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Sumário

Equipe multidisciplinar: o que são, benefícios, como formar e gerenciar

Um conceito altamente valorizado no mercado empresarial é o de equipe multidisciplinar, que reúne profissionais de diversas competências para facilitar a troca de experiências e conhecimentos.

Montar uma equipe multidisciplinar, com profissionais que possuem diversas habilidades, personalidades e conhecimentos, pode trazer diversos benefícios para a sua empresa.

Afinal, com um time diverso é possível existir maior troca de experiências entre os profissionais, facilidade na execução das tarefas e flexibilidade em relação às atividades realizadas.

Por isso, hoje você vai entender o que é uma equipe multidisciplinar, quais são os seus benefícios e como gerenciá-la. Para saber mais é só continuar a leitura do artigo!

O que é ser uma equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar é um time formado por diferentes tipos de profissionais, que possuem habilidades técnicas diversas, perfis comportamentais variados, vivências e experiências distintas uns dos outros.

Todos esses colaboradores irão trabalhar para um único propósito, ajudando o time com suas aptidões distintas em diversas áreas. Isso poderá ajudar a empresa a alcançar os resultados esperados de forma mais rápida.

Um estudo da Harvard Business Review revelou que empresas com equipes multidisciplinares são até 47% mais inovadoras do que aquelas com equipes homogêneas.

Qual o papel da equipe multidisciplinar?

Para entender melhor o papel da equipe multidisciplinar, vale considerar a própria raiz da palavra. “multi” transmite a ideia de muito. No contexto das equipes multidisciplinares, refere-se a diversas expertises, qualificações, comportamentos e conhecimentos.

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Assim, um grupo multidisciplinar auxilia a empresa a atingir as metas estabelecidas no planejamento estratégico, promovendo uma cultura de inovação, agregando valor aos produtos e serviços e otimizando a performance do negócio como um todo.

Isso ocorre porque os profissionais dessa equipe estão continuamente trocando experiências e conhecimentos, o que cria um padrão nos processos de tomada de decisão, aprimora a comunicação e facilita a construção colaborativa de soluções.

Benefícios de se ter uma equipe multidisciplinar?

Preparar uma equipe multidisciplinar para auxiliar na tomada de decisões é uma escolha bastante acertada para as empresas. Isso porque, esse time pode trazer diferentes benefícios para a companhia, como veremos a seguir.

1. Troca de experiências

Uma das principais vantagens desse tipo de união é a possibilidade de trazer novas visões e perspectivas para a companhia. Uma equipe heterogênea e diversa, com profissionais com capacidades e experiências distintas, agrega muito mais conhecimento e troca, possibilitando uma gestão mais inovadora e criativa.

Mas ao montar a equipe, é válido juntar profissionais de diferentes setores em direção a um mesmo objetivo. Dessa forma, cada um poderá agregar suas vivências sobre cada etapa de realização dos projetos.

2. Diversidade de serviços e habilidades técnicas

Outro benefício é a diversidade de serviços e habilidades técnicas presente no time, o que garantirá mais autonomia na execução das atividades e resolução de problemas.

Uma equipe multidisciplinar gera mais capacidade de autogestão nos colaboradores, estimulando-os a tomarem decisões de forma independente com base em seus conhecimentos.

Além disso, essa diversidade também traz mais motivação e confiança aos colaboradores, uma vez que eles terão uma parte do poder de decisão em mãos e se sentirão muito mais valorizados e ouvidos como profissionais.

3. Melhorias de processos

Melhorias de processos: As equipes multidisciplinares também possibilitam uma empresa mais inovadora, dinâmica e eficiente.

As equipes multidisciplinares também possibilitam uma empresa mais inovadora, dinâmica e eficiente. Isso porque, ela terá profissionais com conhecimentos específicos, preparados para enfrentar os desafios e adversidades do cotidiano corporativo.

Dessa forma, ao juntar profissionais de marketing e finanças, por exemplo, é possível criar campanhas eficientes, evitando gargalos como a falta de budget ou o desperdício de recursos.

Em outro exemplo, um time que une profissionais de RH e do departamento jurídico consegue realizar ações de gestão de pessoas mais eficientes, sempre considerando as leis e os aspectos trabalhistas, evitando assim processos futuros.

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Qual a importância da equipe multidisciplinar no local de trabalho?

Investir em uma equipe multidisciplinar é uma forma de impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores por meio da troca de experiências e diferentes pontos de vista.

Além disso, adotar o modelo ajuda a dar mais homogeneidade às tomadas de decisão e na comunicação da companhia, já que diferentes profissionais participam e impactam em um objetivo comum.

Desse modo, podemos dizer que a inclusão de equipes multidisciplinares gera vantagens como:

  • Troca de experiências entre colaboradores;
  • Diversidade cultural, étnica, social e ideológica;
  • Maior compartilhamento de conhecimentos;
  • Novas perspectivas na resolução de problemas;
  • Estímulo ao pensamento crítico;
  • Inovação e criatividade;
  • Mais produtividade no trabalho e eficiência nos processos.

“Uma equipe multidisciplinar é como uma orquestra: cada membro contribui com sua melodia única, criando uma sinfonia harmoniosa.” – Peter Drucker, Guru da Administração.

Como organizar uma equipe multidisciplinar?

Agora, você já conhece os benefícios de ter um time multidisciplinar, mas afinal, como montar e utilizar essas equipes na sua empresa? A seguir, listamos alguns passos para a implementação.

Tenha um planejamento:

O primeiro passo para a montagem do time é definir quais características e conhecimentos ele precisa ter. Nesse momento, vale a pena entender o perfil comportamental dos colaboradores e quais habilidades e competências devem ser exploradas.

Ainda, durante o planejamento, é preciso definir as metas da equipe e as funções de cada profissional envolvido, alinhando os objetivos do time com os da empresa.

Defina os objetivos do time

Defina os objetivos do time: Uma equipe multidisciplinar deve ser criada para determinado objetivo

Uma equipe multidisciplinar deve ser criada para determinado objetivo. Por isso, é importante que o RH analise, de forma objetiva, quais as necessidades e os resultados esperados para o time. Esse propósito servirá como um guia para os profissionais, proporcionando muito mais eficiência e autogestão à equipe.

Selecione as pessoas certas

Na hora de escolher os profissionais, é importante conhecer a fundo seus perfis, mesclando atributos que se complementam para uma melhor performance.

Não faz sentido unir diferentes profissionais se todos têm um perfil semelhante. Dessa forma, perde-se a diversidade e as perspectivas tão importantes para o sucesso do time.

Defina papéis

Por fim, depois de escolher os profissionais, é preciso uma boa definição dos papéis de cada um em relação às tarefas que serão realizadas.

Aqui, é válido dizer que, para que a estratégia alcance todo o seu potencial, é preciso que o escopo das atividades esteja de acordo com as habilidades e competências de cada indivíduo.

Leia também:

Como gerenciar uma equipe multidisciplinar?

Talvez você esteja pensando que fazer a gestão de uma equipe multidisciplinar pode ser complicado pelas diversas características das pessoas que a compõem e pelas habilidades profissionais distintas no grupo.

Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a gerenciar um time multidisciplinar da melhor forma, veja a seguir:

Foque nas capacidades individuais

Foque nas capacidades individuais: Tratar colaboradores de equipes multidisciplinares como uma “massa”, sem prezar pela sua potencialidade individual, pode ser um erro

Tratar colaboradores de equipes multidisciplinares como uma “massa”, sem prezar pela sua potencialidade individual, pode ser um erro.

Apesar de todos trabalharem para um único propósito, é importante focar nas habilidades e características positivas de cada profissional para que ninguém saia prejudicado ou se sinta desvalorizado.

Isso é importante, pois os colaboradores irão se sentir úteis dentro do time e verão que são reconhecidos pelo gestor, fazendo com que se sintam motivados e engajados, melhorando a produtividade e até a relação na equipe.

Dê feedbacks

Investir em feedback é importante em qualquer situação dentro de uma organização. Por isso, não seria diferente para uma equipe multidisciplinar! Quando o colaborador recebe um retorno de como está o seu trabalho, seja ele positivo ou feedback negativo, ele tende a buscar melhorias para os gargalos ou manter o seu nível de trabalho e produtividade.

Dessa forma, é importante definir um período para que os feedbacks aconteçam, onde ficará até mais fácil de avaliar o desempenho do profissional e saber se ele realmente está se esforçando para a mudança.

Invista em uma comunicação aberta

Manter o costume de estar sempre aberto para os seus colaboradores te procurar é uma boa prática para a gestão de uma equipe multidisciplinar.

Deixe espaço na sua agenda para um momento de conversa com os profissionais ou canais de comunicação disponíveis, como, por exemplo, email, WhatsApp, caixa de sugestões, ou até um campo aberto na pesquisa de clima organizacional.

Isso irá te ajudar a ter uma proximidade maior com a equipe e entender o que vem acontecendo no dia a dia de trabalho, o que vem dando certo ou o que precisa ser mudado. Um gestor fechado e que não mantém uma boa comunicação com a equipe dificilmente conseguirá saber da verdadeira realidade do time.

Aplique a Gestão Comportamental

Aplique a Gestão Comportamental: A última, mas não menos importante dica para conseguir gerenciar uma equipe multidisciplinar, é desenvolver a Gestão Comportamental.

A última, mas não menos importante dica para conseguir gerenciar uma equipe multidisciplinar, é desenvolver a Gestão Comportamental.

Com ela, será possível mapear o comportamento de cada um dos colaboradores, entendê-los de forma mais profunda, saber quais profissionais tendem a se dar melhor com outro.

Assim, você terá dados em mãos para formar pequenos grupos de trabalho dentro do time e também entender quais habilidades comportamentais podem ser desenvolvidas para melhorar a interação do grupo.

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Como motivar uma equipe multidisciplinar?

Ter uma equipe motivada permite realizar as atividades com maior produtividade e com melhor qualidade. Pensando nisso, imagine uma organização que fabrica estrutura metálica para telhado

Decerto que dependem do desempenho da equipe para entregar os produtos e alcançar os objetivos da empresa. Logo, com integrantes desmotivados podem impactar diretamente no faturamento da empresa e não alcançar objetivos.

Pensando nisso, listamos quatro dicas valiosas para te auxiliar a inspirar e motivar a sua equipe. Continue a leitura e confira!

1. Seja exemplo para a sua equipe

Liderar não é tão simples quanto parece, pois é preciso colocar todos na mesma visão para seguir os objetivos da empresa.

Além disso, há o desafio de liderar a si mesmo. Mas, é imprescindível ter ações que sejam exemplo para a sua equipe.

De nada adianta cobrar um bom desempenho e cobrar por algo que você, como líder, não coloca em prática.

Sendo assim, observe quais são os seus hábitos na liderança, aprimore seus conhecimentos, tenha senso de urgência e aplique ações que permitam fazer a sua equipe bater metas, tenha vontade de fazer os resultados acontecerem e assim, ser exemplo do seu time.

2. Compartilhe conhecimento com a sua equipe

Compartilhe conhecimento com a sua equipe: Como já mencionado anteriormente neste post, a liderança é ideal para motivar e inspirar os integrantes na organização para que os resultados sejam conquistados.

Como já mencionado anteriormente neste post, a liderança é ideal para motivar e inspirar os integrantes na organização para que os resultados sejam conquistados.

E nada mais importante do que compartilhar os conhecimentos com a sua equipe, visto que um líder já passou, em algum momento, por tal situação, e é capaz de contribuir para o desenvolvimento de pessoas a partir de suas experiências.

Suponhamos que você lidera uma equipe de vendas de purgador de vapor. Compartilhar suas experiências profissionais e estratégias, ajudam a motivar a equipe a colocar em prática após o compartilhamento do conhecimento para executar as atividades de modo mais produtivo e com qualidade.

Indique cursos, livros, workshops, e assim sucessivamente. Compartilhar experiências pessoais que possam contribuir para o crescimento dos integrantes da equipe também ajuda a inspirar e motivar.

3. Aplique feedbacks na sua equipe:

O feedback é valioso para motivar e inspirar a equipe. Afinal, é a liderança quem faz o ambiente de trabalho, e o feedback contribui tanto para entender as dificuldades da equipe e buscar soluções, quanto para parabenizar pelo desempenho e reforçar os pontos de melhoria.

A transparência deve ser mantida para manter a confiança e ser exemplo para os seus liderados. 

94% dos candidatos desejam receber feedback sobre suas entrevistas, mas apenas 41% o recebem (LinkedIn Global Talent Trends, 2024).

Para ajudar você a melhorar essa experiência, oferecemos um material gratuito com modelos incríveis e fáceis de aplicar. Baixe agora e transforme seu processo de recrutamento!

4. Esteja sempre à disposição da equipe

Por fim, mas não menos importante, esteja sempre a disposição da sua equipe!

Até porque, nada substitui a presença de um líder, pois são eles que movem a empresa. Por essa razão, se você liderar uma equipe em uma empresa de martelete demolidor, por exemplo, esteja à disposição para influenciar nos resultados e motivar os colaboradores.

Embora não pareça ser determinante para inspirar e motivar, a presença do líder e senso de urgência demonstra que a liderança faz o possível para que as funções sejam concluídas com sucesso, além de demonstrar valor à equipe, visto que trabalham juntos para conquistar os objetivos da empresa.

Dados importantes sobre as equipes multidisciplinares

Diversas pesquisas relatam a eficácia de equipes multidisciplinares como ferramenta de desenvolvimento e disseminação de conhecimento nas empresas:

Uma pesquisa da Kellogg School of Management constatou que a diversidade cognitiva nas equipes pode aumentar a criatividade em até 63%.

Isso significa que equipes multidisciplinares, com membros que possuem diferentes maneiras de pensar e resolver problemas, são mais propensas a encontrar soluções inovadoras e eficazes para os desafios da empresa.

Já a pesquisa da McKinsey & Company identificou que a diversidade de pensamento nas equipes pode aumentar a produtividade em até 35%.

Isso acontece porque as equipes multidisciplinares possuem um arsenal de conhecimentos e habilidades mais amplo, permitindo uma análise mais profunda dos problemas e a identificação de soluções mais abrangentes e eficazes.

Conclusão

Concluindo, adotar uma equipe multidisciplinar é uma excelente estratégia para potencializar habilidades, combinar diferentes perfis comportamentais e possibilitar uma visão mais ampla dos processos. Desse modo, a organização consegue melhorar a eficiência e garantir mais produtividade e motivação.

A importância da equipe multidisciplinar no local de trabalho é evidente, pois ela promove uma sinergia única, aproveitando as competências individuais de cada membro para alcançar objetivos comuns.

Para motivar uma equipe multidisciplinar, os líderes devem servir como exemplo, compartilhar conhecimentos, aplicar feedbacks consistentes e estar sempre disponíveis para a equipe.

Essas práticas estimulam um ambiente de trabalho colaborativo, onde cada membro se sente valorizado e motivado a contribuir para o sucesso coletivo da equipe multidisciplinar.

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Atualmente atuo como Diretora de Operações responsável que aumentam o potencial de crescimento da Sólides, tive uma jornada sólida como Diretora Comercial estruturando a máquina comercial com o crescimento de + de 5000% em receita na Sólides.
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