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20 jan
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: DG Treinamentos, e de inteira responsabilidade desta.

Treinamento Auditoria Interna Em Rh E Terceirizações – Ferrament

OBJETIVOS:
Mostrar aos participantes os procedimentos usuais e legais utilizados em auditoria de recursos humanos. Como planejar, organizar e desenvolver uma auditoria interna preventiva, visando a condução adequada das relações entre a Administração e seus colaboradores, pautando-se pela transparência dos procedimentos e cumprimento da legislação vigente.

Analisar os aspectos legais e informais, além dos comportamentais e seus possíveis desdobramentos, procurando identificar preventivamente as inconformidades nos processos de recursos humanos, buscando corrigir, além de manter e aperfeiçoar os que já se encontram dentro das conformidades legais. Fornecer subsídio técnico e prático para procedimentos de auditoria interna preventiva na área de Recursos Humanos.

Fornecer procedimentos e técnicas de auditoria para a auto-revisão dos procedimentos que envolvem as relações contratuais terceirizadas minimizando riscos legais, administrativos e financeiros, obtendo o máximo de resultados com o mínimo de conflitos, e prevenir que a empresa sofra ações judiciais ou ações e multas administrativas dos órgãos fiscalizadores (DRT, INSS, Receita Federal e MPT-Ministério Público do Trabalho).

DESTINADO A:
Auditores Internos e Externos, profissionais da área de Recursos Humanos, área Trabalhista, área Administrativa, Controles, Gestores de Terceirizações e outros interessados em obter conhecimentos para prevenir e reduzir passivos trabalhistas através de uma gestão adequada.
PROGRAMA:
1 – COMO PLANEJAR E EXECUTAR A AUDITORIA INTERNA EM RECURSOS HUMANOS
Planejamento Estratégias de abordagem inicial
Identificação de prioridades e riscos
O papel dos Auditores e Auditados no processo de auditoria
Levantamento das políticas de Recursos Humanos
Apresentação, contatos interpessoais e ética

2 – AUDITORIA NOS CONTROLES E SISTEMAS DE GESTÃO EM RH
Recrutamento e Seleção de Pessoal

a) Fases do Recrutamento e Seleção
b) Definição do Perfil do Cargo
c) Início do Recrutamento
d) Entrevista de Seleção
e) Seleção de Candidatos

Contratação de Pessoal
a) Tipos de Contratos: CLT, Contratações Diferenciadas e Contratos Terceirizados Integração do Colaborador na Organização
a) Etapas do Processo de Integração
b) Relacionamentos Internos: Comunicação

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
a) Objetivos do Treinamento
b) Etapas do Processo de Treinamento
c) Avaliação de Treinamento: Individual e dos Gestores

Avaliação de Desempenho Individual: Níveis Operacionais e Gerenciais
Cargos e Salários
Participação nos Lucros ou Resultados (PLR)

Auditoria em Riscos Trabalhistas
a) Admissões
b) Horas extras
c) Férias
d) Décimo terceiro salário
e) Jornada de Trabalho
f) Registro de empregados
g) Folha de pagamento
h) Recolhimento de encargos
i) Desligamentos de Pessoal / Rescisões Contratuais
j) Segurança e medicina do trabalho
k) Reclamações Trabalhistas (ações judiciais)

Auditoria em Benefícios: Obrigatórios e Facultativos
Rotatividade de Pessoal (Turn-Over) e Absenteísmo
Procedimentos no Atendimento à Fiscalização do Trabalho
Procedimentos quanto à Guarda de Documentos

3 – AUDITORIA OPERACIONAL EM TERCEIRIZAÇÕES
O Mecanismo da Terceirização
Auditoria em Processos de Seleção e Contratação de Terceiros
Prevenção de Riscos legais, administrativos e financeiros na Contratação de Terceiros
Auditoria de Gestão em Contratos Terceirizados: Aspectos Legais e Estratégicos

4 – AUDITORIA EM POLÍTICAS PREVENTIVAS NO AMBIENTE DO TRABALHO
Políticas de Prevenção da Drogadição (Álcool e Outras Drogas)
Políticas de Prevenção dos Assédios: Moral e Sexual
Políticas de Utilização de Tecnologias (Internet e E-mails)
Políticas para Planejamento Financeiro e Orçamento Pessoal

5 – DOCUMENTAÇÃO E RELATÓRIOS DE AUDITORIA
A Importância do Relatório de Auditoria
Como apresentar e implementar Relatórios com Sucesso
Tipos de Relatórios: específicos e finais
DOCENTE – IBRAIM LISBOA
Consultor do Portal de Auditoria, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – AUDIBRA. Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros. Pioneiro, no Brasil, com o treinamento “Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais”. Forte atuação em Treinamentos Empresariais realizados em todo o Brasil. Autor dos livros eletrônicos (E-book) “Manual de Auditoria Interna – Conceitos e Práticas para Implementar a Auditoria Interna” e “Como Formar uma Equipe de Auditores Internos – Aspectos Técnicos e Comportamentais para o Exercício Profissional da Auditoria Interna”, editados pela MAPH Editora Ltda. – Curitiba/PR.(disponíveis no site www.portaldeauditoria.com.br).
POR QUE FAZER UMA AUDITORIA INTERNA EM RECURSOS HUMANOS?

O mundo dos negócios é dinâmico. As exigências legais acompanham este dinamismo e as alterações ocorrem a todo instante. Acompanhar a velocidade com que mudam as exigências advindas das leis, instruções normativas, novos procedimentos, etc. constituem-se em autênticos desafios que requerem uma maior responsabilidade e empenho profissional.

Muitas organizações não conseguem acompanhar as mudanças e deixam de atender várias novas exigências, sejam elas tributárias, trabalhistas, previdenciárias, recursos humanos, tecnológicas, entre outras.

Como princípio de sobrevivência em um mercado tão competitivo, as empresas devem procurar,
mais e mais, cuidar de suas atividades fins e direcionar o máximo de esforços para alcançar esse objetivo.

Neste cenário, as auditorias especializadas exercem um papel de fundamental importância para as empresas. Os seus resultados, além de se constituírem em algo precioso para a tranquilização dos executivos do alto comando, fornecem preciosas recomendações corretivas e preventivas à exposição da organização face a multas, reclamações e outros dissabores. Adicionalmente, liberam os gestores para a condução e o gerenciamento dos negócios, permitindo-lhes exercer com eficácia o processo decisório sobre as importantes transações empresariais.

Muitas empresas já se habituaram às auditorias periódicas e isto lhes tem proporcionado muitos ganhos, notadamente aqueles acima mencionados.

Entretanto, o processo de Auditoria não pode se esgotar com a sua realização e apresentação de relatório dos erros. Deve incluir a sua mais importante ferramenta, o plano de trabalho, que contempla, sobre cada item em desvio, em não conformidade legal ou que se apresentem vulneráveis a fraudes, manipulações e distorções, um pormenorizado direcionamento para os procedimentos corretivos e preventivos facilitando a adoção e acompanhamento das ações a serem implementadas.

Não é uma missão tão fácil, porém necessária e de grande importância, pois, há desvios que podem afetar os resultados operacionais, causarem transtornos administrativos, financeiros, tributários, influir no clima organizacional e prejudicar, direta ou indiretamente, a imagem da empresa e de seus executivos.

Realizada a auditoria, o resultado será demonstrado em Relatório evidenciando toda a fundamentação sobre todos os aspectos, da legislação e da boa gestão empresarial e não somente apontando erros.
O Relatório contempla um direcionamento sobre as ações que a empresa deverá adotar.
Afinal, as empresas estão subordinadas a mesma legislação, mas, cada uma tem as suas particularidades, políticas, práticas, procedimentos e processos internos, etc., que, de certa forma incorporam-se as relações de trabalho. Por isso, existem vários caminhos ou mecanismo a serem adotados, fazendo com que cada empresa tenha um modelo de auditoria adequado às suas particularidades.

Apontar problemas ou desvios em uma organização é relativamente simples, no entanto, direcionar os passos a serem dados é o grande diferencial de uma Auditoria Interna Eficaz em Recursos Humanos.

Compartilhe experiências com o Instrutor que transmitirá e debaterá com os participantes durante o curso, formas eficazes de executar a Auditoria Interna em Recursos Humanos e Terceirizações com sucesso.
OBS: O Portal de Auditoria reserva-se no direito de não realizar o curso caso não haja formação da turma, restituindo o valor integral da inscrição no prazo de 03 dias úteis, a contar da data de cancelamento.

Nome do Curso: Auditoria Interna em RH e Terceirizações – Ferramenta eficaz para Prevenção e Redução de Passivos Trabalhistas
Carga-horária: 16 horas/aula
Data: 20 e 21 de Janeiro de 2011
Horário: Início 8:30 horas e término 18:00 horas
Local: Espaço Maestro, R. Maestro Cardim, 1.170 Paraíso- São Paulo- SP (Mapa)
Próximo ao Metrô Paraíso/Shopping Paulista
Incluso: Material Didático, Coffee-Break, Certificado de Conclusão
Investimento:
Para confirmação até o dia 10/01/2011 será de R$690,00
Para confirmação após o dia 10/01/2011 será de R$790,00

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Local

São Paulo / UF

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