logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Carreira e Negócios > Sucesso profissional: veja o que fazer para elevar seus resultados

Sumário

Sucesso profissional: veja o que fazer para elevar seus resultados

Veja o que define o sucesso no mercado de trabalho e descubra como isso pode impactar diretamente nas empresas!

Todos nós queremos alcançar êxito e felicidade, mas para isso, é preciso reconhecer que o seu sucesso profissional depende muito de outras pessoas.

Certamente que nossas escolhas e atitudes são elementos fundamentais. Porém, já pensou alguma vez no enorme papel que os outros desempenham no nosso êxito e na nossa felicidade?

evento voltado para profissionais de RH e DP

Reflita sobre isso e perceberá de que grande parte do que você conseguiu, ou irá conseguir, depende essencialmente da forma como você mantém relações com as outras pessoas.

Para falar um pouco mais sobre o assunto, vamos revelar algumas dúvidas sobre o êxito que você vem buscando.

O que define o sucesso profissional?

Sem dúvidas, o sucesso profissional pode ser definido por conquistas que vão além de ganhos financeiros.  Ele reflete a realização de metas e objetivos pessoais dentro do contexto de trabalho.

O sucesso no trabalho vai além do reconhecimento externo e pode incluir satisfação pessoal, crescimento contínuo, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e contribuições significativas para o ambiente profissional e a comunidade.

Cada pessoa define o sucesso de maneira única, sendo uma jornada que envolve não apenas resultados tangíveis, mas também o desenvolvimento de habilidades, valores e relações desenvolvidas ao longo da carreira.

curso de plano de carreira na Escola de Pessoas

O que é preciso para atingir sucesso profissional?  

De fato, alcançar o sucesso profissional é um caminho que envolve uma combinação de habilidades, atitudes e estratégias pessoais.

Mas, para isso, algumas atitudes precisam ser tomadas. Listamos bons exemplos para você. Veja:

Defina metas claras: Estabeleça metas específicas e mensuráveis para sua carreira. Ter objetivos claros fornece direção e ajuda a focar nos passos necessários para alcançá-los.

Desenvolva habilidades: Invista no aprimoramento contínuo de suas habilidades. Esteja atento às demandas do seu setor e adquira conhecimentos relevantes. O aprendizado constante é essencial em um ambiente profissional dinâmico.

Demonstre proatividade: mostre iniciativa ao assumir responsabilidades adicionais, participar de projetos desafiadores e buscar oportunidades de aprendizado. A proatividade é frequentemente reconhecida e recompensada.

Faça contatos: desenvolva e mantenha uma rede profissional sólida. Relacionamentos bem construídos podem proporcionar oportunidades, conselhos valiosos e apoio ao longo da carreira.

Comunique-se com sabedoria: aprimore suas habilidades de comunicação, tanto escritas quanto verbais. Ser capaz de expressar ideias de maneira clara e persuasiva é fundamental em qualquer ambiente profissional.

Gerencie o tempo: Desenvolva habilidades de gerenciamento de tempo para equilibrar efetivamente as demandas profissionais e pessoais. A eficiência no uso do tempo contribui para a produtividade e o bem-estar.

Seja flexível: adapte-se às mudanças no ambiente de trabalho e esteja disposto a aprender com novas situações. A flexibilidade é uma qualidade valiosa em um mundo profissional dinâmico.

Continue estudando e aprenda mais em nosso curso gratuito Fit Cultural: segredos de uma equipe de sucesso. Inscreva-se e veja como montar um time de sucesso!

Sucesso x Comunicação

equipe de trabalho comemorando sucesso

Todo profissional que deseja ter sucesso na carreira sabe que precisa estar em contínuo desenvolvimento, que precisa investir constantemente na ampliação de suas habilidades pessoais e profissionais, pois só assim conseguirá se destacar num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente.

Mas, queremos te fazer uma pergunta: o que você tem feito para desenvolver suas habilidades de comunicação?

Há um fato no mundo dos negócios que é bem conhecido pelas pessoas bem-sucedidas no que fazem. Não basta, apenas, receber o melhor treinamento em liderança se você não tiver desenvoltura, foco e boa oratória para dirigir-se à sua equipe. Há muita gente bem formada que tem sérios problemas na hora de comunicar ao mundo suas habilidades. Portanto, não basta ser uma “um gênio” em sua área de atuação se ninguém entende o que você fala.

Suas ideias brilhantes, pouco lhe valerão alguma coisa se, na hora de apresentá-las ao público, não souber ordená-las de forma convincente, e argumentar de maneira clara e objetiva. Seu sucesso é do tamanho de suas habilidades de comunicação. Se você não ocupa o lugar que acredita merecer, é porque, ainda, não aprendeu a comunicar ao mundo suas habilidades. Um bom marketing pessoal lhe será, igualmente, de pouco uso se sua fala for confusa e repleta de erros gramaticais.

A força de se comunicar bem

A habilidade de se comunicar bem é uma das mais procuradas por empresas e líderes no mercado atual. Seja você funcionário de uma organização, empresário ou trabalhador autônomo, invista no aperfeiçoamento de sua comunicação. Desenvolva a capacidade de fazer uma boa exposição de suas ideias. Expressar-se de modo adequado e elegante, apresentar projetos com profissionalismo e ter diálogos que produzam entendimento e aceitação é fundamental para sua carreira, seus negócios e sua imagem como profissional.

Vivemos no que os pensadores modernos chamam de “A Era da Informação”, na qual o conhecimento evolui e novas ideias surgem com rapidez jamais vista. O êxito na profissão requer não apenas ter acesso a essa informação, mas também ser capaz de difundi-la com objetividade, eficiência e clareza. Existe um poder imenso nas palavras faladas, mas poucos de nós temos consciência dele. As palavras devem ser consideradas como sendo os alicerces daquilo que construímos em nossas vidas.

Leia também:

Dicas para ter sucesso no relacionamento com as pessoas

Lá no começo do texto, falamos que o sucesso profissional e até pessoal está ligado ao relacionamento com outras pessoas. Por isso, agora vamos dar algumas dicas para que você melhore a forma de se relacionar.

Troque positivamente

Um dos pontos essenciais das relações humanas é que no convívio com pessoas, todos nós queremos alguma coisa. Por exemplo:

  • O chefe quer lealdade e produtividade dos subordinados e os subordinados querem reconhecimento e segurança na empresa;
  • Os pais querem que os filhos obedeçam e os filhos querem que os pais os amem e protejam;
  • Os casais querem afeto e amor mútuos;
  • O vendedor quer que os clientes comprem e os clientes desejam satisfação com a compra, e assim por diante.

Então, é fácil percebermos que ter sucesso nas relações humanas significa dar à outra pessoa algo que ela deseja em troca do que nós desejamos.

Não se trata de egoísmo, mas de uma visão lúcida e inteligente que expressa a essência da arte de conviver e aprender com as pessoas.

Contribua pessoalmente

Outro ponto fundamental das relações humanas é que todos nós possuímos várias coisas e características que as outras pessoas precisam ou gostariam de ter.

Se você proporcionar essas coisas a elas, elas prazerosamente lhe oferecerão o que você precisa ou deseja.

Cabe a você aperfeiçoar-se e aprimorar-se, pessoal e profissionalmente, para que tenha o que contribuir com as outras pessoas. Uma pessoa próspera tem maior possibilidade de beneficiar os outros. Uma pessoa feliz tem chances muito maiores de disseminar felicidade do que um indivíduo infeliz.

Se você encontrar uma pessoa de sucesso em qualquer profissão ou campo de atividade, irá descobrir que esse indivíduo aprendeu a dominar a arte de relacionar-se com as pessoas e que soube tornar-se útil aos outros.

equipe de sucesso reunida para foto

Ganhe o coração das pessoas

As pessoas passam a ser cada vez mais importantes para nós, pois as possibilidades de comunicação aumentaram exponencialmente. E, queira ou não, você vai ter que conviver diariamente com pessoas, e se quiser ter sucesso, terá que levá-las em consideração sempre.

Logo, se você refletir um pouco, verá que uma das grandes dificuldades das pessoas é a de estabelecer relações humanas verdadeiras e fortes. E o pior é que elas não percebem que muitos dos seus fracassos surgem por não saberem se relacionar com outros. Se você quiser ser realmente bem-sucedido com pessoas, você precisa aprender a ganhar o coração delas, mais do que suas mentes.

Usar argumentos lógicos e racionais pode ser muito convincente e vantajoso sempre que quisermos provar nosso ponto de vista ou obter aprovação de alguma demanda que fazemos. Mas, se quisermos interagir e construir relações sólidas com as pessoas, não é o racionalismo nem a inteligência que farão isso acontecer.

E isso acontece porque as pessoas, bem mais do que racionais, são seres emocionais, e reagem primeiramente a fatores emotivos. É nisso que reside a psicologia do relacionamento humano: utilizar os comportamentos e atitudes para conquistar e conservar a cooperação e confiança das pessoas, respeitando-as e valorizando-as para que exista um sentimento de aceitação, amizade e troca de experiências.

Elogie as pessoas

É muito comum que as pessoas a quem menos demonstramos respeito são as que mais convivem conosco, tanto no âmbito profissional quanto familiar. A intimidade pode provocar indiferença e falta de atenção.

Para que as pessoas se sintam respeitadas, pequenas coisas são necessárias. O elogio é uma dessas pequenas coisas. Portanto, faça a diferença e seja uma pessoa que elogie ações, trabalhos e qualidades que merecem ser exaltadas.

7 dicas para ter uma vida melhor

Antes de terminar o texto, trouxemos uma lista com 7 maneiras de tornar sua vida mais plena e satisfatória. Veja mais sobre cada uma delas:

1 – O cotidiano é a sua vida

Lembre-se e pense sempre: sua vida está acontecendo nesse momento. Não acontece nem no passado e nem no futuro. Nós acabamos muitas vezes nos preocupando demais com diversas coisas e esquecemos de viver os momentos que acontecem todos os dias. Encontre-se com si mesmo todos os dias! Entenda que viver a vida dia a dia é aproveitar mais cada instante que temos.

2 – Com pequenos passos é possível atingir grandes resultados

Ninguém alcançou “do nada” um grande sucesso na vida. Pense que um grande sucesso é feito de pequenos bons sucessos. E, para saber o que é um verdadeiro sucesso, você também terá de saber o que é um “insucesso”. Portanto, experimente e não tenha medo de errar! Comece agora e não postergue mais as suas atividades. Quanto antes você começa, provavelmente antes você atinge.

3 – O cotidiano é como brincar de LEGO

Cada bloco e cada peça na vida cotidiana tem sua devida importância. Precisamos estar sempre atentos para saber qual peça encaixa em outra e seguir em frente “montando” a vida. Algumas vezes também não vamos conseguir visualizar se estamos encaixando a peça certa. Mas deixar de encaixar peças e desistir ajudará menos ainda.

4 – Simples ações são mais simples de serem feitas

profissional de sucesso sorrindo

Os grandes desejos e resultados parecem um “monstro” quando imaginados. Mas as simples tarefas, obviamente, vão ser mais simples de serem resolvidas. Não se preocupe com o “monstro”. Você desvendará cada passo e cada alternativa para transformá-lo num lindo resultado. Portanto, comece fazendo simples mudanças diárias na sua vida que podem ajudar você a chegar mais próximo do seu objetivo.

5 – O cotidiano é feito de altos e baixos

Portanto, aceite isso e continue trabalhando! Os seus dias não vão ser exatamente como você planeja que eles sejam. Existe todo um universo em volta de você trabalhando pra que o seu dia seja da forma que ele tem de ser. A decisão de deixar os pequenos problemas diários te abalarem ou fazerem você desistir é única e exclusivamente sua. Pratique aceitar o externo como ele é e continue firme em suas boas ações e pensamentos diários.

6 – O externo é um reflexo do interno

Se você não gosta do seu cotidiano, seja do que você faz ou das pessoas ao seu redor, cuidado! Você pode estar sofrendo internamente o mesmo problema que acontece externamente. De maneira simples, é fácil entender que nossas ações e nossos pensamentos nos levam onde estamos hoje. Portanto, se seu externo está ruim, talvez seja hora de melhorar internamente. Repare mais em seus pensamentos e hábitos e comece a mudar aos poucos, seja retirando pequenas coisas negativas ou praticando pequenas coisas positivas, todos os dias.

7 – No cotidiano construímos nosso caráter

Entendendo o ponto anterior, é muito simples de entender que nosso caráter e quem somos também é construído com as pequenas ações e pensamentos do nosso dia a dia. Portanto, quem você quer ser? Uma pessoa feliz? Sorria mais e encare a vida com mais felicidade! Uma pessoa amorosa? Ame mais todos os momentos, mesmo os problemas, praticando aos poucos, todos os dias! Uma pessoa mais bem sucedida? Pratique pensamentos de pessoas bem-sucedidas, aqueles pensamentos que são somente POSITIVOS e não degenerativos. Pratique quem você quer ser.

Conclusão

O sucesso profissional é uma busca contínua e personalizada, que combina metas definidas, habilidades aprimoradas e uma abordagem proativa para enfrentar desafios. A construção de uma carreira bem-sucedida requer não apenas conquistas tangíveis, mas também o desenvolvimento de uma mentalidade resiliente, ética profissional sólida e a capacidade de se adaptar às mudanças. Ao incorporar esses elementos, os profissionais estão mais aptos a trilhar um caminho de realização pessoal e conquistas duradouras em suas carreiras.

Portanto, lembre-se de que o sucesso profissional é uma jornada contínua, e cada indivíduo tem sua própria definição de sucesso. Esteja aberto a evoluções, aprendizados e ajustes ao longo do caminho.

O artigo acaba de terminar. Mas, você pode ler outros conteúdos como esse em nosso portal. Continue acessando e aproveite!

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Formado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais e com Especialização em Design Thinking pela University of California e formação em Inovação, também com formação em Empreendedorismo pela Stanford University. Conta com visão estratégica e experiência profissional em tecnologia e gestão de produtos. É o único brasileiro a figurar na ‘Top 50 CEOS de SaaS 2022’. Organizada pela Software Report, a lista reconhece os líderes de empresas mais transformadoras e impactantes do setor.
Assine a nossa Newsletter