Artigos

Gestão de recursos humanos: o que é?

A gestão de recursos humanos, também conhecida como gestão de pessoas, é um conjunto de competências e habilidades que o profissional da área de RH deve ter que a sua função seja realizada de maneira eficaz e estratégica. 

Neste post, falaremos um pouco sobre o que é, a importância da gestão de recursos humanos para a sua empresa, porque você deve aplicá-la e quais serão os resultados positivos surgem dessa aplicação. Além disso, veremos como a tecnologia pode ser uma aliada do seu RH. Confira!

O que é a gestão de recursos humanos

Em um breve resumo, trata-se de um compilado de métodos, práticas, técnicas e habilidades que são aplicadas diretamente no dia a dia de uma empresa, com a intenção de desenvolver, fortalecer e potencializar o conhecimento e as competências dos colaboradores, alcançando todos os objetivos e metas.

Nova call to action

Ainda, tudo é aplicado pensando em atingir e desenvolver todos os níveis de uma corporação, desde o estagiário, júnior, pleno, sênior, gestores, líderes e até mesmo a gerência. 

Ao longo do tempo, o setor de recursos humanos das empresas vêm sofrendo alterações em questões de foco e na aplicação dos conhecimentos da área para beneficiar o restante da empresa.

Assim, chegamos no modelo de gestão de recursos humanos, no qual o trabalho realizado é uma coleção de técnicas que os profissionais da área adquiriram ao longo do tempo. Dentro das atividades realizadas pela gestão de RH, é possível contar com pré-seleção e gestão de novos e antigos colaboradores.

Muito além do que citamos, esses profissionais também:

  • garantem a satisfação dos colaboradores;
  • certificam-se que a cultura da empresa está sendo aplicada e repassada aos novos e antigos funcionários;
  • são responsáveis por ouvir e considerar sentimentos e opiniões dos colaboradores;
  • fazem análises de compatibilidade de cargos e definem quais colaboradores devem ser promovidos;
  • mantêm a motivação das equipes em dia;
  • fazem análise de compatibilidade do profissional com a empresa;
  • conferem o alinhamento salarial;
  • dão o devido valor e reconhecimento profissional aos colaboradores.

Por que apostar na gestão de recursos humanos

A aplicação estratégica da gestão de recursos humanos na sua empresa trará inúmeros benefícios, que farão a diferença no dia a dia das equipes e dos colaboradores.

Assim, poder contar com um método que administrará os sentimentos, emoções e desejos dos profissionais é algo que fará a empresa se destacar no mercado atual. Além de se tornar uma gestão que preza pela integração de todos os setores da organização, onde é possível conversar entre si, beneficiando cada vez mais o negócio e tornando o ambiente de trabalho mais colaborativo.

Se um ambiente de trabalho é mais colaborativo e integrado, a probabilidade dos profissionais estarem mais contentes com o clima organizacional da empresa é maior. E, com uma equipe satisfeita, alinhada e com os seus integrantes se sentindo valorizados, a produtividade deles é mais alta. 

Mas para atingir essa alta produtividade, é necessário ter setores e atividades de trabalho bem definidos. Dessa maneira, a força de trabalho é otimizada. 

Como aplicar na sua empresa

Para começar a aplicar a gestão de recursos humanos na sua empresa, alguns passos essenciais devem ser seguidos. Vamos passar pelos principais pontos a serem aplicados. Dê uma olhada!

Foque em recrutamento de profissionais excepcionais

Ao iniciar um processo seletivo para uma nova vaga na organização, procure atrair possíveis profissionais que se destacam no mercado. Para isso, invista em tornar sua empresa atrativa para aqueles que participarão do seu processo seletivo.

Mas para recrutar profissionais excepcionais, o trabalho começa antes mesmo do anúncio da vaga, já em sua preparação. Logo, certifique-se de listar todas as necessidades, obrigatoriedades e o que seria considerado como bônus para a vaga.

Ainda, torne a divulgação da sua vaga atrativa e a publique em redes sociais e canais específicos. Lembre-se de utilizar plataformas de recrutamento e seleção, que possibilitam análise e cruzamento de dados dos candidatos, oferecendo uma visão mais ampla dos perfis de cada um e sua compatibilidade com a empresa. 

Trace metas além da média

As metas são essenciais para fazer com que o colaborador tenha um motivo ou um guia no seu trabalho. Com isso em mente, é importante que elas sejam traçadas pelo setor, sendo tangíveis e, ao mesmo tempo, desafiadoras. 

Nesse sentido, metas desafiadoras instigarão os profissionais, o que fará com que eles nunca se acomodem e estejam sempre atrás de inovações, conhecimento e novos aprendizados. 

Trata-se de uma ótima maneira de manter os colaboradores motivados e sempre abertos a ampliarem os seus horizontes.

Tenha um canal de feedback aberto

Não é mais mistério para ninguém que empresas mais humanas estão ganhando o mercado. Assim, uma política de feedback entre todos os níveis diferentes ou iguais de colaboradores é essencial para uma experiência construtiva no dia a dia.

Os colaboradores de uma empresa gostam de se sentir valorizados e nada melhor do que um feedback e uma conversa aberta para poder estabelecer essa relação. Por aqui, ainda é importante se atentar que o feedback nem sempre é positivo e que há técnicas de como melhor repassar para uma equipe.

O papel da tecnologia na gestão bem-sucedida

Com o constante avanço da tecnologia em todas as frentes profissionais, é claro que a gestão de recursos humanos não ficaria de fora.

Nos últimos anos, houve uma grande onda de inovação no setor, transformando por completo a maneira de trabalhar e gerir as pessoas. De início, o setor de RH era chamado Departamento Pessoal e contava com um único propósito: garantir o funcionamento burocrático entre empresa e colaborador, além do controle de folha de pagamento e do ponto. 

Com o tempo, chegamos no modelo que conhecemos hoje: o de gestão de recursos humanos, também conhecido como gestão de pessoas ou gente e gestão. Um modelo de administração que tem o colaborador em foco, com um equilíbrio perfeito entre satisfação do funcionário e da liderança da empresa.

A partir de todas essas evoluções tecnológicas, foi possível gerar ferramentas que fazem uma análise metódica, com um cruzamento de dados excepcional e certeiro, resultando em alta eficiência e resultado ao aplicá-las. Agora, aproveite que está por aqui e conheça a plataforma completa de gestão de talentos com People Analytics e Gestão Comportamental!

4 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments