logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Treinamento e Desenvolvimento > Treinamento de Pessoas: o que é, tipos e como fazer

Sumário

Treinamento de Pessoas: o que é, tipos e como fazer

Entender o conceito de treinamento de pessoas é fundamental para saber quando será necessário utilizá-lo na organização. Portanto, se você tem dúvida sobre o assunto, leia esse post até o final.

Apesar de muitas empresas negligenciar essa etapa, o treinamento de pessoas é um dos investimentos que não pode faltar em uma organização que deseja estar sempre atualizada com as transformações que as tecnologias vêm gerando.

Para isso, habilidades técnicas e soft skills devem estar em constante manutenção, garantindo maior eficiência na atuação dos colaboradores, assim como otimização de tempo e alto desempenho.

Neste conteúdo, lhe apresentaremos tudo o que precisa saber a respeito do treinamento de pessoas, desde os seus tipos, aplicação e claro, análise para saber o que mudou e o que ainda deve ser melhorado.

Vamos lá?

O que é o treinamento de pessoas?

O treinamento de pessoas é uma ferramenta que auxilia o colaborador a lidar com todo o processo de mudanças e evolução tecnológica, deixando-as preparadas e treinadas para as frequentes mudanças que acontecem.

Por isso, o treinamento de desenvolvimento pessoal deve ser utilizado por todas as empresas para que possam desenvolver habilidades técnicas, conhecimentos, atitudes e comportamentos em seus colaboradores.

Assim, o seu time terá condição de produzir mais e com qualidade, gerando lucratividade para o negócio.

Inclusive, para muitos especialistas, a área de treinamento deve ser vista como a mais estratégica do negócio, visto que ela se responsabiliza por preparar os colaboradores para:

  • Competir no mercado;
  • Desenvolver competências;
  • Propagar os valores e missão da empresa em que trabalha.

O que é o conceito de treinamento?

No contexto de educação e desenvolvimento profissional, o treinamento geralmente se refere a um programa estruturado projetado para ajudar os indivíduos a adquirir novas habilidades ou conhecimentos específicos. Isso pode ser feito por meio de uma variedade de métodos, incluindo palestras, demonstrações, exercícios práticos e e-learning.

O treinamento pode ser benéfico para indivíduos e organizações de várias maneiras. Para indivíduos, o treinamento pode ajudá-los a desenvolver suas habilidades e conhecimentos, melhorar seu desempenho no trabalho e aumentar suas chances de progressão na carreira. Para organizações, o treinamento pode ajudar a melhorar a produtividade e a eficiência dos funcionários, reduzir custos e aumentar a competitividade.

?Aprenda com Mônica Hauck, CEO da Sólides, como implementar as melhores práticas de RH e gerar resultados excepcionais para sua organização. Inscreva-se no curso Ações Estratégicas da Gestão de Pessoas!

Para que serve o treinamento de pessoas?

Se você ainda tem dúvida de qual é a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas, esse tópico te ajudará a entender. No mundo dos negócios, conhecimento é poder. Porém, o conhecimento deve ser compartilhado e disseminado.

Quanto mais informação você compartilha, maior é o seu retorno. Tanto para você, quanto para sua organização.

Portanto, o treinamento de pessoas serve para:

  1. Preparar os trabalhadores para exercerem as diversas tarefas da organização, através da transmissão de informações e com o desenvolvimento das habilidades;
  2. Criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal, tanto para os cargos que o trabalhador ocupa como para os que possivelmente poderá ocupar;
  3. Mudar as atitudes dos trabalhadores, para que convivam em harmonia, fazendo com que fiquem motivados e que sejam mais aptos a compreenderem as técnicas vindas da supervisão e gerência.

Quais os tipos de treinamento?

Quais os tipos de treinamento? Antes de aplicar o treinamento de pessoas é preciso entender quais existem

Antes de aplicar o treinamento de pessoas na sua empresa, é fundamental saber quais são os modelos mais utilizados, como:

Integração de novos colaboradores:

O treinamento de integração de novos colaboradores, também chamado de Onboarding, é um modelo de aprendizado que todos os profissionais que irão integrar na empresa, precisa passar.

A ideia aqui é mostrar para o mais jovem integrante como funciona a empresa no dia a dia, como as equipes atuam e se existe alguma ação que a organização realiza diferente.

Esse tipo de treinamento deve ser feito sempre na primeira semana de trabalho, para que o colaborador se sinta acolhido desde o início.

Treinamento de desenvolvimento de hard skills:

O treinamento de desenvolvimento de hard skills é um modelo de aprendizagem que tem como foco principal oferecer para o colaborador ensinamentos sobre determinadas habilidades.

Enquanto que algum grupo passa pelo aprendizado do zero, alguns colaboradores passam apenas pelo treinamento chamado de reciclagem, já que ele deve apenas se atualizar com o que existe de novo no mercado.

Treinamento de desenvolvimento de Soft Skills:

O treinamento de desenvolvimento de Soft Skills, conhecido como treinamento comportamental também, tem como foco treinar ações comportamentais do colaborador, assim como de emoções.

A ideia central é atuar em ações que contribuem para o funcionário atuar da melhor maneira na empresa, conseguir interagir com os demais profissionais, levando em consideração os valores da organização.

Treinamento de segurança do trabalho:

O foco deste tipo de treinamento é fazer com que acidentes sejam evitados na organização.

Por isso, é mais comum acontecer em empresas que utilizam produtos químicos ou materiais que podem causar alguma lesão no trabalhador.

Além disso, algumas empresas fazem também alguns tipos específicos de treinamento de segurança do trabalho, como:

  • Simulação de incêndio;
  • Primeiros socorros;
  • Segurança alimentar;
  • Plano de evacuação.

Treinamento de motivação pessoal e profissional:

Esse treinamento visa ter o foco de incentivar os objetivos e sonhos pessoais do colaborador, assim como do profissional.

Ou seja, o foco principal aqui está na motivação dos colaboradores para que ele esteja sempre engajado com a organização e se mantenha positivo dentro dos valores da empresa.

Esse é um treinamento muito importante e não pode ser feito somente quando a organização já estiver com um clima de relacionamento comprometido.

Como fazer treinamento de pessoas?

Como fazer treinamento de pessoas? Trata-se de um processo complexo que envolve diversos fatores

Montar um programa de treinamento de pessoas e desenvolvimento é um processo complexo que envolve diversos fatores, como:

  • As necessidades da empresa, o perfil dos colaboradores;
  • Os objetivos de curto e longo prazo da organização;
  • As tecnologias e ferramentas disponíveis, entre outros.

Para te ajudar, abaixo contamos mais detalhes sobre cada um destes tópicos:

Identificar as necessidades de treinamento de pessoas:

É importante avaliar as necessidades dos colaboradores e da empresa em relação a habilidades técnicas, comportamentais e de liderança. Para isso, é possível utilizar entrevistas, pesquisas, avaliações de desempenho e aplicar o LNT – Levantamento das Necessidades de Treinamento.

Definir os objetivos de treinamento:

Com base nas necessidades identificadas, é possível definir os objetivos de treinamento, que devem ser claros, mensuráveis e alinhados com a estratégia da empresa.

Escolher as modalidades de treinamento:

Existem diversas modalidades de treinamento, tais como cursos presenciais, treinamentos online, workshops, mentorias, entre outros. É importante escolher a modalidade que melhor atende aos objetivos e às necessidades da empresa e dos colaboradores.

Saiba mais:

Criar um plano de ação e selecionar os conteúdos de treinamento:

O que é treinamento de pessoas? é uma ferramenta que auxilia o colaborador a lidar com todo o processo de mudanças e evolução tecnológica

É fundamental escolher os conteúdos de treinamento que são relevantes para os objetivos e as necessidades da empresa e dos colaboradores. Os conteúdos podem ser desenvolvidos internamente ou adquiridos de fornecedores externos.

Definir os recursos necessários:

É preciso definir os recursos necessários para a realização do programa de treinamento, tais como equipamentos, materiais, instrutores, entre outros.

Implementar o programa de treinamento de pessoas:

Você precisa planejar e organizar com cuidado o programa de treinamento, com o objetivo de garantir o engajamento dos colaboradores e o sucesso do programa.

Avaliar os resultados:

É fundamental avaliar os resultados do programa de treinamento, com o objetivo de identificar os pontos fortes e fracos, e fazer os ajustes necessários para melhorar o programa.

Saiba mais! Elaboramos uma ferramenta capaz de te ajudar a mensurar o desempenho de seus colaboradores de maneira eficiente.

Entenda como ela funciona através do nosso curso gratuito. Clique aqui e conheça.

Continuar aprimorando o programa de treinamento de pessoas:

O programa de treinamento deve ser constantemente aprimorado, com o objetivo de garantir que os colaboradores estejam sempre desenvolvendo suas habilidades e competências.

Lembre-se de que cada empresa é única e tem necessidades específicas. Portanto, é importante personalizar o programa de treinamento para atender às necessidades da sua organização e dos seus colaboradores.

Como saber se o treinamento de pessoas deu certo?

O treinamento de pessoas foi feito: Como saber se funcionou? Para verificar os resultados alcançados com o treinamento de pessoas nas organizações é importante que se faça uma avaliação de treinamento

Para verificar os resultados alcançados com o treinamento de pessoas nas organizações é importante que se faça uma avaliação de treinamento.

Assim, será possível concluir até que onde o treinamento foi capaz de alterar comportamento nos colaboradores e se o mesmo alcançou resultados já estabelecidos anteriormente.

Alguns dados que você precisa analisar ao final dos treinamentos são:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhorias na qualidade dos resultados;
  • Redução dos custos (retrabalhos, etc.);
  • Otimização da eficiência e eficácia;
  • Modificação percebida das atitudes e comportamentos;
  • Elevação do saber (conhecimento, conscientização);
  • Aumento das habilidades;
  • Redução do índice de acidentes;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Aumento da motivação pessoal;
  • Redução do absenteísmo.

Conclusão

Por fim, o treinamento de pessoas é uma prática essencial para o desenvolvimento contínuo e o aprimoramento das habilidades dos colaboradores dentro de uma organização.

Assim, entender o tema e como aplicar é essencial para capacitar os profissionais, para que eles desempenhem suas funções de maneira mais eficaz, contribuindo para o alcance dos objetivos da empresa.

Porém, nada disso é possível se não utilizar uma metodologia estruturada, desde a identificação das necessidades até a avaliação dos resultados.

Este processo contínuo de avaliação e aprimoramento é essencial para garantir que o treinamento seja efetivo e contribua para o desenvolvimento sustentável dos colaboradores e, por conseguinte, para o sucesso da empresa.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter