conceituação e aplicações.
– Socialização e Narrativas: Poderosos recursos de retenção de conhecimento e de talentos.

2) Organic Storytelling
– O contador de histórias de ontem e de hoje.
– Técnicas e artes do oficio de contar histórias.
– O arquétipo da planta: a possibilidade da semente, da folha, da flor e do fruto como conhecimento e educação dos personagens das narrativas.
– A ecologia da linguagem.

3) Narrativas Organizacionais
– Conceito de Narrativa.
– Estrutura de uma Narrativa.
– Narrativas na Aprendizagem Organizacional.

4) Construção de Narrativas
– Passos para a preparação de uma Narrativa.

5) Oficinas
– Exercícios práticos sobre Estratégia de Socialização para Gestão do Conhecimento.
– Modelos de histórias e como aplicá-las.

* DIFERENCIAL DESTE WORKSHOP
Este workshop proporciona uma experiência de aprendizado única aos seus participantes: Fundamentação conceitual seguida de oficinas cuidadosamente planejadas sob um corpo teórico e prático.

METODOLOGIA E RECURSOS INSTRUCIONAIS

Curso interativo e dinâmico, mesclando técnicas expositivas, exemplificação de casos práticos e exercícios individuais e em grupos.

FACILITADORES

Alda Luba: Mestrado em Educação – Educational Media – Temple University – EUA. Formada pela School of Storytelling – Emerson College – Inglaterra.Certificada pela Alquimy Art. Facilitadora de processos em mudanças comportamentais com o workshop “Organic Storytelling”. Consultora, pesquisa histórias do acervo cultural da humanidade e narrativas nas organizações. Forma multiplicadores.

Carlos Donizetti de Oliveira: Engenheiro Mecânico (FEI-1984). Professor Universitário de Engenharia Mecânica (na FEI, desde 1987). Projetista e Consultor para Projetos Mecânicos de Máquinas e Equipamentos e para Processos Industriais de Produção Mecânica. Mestrado e Especialização Lato Sensu em Engenharia de Produção. Experiência em treinamentos industriais com base em Andragogia (desde 1980). Pesquisador das Áreas de Motores Lineares, Economia de Energia Elétrica, Máquinas Operatrizes e Gestão do Conhecimento.

Maria José Coelho: administradora de empresas, habilitação em Mkt (Centro Universitário 9 de Julho), especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento – Senac (2009) e pós-Graduada em Gestão de Negócios e Tecnologia – IPT SP (2006). Profissional experiente na coordenação de cursos e eventos, desenvolvimento de novos negócios e programas de T & D. Diretora Secretária da Regional SP – Sociedade Brasileira de Gestão de Conhecimento – SBGC. Sócia Diretora da SPEE – São Paulo Organizações e Eventos.

Valério Brusamolin: professor da Universidade Católica de Brasília, graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná (1987). Possui mestrado em Gestão do Conhecimento e da TI pela Universidade Católica de Brasília (2005) e atualmente cursa Doutorado em Ciência da Informação na Universidade de Brasília – Área de Concentração: Gestão da Informação e do Conhecimento.

Walter Minutti Santalucia Jr: engenheiro mecânico pela Escola de Engenharia Mauá (1980), Pós Graduação em Marketing Industrial – ESPM. Experiência acadêmica e Industrial (Gestão Industrial). Gerente do Centro de Treinamento Técnico Operacional – CTTO da Wheaton Brasil Vidros. Coordenador de Gestão de Conhecimento. Diretor da Regional SP – Sociedade Brasileira de Gestão de Conhecimento – SBGC.

DATA, HORÁRIO E LOCAL

Data e horário
24/03/2011 e 25/03/2011 – 9:00hs até 18:00hrs

Local: Century Paulista
Rua Teixeira da Silva, 745 – Paraíso – São Paulo – SP

Carga Horária: 16 horas

INVESTIMENTO

Valor Bruto:
R$ 1.178,00 por participante inscrito até 05/03/2011. (*)
R$ 1.250,00 para inscrições posteriores a 05/03/2011.

Inclui: material didático, certificado, almoço e estacionamento.

DESCONTOS (*)

10% de desconto para a segunda inscrição de uma mesma empresa;
15% de desconto para a terceira inscrição de uma mesma empresa.
20% de desconto para a quarta ou mais inscrições de uma mesma empresa.
Descontos não cumulativos

FORMAS DE PAGAMENTO

Depósito Bancário
Boleto Bancário
Cartão de Crédito (à vista ou parcelado)

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos