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APRENDA TUDO SOBRE TREINAMENTO DE PESSOAS

treinamento de pessoas

Este artigo foi desenvolvido com o seguinte objetivo: mostrar como o treinamento de pessoas pode se tornar uma estratégia eficiente para o crescimento de uma empresa. Foi realizada uma pesquisa sobre a definição de treinamento e explanadas técnicas de como utilizar esta ferramenta. Foi descrita também uma das formas de avaliar os resultados alcançados com a utilização desta ferramenta estratégica.

Palavras-Chave: treinamento de pessoas, empresas, cultura organizacional, autoconfiança

Nova call to action

ABSTRACT

This article was developed with the following objective: to show how the training of people can – become an effective strategy for growth-aware of a company. A search was performed on the definition of training techniques and explained how to use this tool. It was also described a way of assessing the results achieved with the use of this strategic tool.

Keywords: training, people, businesses, organizational culture, self confidence

1. INTRODUÇÃO

Os avanços da tecnologia contribuíram muito para o desenvolvimento das organizações. O emprego da robótica e de máquinas com alta capacidade de resolução agilizaram as atividades do dia a dia das empresas, produzindo em menor tempo produtos com melhor qualidade e baixos custos devido ao volume da produção.

As máquinas realizam hoje, algumas atividades que o homem não teria condições de desempenhar em termos de eficiência e eficácia. A tecnologia é uma grande aliada das instituições, mas não pode desempenhar atividades relacionadas ao lado humano, ou seja, existem coisas que só uma pessoa pode desenvolver bem.

Pelo fato das pessoas constituírem um grupo de vital importância para o funcionamento de qualquer instituição empresarial, é imprescindível que os gestores primeiramente elaborem um planejamento de gestão de pessoal.

É necessário efetuar um levantamento das necessidades em termos de recursos humanos na empresa. Iniciando com a quantidade de oportunidades disponíveis, o nível de capacitação dos indivíduos e finalizando com o capital dedicado a este investimento.

É pensando neste nível de capacitação dos indivíduos que surge o treinamento como uma ferramenta fundamental que auxilia o colaborador a lidar com todo esse processo de mudanças e evolução tecnológica. Pois as pessoas deverão estar preparadas e treinadas para as frequentes mudanças que acontecem.

O treinamento de pessoas é uma ferramenta de ensino que dever ser utilizada por todas as empresas para que possam desenvolver habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos em seus colaboradores, para que produzam mais e com qualidade gerando lucratividade para a empresa.

Para BOOG (2001) o Treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumentos da produtividade e das relações interpessoais. Internativa (2007) destaca que essa área é estratégica para a empresa.

Pois lida com os objetivos e metas da organização. Já que os colaboradores têm que estar prontos para competir no mercado, desenvolver competências e propagar os valores e missão da empresa em que trabalha. Os principais objetivos do treinamento de pessoas e desenvolvimento são:

  • preparar as pessoas para executar tarefas;
  • mudanças de atitudes dos colaboradores;
  • desenvolver novas habilidades;
  • transmitir informação e conceitos;
  • aumentar a produção;
  • diminuir o retrabalho e principalmente melhorar os relacionamentos interpessoais.

De acordo com Chiavenato 1999, treinamento de pessoas é uma ação de Recursos Humanos em que ocorre um processo de transmissão de conhecimentos específicos relacionados ao trabalho, aplicado de maneira sistemática e organizada, onde as pessoas aprendem conhecimentos sobre atitudes, habilidades e maneiras de comportamento, para a realização dos objetivos da empresa.

Também é o ato de aumentar o conhecimento para desenvolver habilidades especializadas. O treinamento de pessoas é um investimento empresarial que tem por finalidade ajudar a alcançar os objetivos da empresa capacitando uma equipe de trabalho através de conhecimentos e aprimorando as habilidades individuais para reduzir ou eliminar erros de desempenho para que se possa atingir a maior lucratividade para a empresa.

Assim, o treinamento de pessoas não é despesa e sim um investimento precioso e necessário, pois os retornos são altamente compensatórios para a organização.

O Autor descreve que os principais objetivos do treinamento de pessoas são: preparar os trabalhadores para exercerem as diversas tarefas da organização, através da transmissão de informações e com o desenvolvimento das habilidades; criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal, tanto para os cargos que o trabalhador ocupa como para os que possivelmente poderá ocupar; e mudar as atitudes dos trabalhadores, para que convivam em harmonia, fazendo com que fiquem motivados e que sejam mais aptos a compreenderem as técnicas vindas da supervisão e gerência.

Assim, a área de Treinamento é a responsável pelo “processo pelo qual a pessoa é prepara para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar.” (Chiavenato, 1999)

Para finalizar, sabemos que o universo é composto de dados e que estes dados agrupados por classes ou famílias, transformam – se em informação.

No mundo dos negócios, conhecimento é poder. Porém, o conhecimento deve ser compartilhado e disseminado. Quanto mais informação você compartilha maior é o seu retorno. Tanto para você, quanto para sua organização.

Seguindo esta lógica, cabe a área de Treinamento de pessoas e Desenvolvimento facilitar que a empresa inteira possa produzir este bem que é o bem mais valioso na nova economia.

2. TREINAMENTO E SUAS TÉCNICAS

O treinamento de pessoas é realizado de uma maneira em que de um lado está o instrutor e do outro o aprendiz. Os aprendizes são os empregados de qualquer nível hierárquico da empresa que estejam necessitando aprender, ou melhorar seus conhecimentos sobre alguma atividade de trabalho.

Os instrutores são as pessoas de qualquer nível hierárquicos da empresa que podem ser experientes ou especializados em alguma atividade ou trabalho, que transmitem seus conhecimentos de forma organizada e clara para os aprendizes. Então, os instrutores e os aprendizes podem ser os auxiliares, os chefes, os encarregados, gerentes de treinamento ou até mesmo os gerentes da empresa. (FAYOL, 1994).

As técnicas educacionais de treinamento servem para serem utilizadas no programa de treinamento de pessoas para otimizar a aprendizagem, ou seja, para alcançar uma maior aprendizagem com um menos esforços, tempo e dinheiro.

Depois de uma determinada natureza das habilidades, conhecimento ou comportamento terminal desejados com o resultado do treinamento, o próximo passo é escolher as técnicas que vão ser usadas no programa de treinamento. Essas técnicas podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação (KOOTZ, 1994).

As técnicas orientadas para o conteúdo são formuladas para a transmissão de informações de conhecimentos como o uso da técnica de leitura, dos recursos audiovisuais, instrução programada e instrução assistida por computador (CHIAVENATO, 1999).

Técnicas orientadas para o processo são formuladas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e de outros e desenvolver habilidades interpessoais. São as que fazem a integração entre os treinandos para fazer a mudança de comportamento ou atitude, é mais do que simplesmente transmitir conhecimentos cognitivos.

Alguns processo são utilizados para desenvolver intra-visão interpessoal que é a consciência de um e de outros para mudar as atitudes e desenvolver relações humanas como a liderança.

Entre as técnicas orientadas para o processo estão o role play, o treinamento da sensitividade, o treinamento de grupos-T, e etc (CHIAVENATO, 1999).

Técnicas mistas são as técnicas que não só transmitem informações, como também procuram mudar atitudes e comportamentos. São usadas não apenas para transmissão de conhecimento substantivos ou conteúdo, mas também para alcançar objetivos estabelecidos para as técnicas mais orientadas.

Das técnicas mistas, as que se sobressaem são os métodos de conferência, estudos de casos, simulações e jogos e várias técnicas do trabalho. (CHIAVENATO, 1999).

Segundo Kootz, (1994) o treinamento também pode ser utilizado para novos colaboradores e neste caso trata -se de: treinamento de indução ou de integração à empresa, o qual procura adaptar o novo empregado à empresa e ao ambiente social de onde irá trabalhar.

É possível a empresa obter vantagens com a introdução correta do empregado ao novo trabalho devido a essas vantagens:

– Redução do tempo perdido do empregado, pois ao ingressar na empresa, o empregado recebe todas as informações que ele necessita sobre a empresa, como as normas, regulamentos, procedimentos e sobre o cargo que irá ocupar, de maneira que sua adaptação seja a mais rápida possível.

– Redução das demissões de umas ou ações corretivas que possam efetuar-se, devido ao conhecimento dos regulamentos da empresa e a consequências e penalidades providas de sua violação.

– Cabe ao supervisor explicar para o novo empregado sua real posição na empresa, antes que ele seja informado erroneamente a este respeito.

– Fornecimento de uma arma segura ao novo empregado para que possa vencer o medo do desconhecido, que atinge todos os que se vêem diante de uma nova situação que poderá dificultar o alcance de sua produção ideal.

Dentro de uma empresa haverá em todos os momentos alguém sendo treina-do em alguma coisa. Mas para que o treinamento se torne eficiente, deverá ser um processo que obedeça a uma programação geral que interesse aos empregados e a empresa (KOOTZ, 1994).

O treinamento depois do ingresso no cargo pode ser dividido em dois aspectos:

Treinamento no local de trabalho, ou seja, em serviço e o treinamento fora do local de trabalho (KOOTZ, 1994).

O treinamento no local de trabalho é desenvolvido durante a execução das tarefas da produção, ou seja, no próprio local de trabalho, já o treinamento fora do local de trabalho é feito em uma sala ou local preparado para essa atividade (FAYOL, 1994).

De acordo com Chiavenato (1999), o treinamento no local de trabalho propicia mais aprendizado, pois o empregado aprende enquanto trabalha, não requer acomodações ou equipamentos especiais é o ensinamento mais comum aos empregados.

As modalidades do treinamento no trabalho são:

– Admissão de aprendizes a serem treinados em certos cargos;
– Treinamento em tarefas;
– Rodízio de cargos;
– Enriquecimento do cargo, etc.

O treinamento fora do local de trabalho nem sempre é tão direcionado ao trabalho, sendo este usado para suplementar o treinamento em serviço. Assim, a maior vantagem que o treinamento fora do local de trabalho traz é que o treinando dedica uma atenção maior ao treinamento, enquanto no outro treinamento isso não é possível porque o empregado está envolvido nas tarefas da produção (CHIAVENATO, 1999).

As principais técnicas de treinamento fora do trabalho são: Aulas expositivas, filmes e televisão; estudos de caso, discussão em grupo, dramatização, simulação,Instrução programada (KOOTZ, 1994).

treinamento e desenvolvimento de pessoas

3. RESULTADOS ALCANÇADOS COM O TREINAMENTO

Para verificar os resultados alcançados com a utilização da ferramenta estratégica treinamento é importante que se faça uma avaliação de treinamento, assim será possível concluir até que ponto o treinamento realizado produziu modificações de comportamento nos colaboradores e se o mesmo alcançou resultados já estabelecidos anteriormente.

Marras (2001, p. 161) descreve alguns dados que poderão servir como avaliação do resultado do treinamento:

– Aumento da produtividade
– Melhorias na qualidade dos resultados
– Redução dos custos (retrabalhos, etc.)
– Otimização da eficiência
– Otimização da eficácia
– Modificação percebida das atitudes e comportamentos
– Elevação do saber (conhecimento, conscientização
– Aumento das habilidades
– Redução do índice de acidentes
– Melhoria do clima organizacional
– Aumento da motivação pessoal
– Redução do absenteísmo

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a elaboração deste artigo foi possível observar que o treinamento pode se tornar uma ferramenta estratégica no desenvolvimento organizacional. No entanto para a-tingir resultados positivos é necessário um planejamento bem elaborado.

O mundo está cada vez mais competitivo e em constantes mudanças tecnológicas, assim o treinamento vem se tornando cada vez mais indispensável para a busca da qualidade total entre pessoa e a empresa.

A cada dia surgem novas tecnologias, novos métodos e processos de se fazer às coisas. Assim sobreviverá nesse mundo competitivo quem se adequar ás competências necessárias e para isso deve-se fazer as coisas de acordo com essas novas exigências do mercado, sejam os indivíduos ou as organizações.

Os empresários brasileiros ainda resistem à ideia de treinar, seus empregados e parecem temer investir para treinar o pessoal com receio de perdê-los para a concorrência, preferindo recrutar no mercado os trabalhadores que tenham alguma experiência e treinamento.

São pouquíssimos os empresários que encaram o treinamento como uma forma de reduzir os custos e aumentar a produtividade. A maioria prefere considerar o treinamento como uma função social e não econômica e como uma despesa.

Mas investir em treinamento significa investir na qualidade de serviços que de-terminada empresa oferece, assim esse investimento deve privilegia todas as pessoas que participam da organização e principalmente a própria organização.

Para finalizar, sabemos que o universo é composto de dados e que estes dados agrupados por classes ou famílias, transformam – se em informação e no mundo dos negócios, conhecimento é poder.

Por isso o conhecimento deve ser compartilhado e disseminado. Quanto mais informação você compartilha maior é o seu retorno tanto para individuo quanto para sua organização.

SOBRE A AUTORA:
ANTONIA JANAINA RODRIGUES VIANA
PSICOLOGA E PÓS GRADUADA EM MBS GESTÃO DE PESSOAS

 

PDI

 

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