logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Carreira e Negócios > Descubra passos essenciais para conquistar uma carreira de sucesso

Sumário

Descubra passos essenciais para conquistar uma carreira de sucesso

Confira como uma carreira de sucesso pode ser construída, através de passos essenciais para os melhores resultados no mercado de trabalho.

Ter uma carreira de sucesso é um sonho comum para muitas pessoas. Mas, será que estamos realmente fazendo o que precisa para alcançar esse objetivo?

Hoje vamos falar sobre o assunto e mostrar o que precisa ser feito para conquistar o resultado sempre almejou.

Continue a leitura e aproveite as dicas!

O que é ter uma carreira de sucesso?

Você já parou para pensar o que é sucesso profissional?Sem dúvida, isso depende do objetivo de cada pessoa e existem várias formas de sucesso.

Afinal, talvez para alguém a realização seja ser empreendedor e para outro seja trabalhar em uma grande empresa como gestor. O que vale é planejar e continuar se desenvolvendo.

O que é necessário para ter uma carreira de sucesso?

De fato, essa resposta é muito particular. Mas, de um modo geral alguns fatores são essenciais para você melhorar seus resultados profissionais. São eles: comprometimento, resiliência, dedicação, atenção aos detalhes, autoconhecimento e desenvolvimento contínuo.

Qual o perfil do profissional de sucesso?

profissionais celebrando na empresa|carreira|carreira|carreira|profissional sorrindo na empresa

Normalmente, pessoas que são referências de uma carreira de sucesso são muito focadas em seu trabalho e usam as ferramentas disponíveis para melhorar seus resultados.

curso de plano de carreira na Escola de Pessoas

Como ter uma carreira de sucesso?

Um bom planejamento estratégico profissional é fundamental para atingir os objetivos a curto, médio e longo prazo. O empresário, professor da Fundação Getúlio Vargas e palestrante com atuação nas áreas de motivação, carreira, vida e negócio Alexander Baer expõe algumas estratégias aos profissionais que almejam alavancar a sua carreira ou o negócio, trazendo mais visibilidade para a marca, reconhecimento de mercado e aumento de resultados financeiros.

Se você busca alguma estratégia para não se “perder no meio do caminho”, além de se destacar em meio aos demais profissionais, confira a seguir as dicas do especialista, que é instrutor de cursos da AHK Paraná e fundador da 1ª Escola de Marketing Pessoal do Brasil.

10 passos e ações estratégicas para um planejamento de carreira eficaz 

1 – O primeiro passo é saber onde você quer estar daqui a 10 anos. Também é possível definir metas para daqui a um ou cinco anos.

2 – Saiba quanto você quer ganhar por mês e por ano daqui a 10 anos.

3 – Identifique claramente qual é o seu propósito de vida, carreira, negócio e oportunidades do mercado.

4 – Identifique internamente quais são suas forças e seus pontos fortes, liste pelo menos 10, e determine o que fazer com cada um deles (e quando!).

5 – Reconheça as suas fraquezas e pontos fracos. Liste os dez principais e coloque o que vai fazer para corrigir cada um deles (com data estipulada).

6 – Comunique-se! Não adianta ser o melhor profissional e desconhecido do mercado. Tenha uma boa comunicação digital e presencial.

7 – Faça networking e alianças com profissionais e empresas.

8 – Cuide da sua saúde física e mental para ir mais longe.

9 – Persista e não se autossabote, independentemente dos percalços que possam surgir.

10 – Só pare após atingir o objetivo.

Saiba mais:

Perguntas para planejar seu sucesso profissional

profissional sorrindo na empresa

Sem dúvida, planejar significa traçar metas e definir o que será necessário para alcançá-las. Veja alguns exemplos de perguntas que podem ajudar no planejamento e sucesso na carreira:

Qual é a carreira que quero seguir?
Que conhecimentos eu preciso para isso?
Onde/como posso adquirir as habilidades necessárias?
Como posso fazer networking)?
Quanto será o investimento financeiro que terei que fazer?
Em quanto tempo eu consigo fazer essa transição?

Como ter sucesso no trabalho?

Como já falamos, ter sucesso na vida e na carreira profissional é uma das metas que todos nós buscamos ao longo da nossa existência. Para que isso ocorra é necessário cultivar cada vez mais a motivação que existe dentro de nós.

Confira 3 três passos fundamentais para construir uma carreira de sucesso.

Busque informações

Se você determina em sua vida que terá que construir uma carreira brilhante, lute com todas as suas forças para alcançar suas metas.

Busque cada vez mais ampliar seu repertório de conhecimento, aumente sua jornada de estudo, compre livros e leia revistas especializadas.

Participe de eventos na sua área de conhecimento, converse com seus amigos e com profissionais da sua área, seja pesquisador e escreva sobre as temáticas que você mais aprecia.

Repense suas atitudes

A pessoa que deseja modificar algo em sua carreira precisa antes de tudo, ressignificar seus pensamentos e suas atitudes para produzir uma mudança de comportamento.

Essa mudança só é adquirida através da aprendizagem e da experiência, como forma de construir novos conhecimentos, habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho.

Tenha em mente que você deve aprender continuamente através de muita força de vontade, otimismo e coragem. Deve eliminar as crenças limitantes, cultivar uma mente de campeão e, ter acima de tudo, amor pela profissão e persistência para superar os obstáculos.

Seja ousado na carreira

É necessário entender, portanto, que muitas dificuldades e desafios que vamos ter que lidar em nosso caminho, são dilemas que devemos enfrentar com coragem e ousadia, não esquecendo de que é através dos impasses, que nos fortalecemos.

É por meio dos obstáculos é que vamos construindo nossa aprendizagem através de uma postura resiliente. Ser resiliente na vida é, acima de tudo, ter o poder em suas mãos para encarar as adversidades e aprender de forma significativa, tornando-se cada vez mais forte, mais humano e experiente. Tenha coragem e ousadia para mudar sua vida para melhor, tenha atitude para transformar seu comportamento e o mundo em que vive!

Desvende os segredos da realização profissional. Faça nosso curso gratuito Plano de Carreira: construindo o seu!

Multiplicidade na carreira profissional

equipe de sucesso

O ser humano é dotado de múltiplas inteligências. De acordo com Howard Gardner, psicólogo cognitivo e professor de Harvard, em seu livro “Inteligências Múltiplas”, existem 7 tipos de inteligências: lógico-matemática, linguística, espacial, físico-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, musical, natural e existencial. Howard afirma que a Teoria das Inteligências Múltiplas também se desenvolve como um computador e que este determina a qualidade da nossa performance em diversos setores da vida.

Tantos argumentos para dizer que somos plurais, multifacetados e que podemos, ao longo de nossa carreira profissional, percorrer vários campos capazes de nos conceder um vasto conhecimento, assim chegamos ao conceito de “Múltiplas Carreiras” ou “Slash Career” (“Barras de Carreiras” – termo difundido por Marci Alboher, Vice-presidente da Encore.org). Vale ressaltar que não estamos falando de trabalhos extras, mas da mesma dedicação em todas as frentes que o profissional escolhe atuar.

Entenda mais sobre a Carreira Slash

A Múltipla carreira ou Carreira Slash pode ser formada por áreas afins que se interligam de forma mais coesa dentro do segmento ou segmentos próximos que o profissional queira seguir. Pode também ser formada com áreas distintas, mas sempre com o mesmo desempenho e dedicação focados nos resultados e desenvolvimento de competências.

Contudo, vários aspectos devem ser levados em conta: adaptabilidade, resultados, empregabilidade, identidade ou engajamento, sentimento de satisfação e equilíbrio vida-trabalho. O que chamamos de Carreiras Subjetivas são aquelas em que o indivíduo foca em aptidões que possam fazê-lo crescer como ser humano e como profissional, possibilitando maior aceitação e até destaque.

Como orientar alguém que não sabe suas metas de carreira?

“Conte-me sobre seus objetivos de carreira”. Com que frequência você disse isso a uma pessoa que você está administrando ou orientando, apenas para receber um olhar vazio em retorno? Talvez a pessoa confesse que não sabe quais devem ser seus objetivos, ou mesmo se há oportunidades para avançar em sua empresa. Como você começa a fornecer suporte?

Antes de oferecer soluções, gostaríamos de propor um diagnóstico radical: o problema não reside na falta de oportunidades de carreira, mas sim no próprio conceito de carreira. Estamos sofrendo com o mito da carreira – uma crença ilusória na ideia ultrapassada de progressão linear na carreira.

Mas, pensando no funcionário que precisa de orientação e se sente preso e confuso sobre sua carreira. Se você não pode apontá-los para uma escada de carreira tranquilizadora, o que você pode fazer para apoiar seu crescimento e aumentar seu impacto na empresa? Confira alguns passos essenciais para ajudar os funcionários a irem além:

  • Desfoque de cargos e pensar em experiências, responsabilidades e mudanças positivas no estilo de vida;
  • Concentre-se em habilidades transferíveis e foque no trabalho em equipe;
  • Trace metas e comemore as conquistas;
  • Identifique novos talentos destacando suas qualidades e mostrando sua experiência como forma de tirar dúvidas;
  • Encoraje pequenas experiências.

Conclusão

Como falamos neste texto, uma carreira de sucesso geralmente é construída com base em habilidades sólidas, aprendizado contínuo, networking eficaz, adaptabilidade às mudanças, proatividade na resolução de problemas, foco em metas de longo prazo e uma atitude positiva. Além disso, buscar oportunidades de crescimento, assumir desafios e manter uma ética de trabalho sólida são elementos essenciais para alcançar os resultados que deseja.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo. Se ele te ajudou em algum aspecto, que tal retribuir encaminhando para alguém que possa se interessar?

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Formado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais e com Especialização em Design Thinking pela University of California e formação em Inovação, também com formação em Empreendedorismo pela Stanford University. Conta com visão estratégica e experiência profissional em tecnologia e gestão de produtos. É o único brasileiro a figurar na ‘Top 50 CEOS de SaaS 2022’. Organizada pela Software Report, a lista reconhece os líderes de empresas mais transformadoras e impactantes do setor.
Assine a nossa Newsletter