Artigos

Descubra o que é uma equipe multidisciplinar, quais são os seus benefícios e como gerenciá-la

ontar uma equipe multidisciplinar, com profissionais que possuem diversas habilidades, personalidades e conhecimentos, pode trazer diversos benefícios para a sua empresa.

Afinal, com um time diverso é possível existir maior troca de experiências entre os profissionais, facilidade na execução das tarefas e flexibilidade em relação às atividades realizadas.

Por isso, hoje você vai entender o que é uma equipe multidisciplinar, quais são os seus benefícios e como gerenciá-la. Para saber mais é só continuar a leitura do artigo!

O que é uma equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar é um time formado por diferentes tipos de profissionais, que possuem habilidades técnicas diversas, perfis comportamentais variados, vivências e experiências distintas um dos outros.

Todos esses colaboradores irão trabalhar para um único propósito, ajudando o time com suas aptidões distintas em diversas áreas. Isso poderá ajudar a empresa a alcançar os resultados esperados de forma mais rápida.

Quais são os benefícios da equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar traz diversos benefícios para a empresa. Contando com pessoas tão diferentes, a troca de experiências entre os profissionais será muito maior, fazendo com que eles consigam expandir seus conhecimentos.

Além disso, a diversidade de serviços e habilidades técnicas presentes no time será muito maior, fazendo com que os colaboradores tenham mais independência na execução das atividades e na resolução de problemas. Além disso, a multidisciplinaridade também ajudará na produtividade da equipe, já que os colaboradores tem colegas de trabalho que podem ajudá-los em relação a diferentes habilidades.

Com as equipes multidisciplinares, você também conseguirá ter uma empresa mais inovadora, já que com pessoas de diversas áreas de estudo e com experiências diferentes interagindo e trabalhando juntas, novas ideias tendem a surgir. E isso não está relacionado apenas a ações específicas e atividades novas, mas também com a melhorias de processos.

Como gerenciar uma equipe multidisciplinar?

Talvez você esteja pensando que fazer a gestão de uma equipe multidisciplinar pode ser complicado pelas diversas características das pessoas que a compõem e pelas habilidades profissionais distintas no grupo. Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a gerenciar um time multidisciplinar da melhor forma, veja a seguir:

Defina os papéis

Como você já viu, as equipes multidisciplinares são formadas por diversos tipos de profissionais, sejam de áreas e/ou níveis diferentes. Para conseguir manter a organização, definir as metas de cada um e fazer com que o trabalho em conjunto flua bem, é necessário definir qual será o papel de cada colaborador dentro de determinado projeto.

Isso evita com que discussões aconteçam e fica mais fácil de medir aprodutividade de cada membro da equipe.

Foque nas capacidades individuais

Tratar colaboradores de equipes multidisciplinares como uma “massa”, sem prezar pela sua potencialidade individual, pode ser um erro. Apesar de todos trabalharem para um único propósito, é importante focar nas habilidades e características positivas de cada profissional para que ninguém saia prejudicado ou se sinta desvalorizado.

Isso é importante pois os colaboradores irão se sentir úteis dentro do time e verão que são reconhecidos pelo gestor, fazendo com que se sintam motivados e engajados, melhorando a produtividade e até a relação na equipe.

Dê feedbacks

Investir em feedback é importante em qualquer situação dentro de uma organização. Por isso, não seria diferente para uma equipe multidisciplinar! Quando o colaborador recebe um retorno de como está o seu trabalho, seja ele positivo ou negativo, ele tende a buscar melhorias para os gargalos ou manter o seu nível de trabalho e produtividade.

Dessa forma, é importante definir um período para que os feedbacks aconteçam, onde ficará até mais fácil de avaliar o desempenho do profissional e saber se ele realmente está se esforçando para a mudança.

Invista em uma comunicação aberta

Manter o costume de estar sempre aberto para o seus colaboradores te procurarem é uma boa prática para a gestão de uma equipe multidisciplinar. Deixe espaço na sua agenda para um momento de conversa com os profissionais ou canais de comunicação disponíveis, como, por exemplo, email, Whatsapp, caixa de sugestões, ou até um campo aberto na pesquisa de clima organizacional.

Isso irá te ajudar a ter uma proximidade maior com a equipe e entender o que vem acontecendo no dia a dia de trabalho, o que vem dando certo ou o que precisa ser mudado. Um gestor fechado e que não mantém uma boa comunicação com a equipe dificilmente

conseguirá saber da verdadeira realidade do time.

Aplique a Gestão Comportamental

A última, mas não menos importante dica para conseguir gerenciar uma equipe multidisciplinar, é desenvolver a Gestão Comportamental.

Com ela, será possível mapear o comportamento de cada um dos colaboradores, entendê-los de forma mais profunda, saber quais profissionais tendem a se dar melhor com outro. Assim, você terá dados em mãos para formar pequenos grupos de trabalho dentro do time e também entender quais habilidades comportamentais podem ser desenvolvidas para melhorar a interação do grupo.

Para isso, você pode contar com a ajuda da tecnologia. Com um software de RH e Gestão Comportamental, por exemplo, é possível fazer o mapeamento comportamental dos profissionais e ter dados claros de forma fácil que você poderá usar nos processos relacionados à gestão de pessoas.

Agora que você já sabe tudo sobre equipe multidisciplinar, que tal entender melhor sobre gerenciamento dos colaboradores através do comportamento? Confira as 10 dicas que preparamos para você, é só clicar aqui!

Fonte: Blog Solides

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em processo de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of