Eventos

11 mar
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: CEORH, e de inteira responsabilidade desta.

TESTES PSICOLÓGICOS II

, horário:

Olá,
Os testes psicológicos estão entre as principais ferramentas da área de psicologia para identificação de características personalidade, habilidades, aptidões dentre outros importantes aspectos investigados em sujeitos, nas mais variadas conjunturas.
Por esta razão, a efetiva utilização dos mesmos passou a ser considerada uma competência essencial aos profissionais de mercado que atuam em processos de recrutamento e seleção em empresas privadas e públicas (concursos públicos/recursos), clínicas ocupacionais (exames para carteira de habilitação/ DETRAN), psicologia jurídica, orientação vocacional, bem como em contextos.
Assim, a CEORH selecionou, dentre os testes projetivos e psicométricos mais utilizados no mercado, uma bateria diversificada com intuito de fornecer aos participantes conhecimento técnico necessário para a utilização de tais instrumentos de forma assertiva, prática e, principalmente, ética.
O Curso TESTES PSICOLÓGICOS tem como objetivo habilitar psicólogos e estudantes de psicologia a aplicar, analisar, corrigir, mensurar e elaborar sínteses dos testes apresentados em seu conteúdo programático, enfatizando o desenvolvimento da análise crítica necessária para a confecção de pareceres e mapeamentos de potencial de desempenho futuro, com uma linguagem alinhada às práticas vigentes.

Público alvo:
Estudantes do Curso de Psicologia e profissionais Psicólogos (apresentar CRP).
Carga horária: 16h

Histórico dos testes  Técnicas de aplicação dos testes e seus cuidados  Correção manual dos testes:  Correlação dos testes com as competências  Dicas do que observar em cada teste  Critérios para não recomendação.

Programa do curso:
• AC
O teste AC é um dos mais utilizados testes de atenção concentrada. Objetiva avaliar a capacidade de selecionar uma fonte de informação (estímulo do meio ambiente ou do mundo interior) dentre todas as que estão disponíveis em um determinado momento e conseguir dirigir sua atenção (manter o foco) para este estímulo ou tarefa a ser realizada no decorrer do tempo. Sua utilização ocorre nas mais diversas situações, como psicodiagnósticos, seleção de pessoal, obtenção de CNH, etc.

• R1
O Teste R1 é um tipo de avaliação, não verbal. Tem como objetivo medir o nível de inteligência dos candidatos em processos seletivos. Constituído com a finalidade específica de selecionar motoristas amadores e profissionais, cujo uso potencialmente foi estendido a outros grupos da população.

• D2
O teste D2 permite avaliar a atenção seletiva e a capacidade de concentração dos sujeitos. Permite, ainda, medir a velocidade de processamento da informação, a precisão e aspetos qualitativos relacionados com o desempenho. Este teste poderá ser utilizado em vários contextos como, por exemplo, recrutamento e seleção, educacional, orientação escolar e profissional e neuropsicologia.

• TAS – TESTE DE ATENÇÃO SELETIVA

Avaliar a atenção seletiva definida como capacidade de selecionar e manter o foco em um determinado estímulo em detrimento de outros presentes no ambiente.
O TAS é composto por símbolos formados por figuras geométricas que devem ser canceladas conforme modelo apresentado. Além de sua aplicação convencional, pode ser uma alternativa para substituição a testes similares ou avaliação de candidatos que já conhecem outros instrumentos e muitas vezes foram submetidos mais de uma vez ao mesmo teste. O tempo reduzido de aplicação e a facilidade de correção e obtenção dos resultados otimizam o trabalho dos profissionais, sem interferir na qualidade da avaliação do construto abordado, já que os estudos de validade e precisão indicam suas adequadas propriedades psicométricas.

• EVENT (ESCALA DE VULNERABILIDADE AO ESTRESSE NO TRABALHO)
O teste avalia o quanto as circunstâncias do cotidiano do trabalho influenciam a conduta da pessoa, a ponto de caracterizar certa fragilidade. A escala é composta por situações de trabalho, em que o sujeito deve marcar o quanto cada uma delas o incomoda, registrando suas respostas na folha apropriada. A correção é realizada pelo total de pontos, pela avaliação quantitativa e qualitativa. O instrumento relaciona-se com medidas de estresse, e grupos profissionais podem se diferenciar em relação à intensidade com que percebem sua vulnerabilidade. Pode ser aplicada tanto individual quanto coletivamente para pessoas de 17 a 54 anos.

• BPA – BATERIA PSICOLOGICA PARA AVALIAÇÃO DE ATENÇÃO
Tem como objetivo realizar uma avaliação de capacidade geral de atenção, assim como uma avaliação individualizada de tipos de atenção específicos, quais sejam, Atenção Concentrada, Atenção Dividida e Atenção Alternada.

• BFP – Bateria Fatorial de Personalidade
É um instrumento psicológico construído para a avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as dimensões Extroversão(Comunicação / Altivez / Dinamismo / Interações Sociais / Extroversão), Socialização (Amabilidade / Pro – sociabilidade / Confiança nas Pessoas /Socialização), Realização (Competência / Ponderação / Prudência / Empenho / Comprometimento / Realização), Neuroticismo (Instabilidade Emocional / Passividade e falta de energia / Depressão / Neuroticismo), e Abertura (Abertura a idéias / Liberalismo / Busca por novidade / Abertura).

• HTM – TESTE DE HABILIDADES PARA O TRABALHO MENTAL
Com a finalidade de testar a capacidade cognitiva utilizando diferentes tipos de problemas que exijam capacidades distintas mas também utilizar para diferentes tarefas a inteligência geral e as capacidades mais ou menos específicas. Os processos de raciocínio lógico configurados por Dedução e Indução estão presentes no teste HTM. O teste contém 48 questões divididas em três partes iguais, distribuídas da seguinte forma:
A. Raciocínio Lógico Verbal com 16 questões de múltiplas escolhas com 4 alternativas, sendo que a resolução desta parte verifica a capacidade de pensar e trabalhar com argumentos.
B. Raciocínio Lógico Numérico com 16 questões de respostas curtas sendo que esta parte do teste verifica a aptidão numérica. Na resolução dos itens utiliza-se a capacidade para inferir a partir de uma sequência numérica as regras ou os princípios matemáticos implícitos.
C. Raciocínio Lógico Abstrato com 16 questões envolvendo estruturas simbólicas, compostas por figuras e letras e se propõe medir o nível de abstração. Por raciocínio abstrato entende-se a capacidade para compreender e raciocinar com ideias expressas de forma não verbal, além a de medir e de perceber detalhes, semelhanças e diferenças.
No início de cada subteste existe uma explicação no caderno de como o Sujeito deve realizar o teste e após o perfeito entendimento das questões, o aplicador inicia a contagem do tempo para cada parte. Para correção são utilizados os crivos de correção, computando-se as respostas certas do Sujeito para a classificação. O estudo inicial de Validade do teste foi realizado considerando-se duas medidas básicas:

• TEACO – FF – ATENÇÃO CONCENTRADA
Avalia a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores em um tempo pré-determinado. As normas do instrumento estão adequadas para pessoas que procuram a Avaliação Psicológica Pericial para CNH e para a população geral.

• TEADI E TEALT
Compõem o novo kit de avaliação da atenção dividida e alternada. Os estudos são compilados em um único manual. Fornecem estimativas das capacidades para procurar mais de dois estímulos simultaneamente e para focar a atenção ora em um estímulo, ora em outro.

• LAUDO PSICOLÓGICO
Além da elaboração das sínteses de cada um dos testes mencionados anteriormente, o curso se propõe a apresentar os parâmetros estéticos, éticos e de legislação para elaboração de Relatórios/Laudos Psicológicos. Os modelos fornecidos e a utilização de atividades práticas visam o desenvolvimento de uma comunicação escrita clara e objetiva, evitando duplas interpretações e conferindo a adequação necessária à linguagem dos requisitantes.

• DEVOLUTIVAS
Ao final do curso serão realizadas atividades de “role playing” para simulação de devolutivas à candidatos e gestores solicitantes de modo a capacitar os participantes a performar no cotidiano organizacional.

Sobre a facilitadora:
Graduada em Direito e em Psicologia, com especialização em Psicologia Organizacional e Desenvolvimento Humano, Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas; formação em Coach e Analista Comportamental pelo IBC.
Há 08 anos atuo em Recursos Humanos, com sólida experiência em todos os subsistemas.
Nos últimos anos, atuei como Coordenadora Estadual de Políticas aos Direitos Humanos no Governo do Estado de Rondônia por 2 anos; Gerente Administrativo e RH na Clínica Revitalle por 3 anos; Analista de Departamento Pessoal Sênior por 3 anos e 5 meses na OAS Engenharia SA; Psicóloga Organizacional na Fugini Indústria Alimentícia e, por último, Gerente de Recursos Humanos na Ágile Recursos Humanos e Gestão de Negócios, por 2 anos.
Resido em Salvador desde março do presente ano, onde vem prestando consultoria em Recursos Humanos de forma independente e atendendo em Psicologia Clínica em projeto multidisciplinar para tratamento de compulsões alimentares.

Data: 11 e 12 de Março de 2017.
Horário: Das 9h às 17h (sábado e domingo)
Local: Av. Tancredo Neves, Ed. Cempre Torre A, 2° andar, salas 204, Caminho das Arvores – Salvador-Ba.

Valor da inscrição inclui:
Material de apoio incluindo régua, lápis e lupa;
Cd com Material digital;
Coffee break;
Certificado.
Investimento:
R$ 497,00 (Quatrocentos e noventa e sete reais).
FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito Bancário (Banco do Itaú Agência 3217 Conta corrente 21910-8)
Boleto Bancário/ Cartão de Crédito em até 3 vezes sem juros / em 2 parcelas no Cheque(entrada + 30 dias) / Nota de Empenho
POLÍTICA DE DESCONTO
Desconto de 20% para Alunos da CEORH, Estudantes e Professores.
Desconto de 18% para a partir da 2 inscrição da mesma empresa.
Desconto de 15% para Inscrições até 2 semanas anterior a realização.
Desconto de 10% para Associados do CRA, CRP e ABRH – Bahia / Participantes dos Grupos Yahoo (DespertRH, RecrutRH, Vagas e Cursos bahia, SceltaRH)
*Descontos não cumulativos.

Garanta sua vaga, faça já sua inscrição pela internet!

Adicionar ao Calendário do Google

Local

CEORH

Av. Tancredo Neves, Ed. Cempre Torre A, 2° andar, salas 204, Caminho das Arvores – Salvador-Ba.

Salvador / BA

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos